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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25972
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorRUFINO, EMMELINY DE ALMEIDA-
dc.date.accessioned2023-01-25T12:06:09Z-
dc.date.available2023-01-25T12:06:09Z-
dc.date.issued2022-12-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25972-
dc.description.abstract.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Meirylane Lopes (meirylanelopes@cchla.ufpb.br) on 2023-01-25T12:06:09Z No. of bitstreams: 1 TCC - Emmeliny de Almeida Rufino - versão definitiva.pdf: 492322 bytes, checksum: 7289822ea70f2dd3f30cee9adb5ea480 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-01-25T12:06:09Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC - Emmeliny de Almeida Rufino - versão definitiva.pdf: 492322 bytes, checksum: 7289822ea70f2dd3f30cee9adb5ea480 (MD5) Previous issue date: 2022-12en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectLiteratura; Poesia; Luiz Gama; Castro Alves; Descolonização.pt_BR
dc.titleDA SENZALA AO OLIMPO: REPRESENTAÇÕES DE PERSONAGENS NEGRAS NA POESIA SOCIAL DE CASTRO ALVES E LUIZ GAMApt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Franciane Conceição da-
dc.description.resumoEste trabalho de conclusão de curso propõe analisar a representação de personagens negras na poesia social de Castro Alves e Luiz Gama, ambos considerados poetas abolicionistas; Alves aclamado como o “Poeta dos Escravos” e Luiz Gama, por sua vez, é identificado pela sua vanguarda na luta antiescravagista. A fim de identificar se os dois poetas baianos constroem as personagens negras reforçando ou negando o estereótipo do sujeito negro como subalternizados e inferiorizados, analisaremos os poemas “Lá Vai Verso”, “A cativa”, “Meus Amores”, de Gama, reunidos na obra Primeiras Trovas Burlescas de Getulino (1859); e “A visão dos mortos” (1865), “Quem dá aos pobres empresta a Deus” (1867), “Gonzaga ou a Revolução das Minas” (1875), “A canção do africano” (1863), “O canto de Burg Jargal” (1883), “Bandido negro” (1884) de Alves. Para embasar as nossas análises, recorremos a estudiosos das áreas de crítica literária, história, filosofia, pedagogia. Entre os/as pesquisadores/as, destacamos: Franciane Conceição da Silva, Luiz Felipe de Alencastro, Jean-Yve Mérin, Luís Silva (CUTI), Sueli Carneiro, Antônio Cândido, Lilia Moritz Schwarcz, Heloísa Starling. Ao concluirmos o objetivo proposto, articulamos os resultados desta análise de modo a não descredibilizar a poética social de Luiz Gama e Castro Alves, mas promover um aprofundamento nas poéticas sociais dos autores e uma descolonização dos nossos saberes que, não raras vezes, foram construídos a partir de visões brancocêntricas, carregadas de ideologias racistas e preconceituosas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentLetraspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Português (Curso presencial)

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