Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2611
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilveira, Julia Caroline Maciel Corrêa da-
dc.date.accessioned2017-10-20T15:36:54Z-
dc.date.available2017-10-20T15:36:54Z-
dc.date.issued2016-11-30-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2611-
dc.description.abstractLiterature, besides developing the imaginative capacity and being an artistic form of entertainment, carries within itself an extensive bagage of the languages, the histories and the cultures of civilizations. To comprehend a literature related to a society or produced by it is, simultaneously, infering perceptions on its history, its culture and its social relations and, thus, analyzing its peculiarities, its flaws, its problems and its developments. In the Brazilian context, the background of the narratives and the verses, present in poetry, books, tales and chronicles, reveals the social reality in which the country is experiencing. Thus, the transparence of the Brazilian literature can be used as an alternative to the teaching of Portuguese as a non-native language, as a second language and for the knowledge of cultural and historical matters of Brazil. It is essential to emphasize, also, that the suggestions presented in this undergraduate thesis regarding the teaching of the language and culture are focused on students with intermediary or advanced proficiency in Brazilian Portuguese, for the texts selected here require a better comprehension of the language. In this teaching proposal, we used two short-stories, two chronicles and two poems, written by Brazilian authors, that portray the particularities of our daily lives, our language, our habits, our cultures and our history, such as Luís Fernando Veríssimo, Rubem Fonseca, Machado de Assis, Gonçalves Dias and Oswald de Andrade. Furthermore, we used, as theoretical contributions, Selbach (2010), Santos & Alvarez (2010), Mascia (2003), Cândido (1996/2006) and Cosson (2009), as well as academic research sources that have significantly contributed to the development of this overture.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Laerte Pereira da Silva Júnior (laerte@cchla.ufpb.br) on 2017-10-20T15:36:54Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) JCMCS31012017.pdf: 415866 bytes, checksum: 4855f13cad2c31cfa690a4f3d1515682 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-10-20T15:36:54Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) JCMCS31012017.pdf: 415866 bytes, checksum: 4855f13cad2c31cfa690a4f3d1515682 (MD5) Previous issue date: 2016-11-30en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso restritopt_BR
dc.subjectLiteratura Brasileirapt_BR
dc.subjectPLE (Português como Língua Estrangeira)pt_BR
dc.subjectContos – Crônicas - Poesiaspt_BR
dc.titleLiteratura brasileira no ensino de Português como língua não materna: propostas didáticaspt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Poll, Margarete von M.-
dc.description.resumoA Literatura, além de desenvolver o campo imaginativo e de ser uma forma artística de entretenimento, carrega consigo um extenso acervo das línguas, das histórias e das culturas das civilizações. Compreender uma Literatura que se refira a uma sociedade ou produzida por ela é, concomitantemente, inferir percepções sobre sua história, sua cultura e suas relações sociais e, dessa forma, analisar suas peculiaridades, suas falhas, suas problemáticas e seus desenvolvimentos. No contexto brasileiro, o background das narrativas e dos versos, presentes nas poesias, nos livros, nos contos e nas crônicas, revela a realidade social em que o país se situa (ou se situou). Por isso, a transparência da Literatura Brasileira pode ser utilizada como uma alternativa para o ensino de português como língua não materna. Assim, este trabalho visa a sugerir a possibilidade de trabalho com textos literários para a aprendizagem da língua portuguesa como língua estrangeira, como segunda língua e para o conhecimento de questões culturais e históricas do Brasil. É essencial ressaltar, também, que as sugestões de ensino de língua e cultura brasileiras apresentadas neste trabalho são voltadas para alunos de nível intermediário ou superior do português brasileiro, uma vez que os textos selecionados demandam uma maior compreensão da língua. Na proposta de trabalho aqui apresentada, utilizamos dois contos, duas crônicas e dois poemas de autores brasileiros que retratem particularidades do nosso cotidiano, nossa língua, nossos costumes, nossas culturas e nossa história, como Luís Fernando Veríssimo, Rubem Fonseca, Machado de Assis, Gonçalves Dias e Oswald de Andrade. Ademais, utilizamos, como embasamento teórico, Selbach (2010), Santos & Alvarez (2010), Mascia (2003), Cândido (1996/2006) e Cosson (2009), bem como fontes de pesquisas acadêmicas que contribuíram significativamente para o desenvolvimento deste trabalho.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentLetras Clássicas e Vernáculaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Português (Curso presencial)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JCMCS31012017.pdf406,12 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons