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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2605
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMelo, Monise Nascimento de-
dc.date.accessioned2017-10-20T12:10:40Z-
dc.date.available2017-10-20T12:10:40Z-
dc.date.issued2016-11-20-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2605-
dc.description.abstractAdvertising to children has been a discussed topic contemporaneously, raising different opinions on the subject. The subject has gained impact for involving questions about freedom of speech versus rights and protection of children and adolescents. The discussions have focused on the speeches aired in ads aiming children, and many of them considered abusive, with a propelling persuasive language of consumerism in this segment. Aiming to reflect on the persuasive strategies used in the preparation of such statement, this study sought to analyze the dialogical connections present in the persuasive resources for building advertisements aiming children, means evidenced by the verbal and visual language in which these enunciative projects materialize themselves. To assist us in understanding this object, the present study adopted as its theoretical basis the studies of Bakhtin (2003), Voloshinov ([1926], [1930]) the dialogical speech theory and the contributions of Sandman (2001), Carvalho (1996) Vertegaard / Shoroder (1988), Piquet (2009) and Peres (2013) regarding the structure and organization of advertising language. The methodology applied was bibliographical, since we used books and articles regarding the subject, and documentary for the ads analyzed were found on websites and digital collections on the Internet. The analysis shows that the resources and persuasive strategies used by the producer of ads targeting children are impregnated with different dialogical connections, so that building persuasion occurs through the presence of voices from different spheres of the use of language.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Laerte Pereira da Silva Júnior (laerte@cchla.ufpb.br) on 2017-10-20T12:10:40Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) MNM30112016.pdf: 797408 bytes, checksum: 85767159ed67eb1a3734e04a8a3ac7e7 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-10-20T12:10:40Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) MNM30112016.pdf: 797408 bytes, checksum: 85767159ed67eb1a3734e04a8a3ac7e7 (MD5) Previous issue date: 2016-11-20en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso restritopt_BR
dc.subjectDiscursopt_BR
dc.subjectPublicidade - Anúnciopt_BR
dc.subjectEstratégias de persuasãopt_BR
dc.titleEstratégias persuasivas em anúncio publicitário infantil: uma análise discursivapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Francelino, Pedro Farias-
dc.description.resumoA publicidade infantil tem sido um tema muito discutido contemporaneamente, despertando opiniões diversas acerca do assunto. A pauta ganhou muita repercussão por envolver questões sobre liberdade de expressão versus direitos e proteção da criança e do adolescente. As discussões têm como ponto central os discursos veiculados nos anúncios destinados a esse público, sendo muitos destes considerados abusivos, com linguagem persuasiva propulsora do consumismo nesse segmento. Objetivando refletir sobre as estratégias persuasivas usadas na elaboração desse tipo de enunciado, este estudo buscou analisar as relações dialógicas presentes nos recursos persuasivos de construção de sentidos de anúncios publicitários destinados ao público infantil, recursos esses evidenciados por meio da linguagem verbal e visual em que esses projetos enunciativos se materializam. Para auxiliar-nos na compreensão desse objeto, o presente trabalho adotou como base teórica os estudos de Bakhtin (2003), Voloshinov ([1926], [1930]) no campo da teoria dialógica do discurso e as contribuições de Sandman (2001), Carvalho (1996), Vertegaard/Shoroder (1988), Piquet (2009) e Peres (2013) a respeito da estrutura e organização da linguagem publicitária. A metodologia utilizada foi a interpretativo-qualitativa, de caráter bibliográfico e documental. Três etapas foram seguidas para a elaboração deste trabalho: levantamento bibliográfico, pesquisa e coleta do corpus e análise do corpus à luz da teoria estudada. As análises apontam que os recursos e as estratégias persuasivas utilizadas pelo sujeito produtor dos anúncios direcionadas ao público infantil são impregnadas de relações dialógicas diversas, de modo que a construção da persuasão dá-se mediante a presença de vozes provenientes de diferentes campos de uso da linguagem.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentLetras Clássicas e Vernáculaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Português (Curso presencial)

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