Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/26018
Tipo: | TCC |
Título: | Ensino de ciências e as tecnologias sociais como instrumento pedagógico para o letramento científico na educação do campo |
Autor(es): | Praxedes, Rayssa Cristine Gomes Praxedes |
Primeiro Orientador: | Pimenta, Sônia de Almeida |
Resumo: | A observação dos espaços com o “olhar da ciência” estimula a percepção de que tudo está relacionado com algum tipo de conhecimento. Tendo a Educação Popular e a Educação do Campo para aprimorar os saberes dos estudantes e fortalecimento das técnicas e das Tecnologias Sociais (TS) que já são utilizadas distintamente na sociedade, mas que no entanto, no âmbito da escola do campo ainda está se aproximando, buscamos aqui nesse trabalho promover a relação entre o ensino de ciências e as TS dentro da escola do campo para potencializar o desenvolvimento do letramento cientifico alinhado à base da BNCC, estimulando e contextualizando o saber cientifico, como também, o senso crítico desses estudantes para que esses sejam atuantes em suas comunidades e na sociedade em geral. Dessa forma, esse trabalho apresenta uma proposta para o ensino de ciências na escola do campo a partir de uma abordagem educacional popular voltada para o enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) utilizando os temas geradores como precursores para interligar conteúdos pedagógicos que serão contextualizados em sala de aula, junto às TS e às habilidades propostas pela BNCC, com o intuito de desenvolver o letramento científico junto aos estudantes do 6º ano do ensino fundamental. Para tanto, por meio do diálogo com uma escola do campo do município do Conde (PB), foram identificadas as necessidades desse ambiente escolar para a implantação das TS, de modo a utilizá-las como instrumento pedagógico. Após a seleção das TS – que foram: a Piscicultura; a Aquaponia; a Avicultura e os Canteiros Agroecológicos – foi elaborada uma proposta pedagógica com temas geradores relacionados com os objetos de estudo contidos no livro didático do 6º ano e com as habilidades propostas pela BNCC para a referida série, com o objetivo de incentivar o letramento científico desde a sala de aula até o seu entorno, onde devem ser instaladas as TS. Sendo assim, foi possível contextualizar os conteúdos pedagógicos da referida série atrelados à implantação e manejo das TS, possibilitando a aprendizagem significativa, interdisciplinar e que valoriza os saberes populares e científicos para construir possibilidades de preservação, restauração e fortalecimento socioambiental. Esta proposta poderá estimular o letramento cientifico na escola do campo, como também a elaboração de projetos pedagógicos para a Educação do Campo, para além da transmissão de conteúdos, envolvendo a comunidade do entorno da escola do campo, de modo a valorizar os saberes e as diversidades ali presentes. |
Abstract: | The observation of spaces with the “science look” stimulates the perception that everything is related with some type of knowledge. Having the Popular Education and the Field Education to improve the students’ knowledge and strengthening of techniques and the Social Technologies (ST) that are already used distinctly on society, but that on the other hand, within the school, is still a new approach, we sought here in this work to promote the relation between the science teaching and the STs inside the rural school to potentialize the development of the scientific literacy aligned with the basis of the Common National Curricular Base (BNCC, in Portuguese), stimulating and contextualizing the scientific knowledge, as well as the critical sense of these students so they can be active in their communities and in society in general. This way, this work presents a proposal for the science teaching in the rural school from a popular educational approach with emphasis on Science, Technology and Society (STS) using the generative themes as forerunners to interconnect pedagogical contents that will be contextualized in the classroom, together with the STs and the abilities proposed by the BNCC, with the intuit of developing the scientific literacy with the 6 th grade students. For this, through dialogue with a rural school from the municipality of Conde, Paraíba State, the necessities of this school for the implantation of the STs, were identified. After the selection of the STs – that were: Pisciculture, Aquaponics, Poultry Farming and the Agroecological Plats – a pedagogical proposal was elaborated with the generative themes related with study objects within the 6 th grade textbook and with the abilities proposed by the BNCC for this grade, with the objective of promoting the scientific literacy from the classroom to its surroundings, where the STs should be implanted. Thus, it was possible to contextualize the pedagogical contents for this grade linked to the implantation and management of the STs, making possible the significative, interdisciplinary learning that values the popular and scientific knowledge to build possibilities for preservation, restoration and socio-environmental strengthening. This proposal can stimulate the scientific literacy withing the rural school, as well as the elaboration of pedagogical projects for the Field Education, that goes beyond the transmission of contents, involving the community around the rural school, in order to value the knowledges and diversities present there. |
Palavras-chave: | Escola do campo Base nacional comum curricular Ciência e tecnologia social Rural school Comon National Curriculum Base Science Technology Society |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Ciências Biológicas |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/26018 |
Data do documento: | 15-Dez-2022 |
Aparece nas coleções: | TCC - Ciências Biológicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
RCGP26012023.pdf | 809,87 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.