Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25969
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | MOURA, RAYANE DA ROCHA | - |
dc.date.accessioned | 2023-01-25T11:36:17Z | - |
dc.date.available | 2023-01-25T11:36:17Z | - |
dc.date.issued | 2022-12 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25969 | - |
dc.description.abstract | This paper discusses the relevance of the cordel literature produced by Raimundo Santa Helena, during the period of political openness in Brazil, for the reconstruction of a collective memory about the historical period experienced and its role in the construction of a political consciousness in his reading public. The general objective of this work is to understand how the literature produced by Santa Helena functioned as a vehicle for information and awareness, while critically exposing the precarious reality faced by the northeastern population after the dictatorship. For this bibliographic research, the analyses of the booklets Cartilha do Povo (1982) and Democracia nas Urnas (1985) were made, based on the studies of Abreu (1999), Luyten (1992), Sarlo (2007), Benjamin (1996), and Santiago (1998). In light of the theoretical framework, one can verify the potentiality of Raimundo Santa Helena's pamphlets as a pedagogical instrument for the popular classes, acting in the democratization of knowledge and in the reconstruction of subjective notions about the collective reality experienced. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Meirylane Lopes (meirylanelopes@cchla.ufpb.br) on 2023-01-25T11:36:17Z No. of bitstreams: 1 (TCC) Rayane Moura.pdf: 2330716 bytes, checksum: c241f986edd9fb93ddd0635af86bb356 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2023-01-25T11:36:17Z (GMT). No. of bitstreams: 1 (TCC) Rayane Moura.pdf: 2330716 bytes, checksum: c241f986edd9fb93ddd0635af86bb356 (MD5) Previous issue date: 2022-12 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.subject | Literatura de cordel; Raimundo Santa Helena; Redemocratização; Memória; Conscientização; Informação. | pt_BR |
dc.title | A LITERATURA DE CORDEL E A (RE)CONSTRUÇÃO DA MEMÓRIA: OS FOLHETOS DE RAIMUNDO SANTA HELENA NO PERÍODO DA REDEMOCRATIZAÇÃO DO BRASIL | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Farias, Alyere Silva | - |
dc.description.resumo | O presente trabalho analisa a relevância da literatura de cordel produzida por Raimundo Santa Helena, no período de abertura política no Brasil, para a reconstrução de uma memória coletiva acerca do período histórico vivenciado e o seu papel na construção de uma consciência política em seu público leitor. O objetivo geral desta monografia é compreender como a literatura produzida por Santa Helena funcionou como um veículo de informação e conscientização, na mesma medida em que se ocupou de expor de forma crítica a realidade precária enfrentada pela população nordestina após a ditadura. Para esta pesquisa bibliográfica foram feitas as análises do folheto Cartilha do Povo (1982) e Democracia nas Urnas (1985), fundamentadas nos estudos de Abreu (1999), Luyten (1992), Sarlo (2007), Benjamin (1996) e Santiago (1998). À luz do referencial teórico, pode-se constatar a potencialidade dos folhetos de Raimundo Santa Helena enquanto instrumento pedagógico para as classes populares, atuando na democratização de conhecimentos e na reconstrução de noções subjetivas acerca da realidade coletiva vivenciada. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Letras | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Letras - Português (Curso presencial) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
(TCC) Rayane Moura.pdf | 2,28 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.