Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25972
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | RUFINO, EMMELINY DE ALMEIDA | - |
dc.date.accessioned | 2023-01-25T12:06:09Z | - |
dc.date.available | 2023-01-25T12:06:09Z | - |
dc.date.issued | 2022-12 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25972 | - |
dc.description.abstract | . | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Meirylane Lopes (meirylanelopes@cchla.ufpb.br) on 2023-01-25T12:06:09Z No. of bitstreams: 1 TCC - Emmeliny de Almeida Rufino - versão definitiva.pdf: 492322 bytes, checksum: 7289822ea70f2dd3f30cee9adb5ea480 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2023-01-25T12:06:09Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC - Emmeliny de Almeida Rufino - versão definitiva.pdf: 492322 bytes, checksum: 7289822ea70f2dd3f30cee9adb5ea480 (MD5) Previous issue date: 2022-12 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.subject | Literatura; Poesia; Luiz Gama; Castro Alves; Descolonização. | pt_BR |
dc.title | DA SENZALA AO OLIMPO: REPRESENTAÇÕES DE PERSONAGENS NEGRAS NA POESIA SOCIAL DE CASTRO ALVES E LUIZ GAMA | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Silva, Franciane Conceição da | - |
dc.description.resumo | Este trabalho de conclusão de curso propõe analisar a representação de personagens negras na poesia social de Castro Alves e Luiz Gama, ambos considerados poetas abolicionistas; Alves aclamado como o “Poeta dos Escravos” e Luiz Gama, por sua vez, é identificado pela sua vanguarda na luta antiescravagista. A fim de identificar se os dois poetas baianos constroem as personagens negras reforçando ou negando o estereótipo do sujeito negro como subalternizados e inferiorizados, analisaremos os poemas “Lá Vai Verso”, “A cativa”, “Meus Amores”, de Gama, reunidos na obra Primeiras Trovas Burlescas de Getulino (1859); e “A visão dos mortos” (1865), “Quem dá aos pobres empresta a Deus” (1867), “Gonzaga ou a Revolução das Minas” (1875), “A canção do africano” (1863), “O canto de Burg Jargal” (1883), “Bandido negro” (1884) de Alves. Para embasar as nossas análises, recorremos a estudiosos das áreas de crítica literária, história, filosofia, pedagogia. Entre os/as pesquisadores/as, destacamos: Franciane Conceição da Silva, Luiz Felipe de Alencastro, Jean-Yve Mérin, Luís Silva (CUTI), Sueli Carneiro, Antônio Cândido, Lilia Moritz Schwarcz, Heloísa Starling. Ao concluirmos o objetivo proposto, articulamos os resultados desta análise de modo a não descredibilizar a poética social de Luiz Gama e Castro Alves, mas promover um aprofundamento nas poéticas sociais dos autores e uma descolonização dos nossos saberes que, não raras vezes, foram construídos a partir de visões brancocêntricas, carregadas de ideologias racistas e preconceituosas. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Letras | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Letras - Português (Curso presencial) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - Emmeliny de Almeida Rufino - versão definitiva.pdf | 480,78 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.