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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25970Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | MATHIAS, TAINAH VICTÓRIA DE MEDEIROS | - |
| dc.date.accessioned | 2023-01-25T11:58:22Z | - |
| dc.date.available | 2023-01-25T11:58:22Z | - |
| dc.date.issued | 2022-12 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25970 | - |
| dc.description.abstract | Adolescence is a phase that encompasses important changes at the physical, cognitive and psychosocial levels, which can make it more conducive to the development of problems related to mental health. The scientific literature points out that identifying psychiatric symptoms at this stage is not easy, due to biases and insecurities regarding the reliability of information provided by adolescents, and it is important to obtain information from more than one informant. Thus, it is essential to consider the family context, as it plays a relevant role in social support and preventive intervention. Furthermore, contextual aspects such as the COVID-19 pandemic may have further affected the mental health of adolescents, due to uncertainty about the future, fear of illness and death, changes in routine and social life. However, there are few studies on the impacts and how the skills and behavioral difficulties of adolescents can help to overcome this problem. The objective of the study was to investigate possible relationships between the perception of adolescents and their guardians regarding the competences and behavioral difficulties of adolescents during the pandemic. For this, the Strengths and Difficulties Questionnaire (SDQ) instrument was used, with a sample of 178 volunteers, 89 adolescents between 12 and 17 years old and their guardians, based on an online collection. As a result, the sample indicated a perception of normality in most of the scales, however with significant differences in relation to adolescents and those responsible for them when comparing gender, education, education network and among informants. It is concluded that the return of hybrid classes, social interaction, vaccination, greater knowledge about the pandemic disease and the cognitive flexibility of adolescents may have helped their mental health, in addition to the fact that the different perceptions of competences and difficulties behavior among adolescents and guardians, confirm the need for a third informant. | pt_BR |
| dc.description.provenance | Submitted by Meirylane Lopes (meirylanelopes@cchla.ufpb.br) on 2023-01-25T11:58:22Z No. of bitstreams: 1 TCC - Tainah Victória de Medeiros Mathias.pdf: 379392 bytes, checksum: f57c59bdfba08a3586d1b5e44e2f5422 (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2023-01-25T11:58:22Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC - Tainah Victória de Medeiros Mathias.pdf: 379392 bytes, checksum: f57c59bdfba08a3586d1b5e44e2f5422 (MD5) Previous issue date: 2022-12 | en |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
| dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
| dc.subject | Saúde mental; Adolescentes; Pandemia | pt_BR |
| dc.title | Comparação entre as percepções de adolescentes e responsáveis acerca de competências e dificuldades do comportamento infantojuvenil na pandemia | pt_BR |
| dc.type | TCC | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Galdino , Melyssa Kellyane Cavalcanti | - |
| dc.description.resumo | A adolescência é uma fase que abrange importantes mudanças ao nível físico, cognitivo e psicossocial, o que pode torná-la mais propícia ao desenvolvimento de problemas relacionados à saúde mental. A literatura científica aponta que a identificação de sintomas psiquiátricos nessa fase não é fácil, devido à vieses e inseguranças da confiabilidade de informações fornecidas pelos adolescentes, sendo relevante obter-se informações de mais de um informante. Assim, é imprescindível considerar o contexto familiar, por ter relevante papel no suporte social e na intervenção preventiva. Ademais, aspectos contextuais como a pandemia do COVID-19 podem ter afetado ainda mais a saúde mental dos adolescentes, devido à incerteza quando ao futuro, o medo do adoecimento e da morte, as mudanças na rotina e na convivência social. No entanto, há poucos estudos sobre os impactos e de como as competências e dificuldades de comportamento do adolescente podem auxiliar a superar tal problemática. O objetivo do estudo foi investigar possíveis relações entre a percepção de adolescentes e seus responsáveis a respeito das competências e dificuldades de comportamento dos adolescentes durante a pandemia. Para isso, utilizou-se do instrumento Strengths and Difficulties Questionnaire (SDQ), com uma amostra de 178 voluntários, sendo 89 adolescentes entre 12 e 17 anos e seus responsáveis, a partir de uma coleta on-line. Como resultados, tem-se que a amostra indicou uma percepção de normalidade na maioria das escalas, no entanto com diferenças significativas em relação aos adolescentes e aos responsáveis quando comparado o gênero, escolaridade, rede de ensino e entre os informantes. Conclui-se que, a volta das aulas híbridas, o convívio social, a vacinação, maiores conhecimentos a respeito da doença pandêmica e a flexibilidade cognitiva dos adolescentes podem ter auxiliado na saúde mental dos mesmos, além de que as distintas percepções de competências e dificuldades comportamentais entre adolescentes e responsáveis, ratificam a necessidade de um terceiro informante. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Psicologia | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | TCC - Psicologia | |
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| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| TCC - Tainah Victória de Medeiros Mathias.pdf | 370,5 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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