Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25983
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLeite, Raquel Santos-
dc.date.accessioned2023-01-25T17:41:39Z-
dc.date.available2022-01-23-
dc.date.available2023-01-25T17:41:39Z-
dc.date.issued2022-12-16-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25983-
dc.description.abstractIn this work has in approach to the teaching of mathematics to deaf students, taking into account teacher training and still snows a survey academic works that were focused on geometry applied to deaf students, in order to list signs used in Libras for teaching Geometry and that can serve as a support for Other mathematics teachers. For that, a bibliographical research about the theme was carried out. With that, laws, resolutions and decrees on inclusive education were presented, in addition to a brief history of the deaf community and Brazilian sign language; discussions on teacher training and mathematics teaching for deaf students and sign language for teaching geometry. From the analyzed bibliography, the scarcity of these signs, the lack of universality and the importance of using visual resources in the classes was observed. It was also observed that the mathematics teacher needs continuing education, since the subject of Libras offered during initial training is not enough for the teacher to teach mathematics using sign language.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Josélia Silva (joseliabiblio@gmail.com) on 2023-01-25T17:41:39Z No. of bitstreams: 1 RSL23012023.pdf: 8568668 bytes, checksum: fb456984a6a6d26e602df62b30b2611c (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-01-25T17:41:39Z (GMT). No. of bitstreams: 1 RSL23012023.pdf: 8568668 bytes, checksum: fb456984a6a6d26e602df62b30b2611c (MD5) Previous issue date: 2022-12-16en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectAluno surdopt_BR
dc.subjectEnsino de matemáticapt_BR
dc.titleEnsino de matemática para surdos: uma abordagem sobre formação de professores e utilização de Libras para o ensino de geometria planapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Pereira, Miriam da Silva-
dc.description.resumoO presente trabalho faz uma abordagem sobre o ensino de matemática para alunos surdos, levando em consideração a formação de professores e ainda, mostra um levantamento de trabalhos acadêmicos que estavam voltados para a geometria aplicada a alunos surdos, com o intuito de listar sinais utilizados em Libras para o ensino de Geometria e que possam servir de suporte para outros professores de matemática. Para tanto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica a cerca da temática. Com isso, foram apresentados leis, resoluções e decretos sobre a educação inclusiva, além de um breve histórico sobre a comunidade surda e a língua brasileira de sinais; discussões sobre a formação de professores e o ensino de matemática para alunos surdos e a linguagem de sinais para ensino de geometria. A partir da bibliografia analisada, observou-se a escassez desses sinais, a falta de universalidade e a importância da utilização de recursos visuais nas aulas. Observou-se ainda, que o professor de matemática precisa de uma formação continuada, uma vez que a disciplina de Libras ofertada durante a formação inicial não é suficiente para que o professor lecione matemática utilizando a língua de sinais.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentMatemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Matemática (EAD coleção)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RSL23012023.pdf8,37 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.