Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/26025
Tipo: Dissertação
Título: Comportamento antissocial online: uma abordagem pautada no modelo geral da agressão
Autor(es): Santos, Isabella Leandra Silva
Primeiro Orientador: Pimentel, Carlos Eduardo
Resumo: A presente pesquisa objetivou analisar o comportamento antissocial online (CAO) através do Modelo Geral da Agressão (GAM), testando se a personalidade, a mídia antissocial online e variáveis afetivas e cognitivas impactam esse comportamento. Para tal, quatro estudos foram conduzidos. O Estudo 1 objetivou realizar uma revisão sistemática da literatura acerca do tema, observando-se quatro categorias de CAO: cyberbullying, cyberstalking, trollagem e comportamento antissocial sexual online. O Estudo 2, subdividido em 2.1 (N = 215; 72,1% mulheres; média de idade = 26,58 anos; DP = 7,84) e 2.2 (N = 214; 71,5% mulheres; média de idade = 23,57 anos; DP = 7,04), buscou validar duas medidas, a Escala de Avaliação Global da Trollagem Online e a Escala de Comportamento Antissocial Sexual Online, que demonstraram índices psicométricos adequados de validade e fidedignidade. O Estudo 3 (N = 397; 71% mulheres; média de idade = 29,3 anos; DP = 8,54) buscou relacionar o CAO, a personalidade, a exposição a conteúdo antissocial online e as atitudes frente à violência. Os traços de personalidade amabilidade e estabilidade emocional se relacionaram negativamente com os quatro comportamentos. Finalmente, o Estudo 4 analisou experimentalmente o impacto do conteúdo antissocial online no CAO, além do papel da personalidade e dos afetos positivos e negativos nesse modelo. Participaram 302 voluntários (73,2% mulheres; média de idade = 26,57 anos; DP = 8,87), divididos em dois grupos. Foram observados efeitos multivariados da exposição no comportamento, afetos positivos e negativos, e um modelo incluindo a personalidade, a mídia e os afetos na explicação do comportamento foi significativo. Conclui-se que se testaram aspectos distais e proximais do GAM. Destaca-se o papel da mídia online no desenvolvimento de comportamentos antissociais.
Abstract: The present research aimed to analyze antisocial online behavior (AOC) through the General Aggression Model (GAM), testing whether personality, antisocial online media and affective and cognitive variables impact this behavior. Thus, four studies were conducted. Study 1 aimed to carry out a systematic review of the literature on the theme, observing four categories of AOC: cyberbullying, cyberstalking, trolling and antisocial sexual behavior online. Study 2, subdivided into 2.1 (N = 215; 72.1% women; mean age = 26.58 years; SD = 7.84) and 2.2 (N = 214; 71.5% women; mean age = 23.57 years; SD = 7.04), sought to validate two measures, the Global Assessment of Internet Trolling Scale and the Antisocial Sexual Behavior Online Scale, which demonstrated adequate psychometric indices of validity and reliability. Study 3 (N = 397; 71% women; mean age = 29.3 years; SD = 8.54) sought to correlate the AOC, personality, exposure to antisocial content online and attitudes towards violence. The personality traits agreeableness and emotional stability were negatively related to the four behaviors. Finally, study 4 experimentally analyzed the impact of online antisocial content on the AOC, in addition to the role of personality and positive and negative affects in this model. A total of 302 volunteers participated (73.2% women; mean age = 26.57 years; SD = 8.87), divided into two groups. Multivariate effects of exposure on behavior, positive and negative affects were observed, and a model including personality, media, and affects in explaining behavior was significant. It is concluded that were tested distal and proximal aspects of GAM. The role of online media in the development of antisocial behavior is highlighted.
Palavras-chave: Comportamento antissocial online
Modelo geral da agressão
Personalidade
Mídia violenta
Antisocial online behavior
General aggression model
Personality
Violent media
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Psicologia Social
Programa: Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/26025
Data do documento: 16-Mar-2022
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
IsabellaLeandraSilvaSantos_Dissert.pdf5,84 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons