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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/26102Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Maia, Mariana Lima | - |
| dc.date.accessioned | 2023-01-31T20:29:06Z | - |
| dc.date.available | 2022-09-25 | - |
| dc.date.available | 2023-01-31T20:29:06Z | - |
| dc.date.issued | 2021-12-15 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/26102 | - |
| dc.description.abstract | No abstract. | pt_BR |
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| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2023-01-31T20:29:06Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) MarianaLimaMaia_Dissert.pdf: 806550 bytes, checksum: 06e0b48cf068e35f92b74890df305f03 (MD5) Previous issue date: 2021-12-15 | en |
| dc.description.sponsorship | Nenhuma | pt_BR |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
| dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
| dc.rights | Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
| dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
| dc.subject | Política nacional | pt_BR |
| dc.subject | Política climática | pt_BR |
| dc.subject | Instrumentos de política | pt_BR |
| dc.subject | Arranjos institucionais | pt_BR |
| dc.subject | Políticas públicas | pt_BR |
| dc.subject | National policy | pt_BR |
| dc.subject | Climate policy | pt_BR |
| dc.subject | Institutional arrangements | pt_BR |
| dc.subject | Public policy | pt_BR |
| dc.subject | Política Nacional de Mudança do Clima, Monitoramento, Relato e Verificação (MRV) | pt_BR |
| dc.title | Desafios ao monitoramento da política climática brasileira: obstáculos à criação de um sistema de monitoramento, relatório e verificação no Brasil | pt_BR |
| dc.type | Dissertação | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Serafim, Lizandra | - |
| dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8250234898734979 | pt_BR |
| dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/0448497287896406 | pt_BR |
| dc.description.resumo | A percepção de que a política climática depende do alinhamento de incentivos para ações em vários níveis e da compatibilidade da ação climática com preocupações socioeconômicas domésticas levou à transformação da governança global do clima de modelos de compromissos quantitativos pré-determinados para o estabelecimento de metas setorial e economicamente transversais e adequação ao contexto de implementação das políticas de mudança do clima. A transparência da política climática ganhou relevância como mecanismo de coordenação e avaliação de políticas heterogêneas. Assim, moldura de transparência da CQNUMC, inicialmente baseada na coleta de informações estatísticas agregadas na forma de inventários de GEE, passou a abarcar outros aspectos ambientais e socioeconômicos. Os elementos dessa política de transparência são expressos na CQNUMC pelo conceito de MRV (Monitoramento, Relato e Verificação). Tratando-se de um tema técnico, a implementação doméstica desse sistema é parcialmente delegada a atores não-estatais, que prestam assistência a países em desenvolvimento e, assim, auxiliam a implementação da CQNUMC. No nível doméstico, realizar essas atividades requer a existência de um sistema integrado de coleta, processamento e divulgação de dados sobre as emissões, políticas de mitigação e seus impactos sobre atividades poluentes e atividade socioeconômica. A construção desse sistema requer a mobilização de recursos técnicos e a distribuição de responsabilidades entre diferentes entes políticos, incluindo os estados da federação, em razão de suas competências em matéria ambiental e importância para a implementação de política setoriais de mitigação. Embora esse tema tenha sido discutido por atores do governo federal, dos estados, e de entidades não-estatais em um Núcleo de Ação Federativa para o Clima criado dentro das estruturas de governança do clima do governo federal, essas discussões não foram levadas adiante e esse sistema não foi implementado. Considerando o sistema MRV como um instrumento de política pública, isto é, como a materialização de consensos sociotécnicos entre atores políticos, esse trabalho analisa as discussões sobre sua implementação a partir dos elementos da ação pública - atores, representações, instituições, processos, e resultados - para entender por que o MRV nunca foi adotado. Dentro desses elementos, a hipótese é de que os atores não-estatais, que fazem parte de redes de implementação de política pública baseadas e legitimadas pelo conhecimento, ajudam a construir consensos ao atuar como agentes de fronteira, traduzindo conhecimento técnico em opções concretas de arranjos políticos. Os resultados obtidos apontam para a relevância desses atores em proporcionar recursos técnicos e conferir legitimidade a processos políticos como o NAFC. Essa influência, porém, é mediada pela atuação e pelas representações de atores relevantes na área de política do clima. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Gestão Pública | pt_BR |
| dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública e Cooperação Internacional | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICA | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA) - Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública e Cooperação Internacional | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| MarianaLimaMaia_Dissert.pdf | 787,65 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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