Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/26135
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorOliveira, Rebeca Souza Uchôa-
dc.date.accessioned2023-02-01T19:13:07Z-
dc.date.available2023-02-01-
dc.date.available2023-02-01T19:13:07Z-
dc.date.issued2022-12-13-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/26135-
dc.description.abstractIt is clear that most elementary school students share the view that science is difficult and boring. This is due to a number of factors such as: the methodology used by the teacher, the language itself, which has complicated names, and the lack of resources available at the school. Within this content, we have Human Anatomy, which has many structures with peculiar nomenclature. For this reason, scholars in the area of education have been developing different methodologies that depart from the traditional pattern and place students at the center of the process, transforming them into active subjects. In this sense, the present research aimed to identify the effectiveness of didactic games, in association with the expository dialogued class, as an auxiliary tool in the teaching and learning process of contents related to Human Anatomy. For this, the methodology was divided into three stages: the application of the diagnostic questionnaire, identifying what the students learned from the system studied in the traditional way; the application of the didactic game “Anato em Ação” and the post-evaluation questionnaire to apprehend the effectiveness of the game and compare their learning with the traditional model. After carrying out the stages, the result was an increase in learning about the endocrine system and the active participation of students, obtaining positive feedback. It should be noted that the findings were relevant for educators to transform their view on the use of active methodologies, and for Science teachers to see didactic games as a teaching alternative, in order to assist in the teaching and learning process.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Josélia Silva (joseliabiblio@gmail.com) on 2023-02-01T19:13:07Z No. of bitstreams: 1 RSUO01022023.pdf: 1397467 bytes, checksum: e78a1a84a31c21243f46eac81fc3a76f (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-02-01T19:13:07Z (GMT). No. of bitstreams: 1 RSUO01022023.pdf: 1397467 bytes, checksum: e78a1a84a31c21243f46eac81fc3a76f (MD5) Previous issue date: 2022-12-13en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectJogo didáticopt_BR
dc.subjectAnatomia humanapt_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagem em biologiapt_BR
dc.subjectdidactic gamept_BR
dc.titleAnato em Ação: jogo didático para auxiliar o ensino e aprendizagem em anatomia humanapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Anna Ferla Monteiro-
dc.description.resumoÉ notório que a maioria dos estudantes do ensino fundamental compartilham da visão que a matéria de ciências é difícil e chata. Isso ocorre devido a um conjunto de fatores como: metodologia utilizada pelo professor, a própria linguagem que possui nomes complicados e a falta de recursos disponíveis na escola. Dentro desse conteúdo, temos a Anatomia Humana, que possui muitas estruturas com nomenclatura peculiar. Por isso, estudiosos na área de educação vêm desenvolvendo metodologias diferentes, que saiam do padrão tradicional e coloque os estudantes no centro do processo, transformando-os em sujeitos ativos. Nesse sentido, a presente pesquisa visou identificar a eficácia dos jogos didáticos, em associação com a aula expositiva dialogada, como ferramenta auxiliar no processo de ensino e aprendizagem dos conteúdos relacionados à Anatomia Humana. Para isso, a metodologia foi dividida em três etapas: a aplicação do questionário diagnóstico, identificando-se o que os estudantes aprenderam do sistema estudado na forma tradicional; a aplicação do jogo didático “Anato em Ação” e o questionário pós-avaliativo para apreender a eficácia do jogo e comparar a aprendizagem deles com o modelo tradicional. Após a realização das etapas, obteve-se como resultado o aumento do aprendizado sobre o sistema endócrino e a participação ativa dos estudantes, obtendo um feedback positivo. Salienta-se que os achados foram relevantes para que os educadores transformem a sua visão sobre a utilização de metodologias ativas, e para que os professores de Ciências vejam como alternativa de ensino, os jogos didáticos, de forma a auxiliar no processo de ensinar e aprender.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências Biológicaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICASpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Ciências Biológicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RSUO01022023.pdf1,36 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.