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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/26107
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorSales, Thalita Fernandes de-
dc.date.accessioned2023-01-31T20:33:30Z-
dc.date.available2022-12-06-
dc.date.available2023-01-31T20:33:30Z-
dc.date.issued2022-05-31-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/26107-
dc.description.abstractThe present work seeks to investigate the use of analog films in the motion picture Once Upon a Time...in Hollywood. This investigation was based on film analysis to study how the past is evoked in the movie texture by analog film and cinematography choices. In order to do so, the research analyzed how 35mm, 16mm, and Super 8 film gauges refer to audiovisual production practices from the 60s, as well as visual codes and standards established by media culture. Furthermore, it aimed to study how the choice of analog film, in a means hegemonically digital, might be perceived as an author signature of director Quentin Tarantino. Lastly, it concludes that the use of different analog films and aspect ratios value the narrative, mention different audiovisual pieces produced between the 50s and 60s, and work together with production design, costume, and soundtrack to evoke the atmosphere of Los Angeles in 1969.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Fernando Augusto Alves Vieira (fernandovieira@biblioteca.ufpb.br) on 2023-01-30T10:45:19Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) ThalitaFernandesDeSales_Dissert.pdf: 2739730 bytes, checksum: 746fcd1d6465160db7c1bdff3c85be96 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Biblioteca Digital de Teses e Dissertações BDTD (bdtd@biblioteca.ufpb.br) on 2023-01-31T20:33:30Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) ThalitaFernandesDeSales_Dissert.pdf: 2739730 bytes, checksum: 746fcd1d6465160db7c1bdff3c85be96 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-01-31T20:33:30Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) ThalitaFernandesDeSales_Dissert.pdf: 2739730 bytes, checksum: 746fcd1d6465160db7c1bdff3c85be96 (MD5) Previous issue date: 2022-05-31en
dc.description.sponsorshipNenhumapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectCinematografiapt_BR
dc.subjectFilme - Era Uma Vez em Hollywoodpt_BR
dc.subjectCinema - Nostalgia analógicapt_BR
dc.subjectPelícula cinematográficapt_BR
dc.subjectQuentin Tarantinopt_BR
dc.subjectCinematographypt_BR
dc.subjectMovie - Once Upon a Time... In Hollywoodpt_BR
dc.subjectCinema - Analog nostalgiapt_BR
dc.subjectMovie filmpt_BR
dc.titleCaptar o passado: a película como estratégia de referencialidade histórica em “Era Uma Vez em… Hollywood”pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Marcel Vieira Barreto-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0442686312707756pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5771468693212319pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho pretende investigar o uso do formato de captação analógico no longa-metragem Era Uma Vez Em... Hollywood (2019). Por meio de uma análise fílmica, buscou-se compreender como as escolhas da direção de fotografia, em conjunto com as características físicas da película, evocam o tempo passado na textura audiovisual da obra. Um dos objetivos da pesquisa foi analisar como o emprego das bitolas de 35mm, 16mm e Super 8 concordam com o período histórico e com as condições produtivas da indústria cinematográfica dos anos de 1960, ao mesmo tempo em que se adequam aos códigos e padrões visuais estabelecidos pela cultura midiática. Outro objetivo foi estudar como a operação do filme fotoquímico, em meio a um cinema hegemonicamente digital, pode ser percebida como mais uma das assinaturas que marcam a direção de Quentin Tarantino. Entre as conclusões apresentadas, encontra-se que o passeio entre diferentes bitolas, formatos e janelas de exibição ao longo da obra auxiliam o espectador a se situar narrativamente, fazem alusão a diferentes materiais audiovisuais produzidos entre os anos de 1950 e 1960, e colaboram com cenários, figurinos e trilha sonora para evocar a atmosfera da Los Angeles em 1969.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentComunicaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Comunicação

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