Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25961
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | MENEZES, GEÍSA DE FREITAS | - |
dc.date.accessioned | 2023-01-25T10:40:27Z | - |
dc.date.available | 2023-01-25T10:40:27Z | - |
dc.date.issued | 2022-12 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25961 | - |
dc.description.abstract | Of an interpretive qualitative nature, our work sought to promote a reflection on the challenges and strategies of teaching-learning of Portuguese language through platforms such as Google Meet, Canva, Whatsapp and Youtube, thus understanding the phenomenon of cyberculture and the possibilities of cyberspace, especially in the context of the pandemic. Based on the official documents that guide pedagogical actions in Brazil, such as the National Curriculum Parameters, the Common National Curriculum Base and articles of the Laws of the Constitution, as well as through contributions from theorists such as Lévy (1999), Kellner (2001), Soares (2005), Antunes (2009), Deitel et al (2003), Coscarelli (2018), Castells (2004), among others, we seek to observe how young readers are inserted in this contemporary context and the possible implications in classrooms. Thus, the work reflects on the use of digital platforms in non-school and school contexts and also shares experiences experienced in the remote teaching of Portuguese language, developed by the Pedagogical Residency Program of the Federal University of Paraíba in E.E.E.F Profª Maria Geny de Sousa Timóteo, in the municipality of João Pessoa. Thus, we intend to answer the following problem-question: In the face of the pandemic, which forced us to experience remote teaching, what to do now that new technologies and their digital platforms are the only way to ensure the continuity of classes? To this end, we propose to discuss about possible reading practices in digital environments, and how such practices can be built in Portuguese language classes with a view to the digital inclusion process. In view of this, our study showed that even though there is still a lack of democratic public policies, networking seems to be increasingly necessary and urgent beyond remote education. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Meirylane Lopes (meirylanelopes@cchla.ufpb.br) on 2023-01-25T10:40:27Z No. of bitstreams: 1 TCC FINALIZADO Copy.pdf: 754296 bytes, checksum: 38e11ed7353ab8e0f7af7a8e1888d020 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2023-01-25T10:40:27Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC FINALIZADO Copy.pdf: 754296 bytes, checksum: 38e11ed7353ab8e0f7af7a8e1888d020 (MD5) Previous issue date: 2022-12 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.subject | Ciberespaço. Formação do leitor. Educação básica. | pt_BR |
dc.title | CIBERESPAÇO, CIBERCULTURA E FORMAÇÃO DE JOVENS LEITORES: DESAFIOS E ESTRATÉGIAS PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Assis, Edjane Gomes de | - |
dc.description.resumo | De natureza qualitativa interpretativa nosso trabalho buscou promover uma reflexão sobre os desafios e estratégias de ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa por meio de plataformas como o Google Meet, Canva, Whatsapp e Youtube, compreendendo, assim, o fenômeno da cibercultura e as possibilidades do ciberespaço, sobretudo no contexto da pandemia. Com base nos documentos oficiais que orientam as ações pedagógicas no Brasil, como os Parâmetros Curriculares Nacionais, a Base Nacional Curricular Comum e artigos das Leis da Constituição, bem como mediante contribuições de teóricos como Lévy (1999), Kellner (2001), Soares (2005), Antunes (2009), Deitel et al (2003), Coscarelli (2018), Castells (2004), entre outros, buscamos observar de que maneira os jovens leitores estão inseridos nesse contexto contemporâneo e as possíveis implicações em salas de aula. Deste modo, o trabalho reflete sobre o uso de plataformas digitais em contextos não escolares e escolares e compartilha também experiências vivenciadas no ensino remoto de Língua Portuguesa, desenvolvidos pelo Programa de Residência Pedagógica da Universidade Federal da Paraíba na E.E.E.F Profª Maria Geny de Sousa Timóteo, no município de João Pessoa. Assim, pretendemos responder a seguinte questão-problema: Diante da pandemia, que nos obrigou a vivenciar o ensino remoto, o que fazer agora que as novas tecnologias e suas plataformas digitais são a única forma de garantir a continuidade das aulas? Para tanto, propomos discutir sobre práticas de leituras possíveis em ambientes digitais, e de que maneira tais práticas podem ser construídas nas aulas de Língua Portuguesa com vista ao processo de inclusão digital. Diante disto, nosso estudo mostrou que mesmo ainda carecendo de políticas públicas democráticas, a conexão em rede parece ser cada vez mais necessária e urgente para além do ensino remoto. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Letras | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Letras - Português (Curso presencial) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC FINALIZADO Copy.pdf | 736,62 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.