Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2620
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorVitorino, Ismania Ferreira de Oliveira-
dc.date.accessioned2017-10-23T13:41:23Z-
dc.date.available2017-10-23T13:41:23Z-
dc.date.issued2016-11-30-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2620-
dc.description.abstractWithout an abstract in englishpt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Vanildo Brito (biblioteca@cchla.ufpb.br) on 2017-10-23T13:41:23Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) IFOV30012017.pdf: 9378264 bytes, checksum: 49834580f9717d3a92e2e6f0403648ac (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-10-23T13:41:23Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) IFOV30012017.pdf: 9378264 bytes, checksum: 49834580f9717d3a92e2e6f0403648ac (MD5) Previous issue date: 2016-11-30en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso restritopt_BR
dc.subjectExame Nacional para o Ensino Médio - ENEMpt_BR
dc.subjectCompreensão da Proposta de redaçãopt_BR
dc.subjectLeitura e interpretaçãopt_BR
dc.subjectProdução Textualpt_BR
dc.titleAnálise das redações do simulado PIBID/ENEM 2015: a compreensão da propostapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Melo, Maria de Fátima Benício de-
dc.description.resumoNeste trabalho, analisamos oito produções textuais de alunos de escolas da rede pública de ensino do Estado da Paraíba, escritas como proposta de preparação para o Exame Nacional para o Ensino Médio (ENEM), com o objetivo de verificar se as produções cumprem o seguinte critério da matriz de competência: a compreensão da proposta. O interesse sobre o estudo surgiu ao longo de um ano, período em que participamos do Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID Letras-Português/UFPB), como bolsista numa escola pública, observando os comentários de professores de Língua Portuguesa que se queixavam da influência sofrida pelos jovens pelas tecnologias, em detrimento de hábitos de leitura e escrita, e o comprometimento nas produções textuais desenvolvidas em sala de aula. Sendo o ENEM o principal critério para o ingresso na universidade, é de grande relevância que esse aluno produtor do texto compreenda a proposta, uma vez que disso depende todo o desenvolvimento do texto que lhe possibilitará o acesso ao ensino superior. Fundamentamos este trabalho, no que se refere ao ensino de língua e aos hábitos de leitura e produção textual, nos documentos oficiais – Orientações Curriculares do Ensino Médio (OCEM), Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), CENP (1991) –, Silva (1984), Silva e Zilberman (1991), Kato (1995), Martins (1994), Kleiman (1989), Geraldi (1984). Dessa forma, procederemos à análise das produções nos pautando na compreensão da proposta, do menos bem sucedido ao que obteve excelente nível, transcrevendo trechos representativos da análise e correlacionando as dificuldades dos alunos com a deficiência nas práticas de leitura e escrita.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentLetras Clássicas e Vernáculaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Português (Curso presencial)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
IFOV30012017.pdf9,16 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons