Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2620Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Vitorino, Ismania Ferreira de Oliveira | - |
| dc.date.accessioned | 2017-10-23T13:41:23Z | - |
| dc.date.available | 2017-10-23T13:41:23Z | - |
| dc.date.issued | 2016-11-30 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2620 | - |
| dc.description.abstract | Without an abstract in english | pt_BR |
| dc.description.provenance | Submitted by Vanildo Brito (biblioteca@cchla.ufpb.br) on 2017-10-23T13:41:23Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) IFOV30012017.pdf: 9378264 bytes, checksum: 49834580f9717d3a92e2e6f0403648ac (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2017-10-23T13:41:23Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) IFOV30012017.pdf: 9378264 bytes, checksum: 49834580f9717d3a92e2e6f0403648ac (MD5) Previous issue date: 2016-11-30 | en |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
| dc.rights | Acesso restrito | pt_BR |
| dc.subject | Exame Nacional para o Ensino Médio - ENEM | pt_BR |
| dc.subject | Compreensão da Proposta de redação | pt_BR |
| dc.subject | Leitura e interpretação | pt_BR |
| dc.subject | Produção Textual | pt_BR |
| dc.title | Análise das redações do simulado PIBID/ENEM 2015: a compreensão da proposta | pt_BR |
| dc.type | TCC | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Melo, Maria de Fátima Benício de | - |
| dc.description.resumo | Neste trabalho, analisamos oito produções textuais de alunos de escolas da rede pública de ensino do Estado da Paraíba, escritas como proposta de preparação para o Exame Nacional para o Ensino Médio (ENEM), com o objetivo de verificar se as produções cumprem o seguinte critério da matriz de competência: a compreensão da proposta. O interesse sobre o estudo surgiu ao longo de um ano, período em que participamos do Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID Letras-Português/UFPB), como bolsista numa escola pública, observando os comentários de professores de Língua Portuguesa que se queixavam da influência sofrida pelos jovens pelas tecnologias, em detrimento de hábitos de leitura e escrita, e o comprometimento nas produções textuais desenvolvidas em sala de aula. Sendo o ENEM o principal critério para o ingresso na universidade, é de grande relevância que esse aluno produtor do texto compreenda a proposta, uma vez que disso depende todo o desenvolvimento do texto que lhe possibilitará o acesso ao ensino superior. Fundamentamos este trabalho, no que se refere ao ensino de língua e aos hábitos de leitura e produção textual, nos documentos oficiais – Orientações Curriculares do Ensino Médio (OCEM), Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), CENP (1991) –, Silva (1984), Silva e Zilberman (1991), Kato (1995), Martins (1994), Kleiman (1989), Geraldi (1984). Dessa forma, procederemos à análise das produções nos pautando na compreensão da proposta, do menos bem sucedido ao que obteve excelente nível, transcrevendo trechos representativos da análise e correlacionando as dificuldades dos alunos com a deficiência nas práticas de leitura e escrita. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Letras Clássicas e Vernáculas | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | TCC - Letras - Português (Curso presencial) | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| IFOV30012017.pdf | 9,16 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solicitar uma cópia |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
