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Campo DCValorIdioma
dc.creatorAraújo, Laíza da Costa Soares-
dc.date.accessioned2017-10-20T12:44:38Z-
dc.date.available2017-10-20T12:44:38Z-
dc.date.issued2016-09-20-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2607-
dc.description.abstractThis paper analyzes the inadequacies of occurrences in the use of time, verbal modes and inflections of the Portuguese language in international student texts, in order to identify and analyze your most frequent inadequacies in these texts, which may serve as a basis for the preparation of lessons on the use of verbs in Portuguese classes as a Foreign Language - PLE. For the execution of this research, texts written by students were used Covenant Graduate Program - PEC-G, during grammar lessons in the discipline of Cultural Language Program for International Students - Plei at the Federal University of Paraíba. To obtain the data, we were prepared four textual proposals where students produced texts that favour certain times and verbal modes, to identify the phrases that occur verbal inadequacies. The data analysis has identified that the most frequent mismatches occur in the use of this time and past tense of the indicative and subjunctive, and inadequate employment endings number-personal are more applicants in the indicative mood, among the people of the plural and the singular. The study provides data that contribute to the teacher has a prior knowledge of the main difficulties of the students, helping them to prepare their lessons. To basis of this research, was used as main references the studies developed by Almeida Filho and Cunha (2007), and Coracine and Bertoldo (2003) on the teaching methods in PLE, Santos (2010), Venturi (2013) and Vasseur (2013) on the teaching-learning PLE, but also Bechara (2009), Beneditti (2004) and Cunha and Cintra (2008), about the verbal elements of Brazilian Portuguese.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Laerte Pereira da Silva Júnior (laerte@cchla.ufpb.br) on 2017-10-20T12:44:38Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) LCSA30112016.pdf: 23168891 bytes, checksum: 29319b0380d361cfd1485ffac7dfad4b (MD5)en
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dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso restritopt_BR
dc.subjectConjugação verbalpt_BR
dc.subjectInadequações verbaispt_BR
dc.subjectEnsino-aprendizagem de PLEI (programa Linguístico Cultural para Estudantes Internacionais)pt_BR
dc.titleO emprego dos tempos, modos e flexões verbais da língua portuguesa em textos de alunos do PEC-Gpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Poll, Margarete Von M.-
dc.description.resumoEste trabalho analisa as ocorrências de inadequações no emprego dos tempos, modos e flexões verbais da língua portuguesa em textos de alunos estrangeiros, com o intuito de identificar e analisaras inadequações mais recorrentes nos referidos textos, as quais poderão servir como base para a preparação de aulas sobre o uso dos verbos nas aulas de Português como Língua Estrangeira - PLE. Para a execução desta pesquisa, foram utilizados textos escritos por alunos do Programa Convênio Graduação - PEC-G, durante as aulas da disciplina de gramática no programa Linguístico Cultural para Estudantes Internacionais – PLEI, na Universidade Federal da Paraíba. Para a obtenção dos dados, foram elaboradas quatro propostas textuais em que os alunos produziram textos que privilegiam determinados tempos e modos verbais, visando identificar as frases em que ocorrem inadequações verbais. A análise dos dados obtidos permitiu identificar que as inadequações mais recorrentes se dão no emprego dos tempos presente e pretérito do modo indicativo e do modo subjuntivo, e o emprego inadequado das desinências número-pessoais são mais recorrentes no modo indicativo, entre as pessoas do plural e as do singular. O estudo fornece dados que contribuem para que o professor tenha um conhecimento prévio a respeito das principais dificuldades dos alunos, auxiliando-o no preparo de suas aulas. Para embasamento desta pesquisa, utilizaram- se como principais referências os estudos desenvolvidos por Almeida Filho e Cunha (2007), e Coracine e Bertoldo (2003), sobre os métodos de ensino em PLE, Santos (2010), Venturi (2013) e Vasseur (2013), sobre o ensino-aprendizagem de PLE, como também Bechara (2009), Beneditti (2004) e Cunha e Cintra (2008), sobre os elementos verbais do português brasileiro.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentLetras Clássicas e Vernáculaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Português (Curso presencial)

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