Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.contributor.advisor | Bezerra, Maria da Conceição Alves. | - |
| dc.creator | Nascimento, João Batista do. | - |
| dc.date.accessioned | 2012-08-14T17:25:40Z | - |
| dc.date.available | 2012-08-14T17:25:40Z | - |
| dc.date.issued | 2012-08-14 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25 | - |
| dc.description.abstract | The objective of this research was to investigate the learning difficulties of students in the 6th grade of elementary school, with regard to the study on data processing, especially, tables and graphs. Thus, the study was based on a methodology developed in an intervention class in 6th grade at a school in Municipal Schools in the city of Sao Jose Dos Ramos - PB. According Wodewotzki & Jacobini (2005) the teaching of statistics is justified, because through statistical development has its own way of organizing and analyzing information. The research had the main stage to the preparation and development of educational activities. The intervention was conducted with methodological implementation of activities aimed at contributing to the reading and interpretation of data presented in tables and graphs, and data organization. With the implementation of the activities we observed students' difficulties with respect to reading and interpreting the data presented in tables and graphs in newspapers and magazines, as well as the difficulties in handling the measuring instruments - ruler, compass and protractor. After the intervention found that the subjects have evolved regarding the relationship of reading and interpreting the data presented in tables and graphs and handling of measuring instruments. | pt_BR |
| dc.description.provenance | Submitted by Rosilene Machado (rosilenefmachado@gmail.com) on 2012-08-14T17:25:40Z No. of bitstreams: 1 JBN14082012.pdf: 1172889 bytes, checksum: 29fe74a14798990f4e645f35cac3c883 (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2012-08-14T17:25:40Z (GMT). No. of bitstreams: 1 JBN14082012.pdf: 1172889 bytes, checksum: 29fe74a14798990f4e645f35cac3c883 (MD5) | en |
| dc.language.iso | pt | pt_BR |
| dc.relation.ispartofseries | Itabaiana, PB, 2011. | - |
| dc.subject | Tratamento da informação | pt_BR |
| dc.subject | Resolução de problemas matemáticos | pt_BR |
| dc.subject | Interpretação de gráficos e tabelas | - |
| dc.subject | Estudo e ensino da matemática | - |
| dc.subject | Treatment of information | - |
| dc.subject | Mathematical problem solving | - |
| dc.subject | Interpretation of graphs and tables | - |
| dc.subject | Study and teaching of mathematics | - |
| dc.title | Tratamento da informação: uma proposta metodológica para o ensino de tabelas e gráficos. | pt_BR |
| dc.type | TCC | pt_BR |
| dc.description.resumo | O objetivo desta pesquisa foi investigar as dificuldades de aprendizagem dos alunos da turma do 6º ano do Ensino Fundamental, no que diz respeito ao estudo do Tratamento da Informação, sobretudo, tabelas e gráficos. Para tanto, o estudo teve como base uma intervenção metodológica desenvolvida em uma turma do 6° ano de uma escola da Rede Municipal de Ensino da cidade de São José Dos Ramos – PB. Segundo Wodewotzki & Jacobini (2005) o ensino da estatística é justificável, pois através do desenvolvimento estatístico tem-se uma maneira própria de organizar e analisar informações. A pesquisa teve como principal etapa a elaboração e desenvolvimento de atividades de ensino. A intervenção metodológica foi realizada com a aplicação de atividades com o objetivo de contribuir com a leitura e interpretação de dados apresentados em tabelas e gráficos, bem como a organização de dados. Com a aplicação das atividades pudemos verificar as dificuldades dos alunos com relação à leitura e interpretação dos dados apresentados nas tabelas e gráficos de jornais e revistas, como também as dificuldades em manusear os instrumentos de medidas – régua, compasso e transferidor. Após o término da intervenção observamos que os sujeitos da pesquisa evoluíram quanto à relação de ler e interpretar os dados apresentados nas tabelas e gráficos e ao manuseio dos instrumentos de medida. | - |
| dc.publisher.department | Matemática | - |
| Aparece nas coleções: | TCC - Matemática (EAD coleção) | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| JBN14082012.pdf | 1,15 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
