Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/26220
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSoares, Andressa da Cunha-
dc.date.accessioned2023-02-08T10:36:13Z-
dc.date.available2023-01-06-
dc.date.available2023-02-08T10:36:13Z-
dc.date.issued2022-12-21-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/26220-
dc.description.abstractDuring the COVID-19 pandemic, educational institutions had to reinvent themselves. This occurred by shifting to remote learning through technological resources and printed materials for students that had no access to the internet. As a result, the Pedagogical Residency Program (PRP) underwent adaptations and was developed remotely. This study aimed reflect on the experiences of PRP residents who participated remotely in the Bachelor's degree of Chemistry at the Universidade Federal da Paraíba, Campus II - Areia PB, from October 2020 through March 2022. The research had a qualitative character according to the defined descriptive objective, and in terms of technical procedure, it was characterized as a field study. The research was conducted with the six residents who participated in the PRP and worked at a state school in the city of Areia-PB. To preserve the identity of the residents and organize the descriptions, they were identified by the following scientists’ names: Ada, Anna, Dalton, Gertrude, Marie, and Nise. Data was acquired through individual conversations with participating residents, based on guiding questions related to their experiences in the PRP. These conversations took place in person at the Universidade Federal da Paraíba, Campus II - Areia PB. The results were analyzed through discourse textual analysis. We could observe that despite all the difficulties, the residents were able to overcome them and adapt to this new teaching modality. According to the residents participating in the PRP, although activities were taken remotely, it was of great importance for their professional development as teachers, as it provided a opportunity to experience the classroom through different teaching practices using technological resources such as apps, simulation programs, and digital platforms, which promoted ability and skills to deal with situations faced in diverse educational contexts.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Roberval Silva (ber-val@hotmail.com) on 2023-02-08T10:36:13Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) ACS08022023-MQ079.pdf: 803678 bytes, checksum: 6b1269888c65889a2a64efbd497845c2 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-02-08T10:36:13Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) ACS08022023-MQ079.pdf: 803678 bytes, checksum: 6b1269888c65889a2a64efbd497845c2 (MD5) Previous issue date: 2022-12-21en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectPandemiapt_BR
dc.subjectEnsino de químicapt_BR
dc.subjectResidentespt_BR
dc.titlePrograma de residência pedagógica: experiências vivenciadas na formação inicial de professores de química durante o ensino remotopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Santos, Maria Betania Hermenegildo dos-
dc.description.resumoAs instituições de ensino tiveram que se reinventar durante a pandemia da covid-19, passando a desenvolver suas atividades de maneira remota, por meio dos recursos tecnológicos e atividades impressas para os alunos que não tinham acesso à internet. Assim, o Programa de Residência Pedagógica (PRP) sofreu adaptações e foi desenvolvido de maneira remota. Com isso, o objetivo desta pesquisa foi refletir sobre as experiências dos(as) residentes do PRP que participaram remotamente deste programa no curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal da Paraíba, Campus II – Areia PB, entre outubro de 2020 e março de 2022. Reconhecendo a busca empreendida, esta pesquisa apresenta caráter qualitativo, com relação ao objetivo a definimos como descritiva, e quanto ao procedimento técnico, como estudo de campo. A pesquisa foi realizada com os seis residentes que participaram do PRP e que atuaram em uma escola estadual da cidade de Areia-PB. Com o intuito de preservar a identidade dos(as) residentes e organizar as descrições, eles foram identificados por nomes de cientistas: Ada, Anna, Dalton, Gertrude, Marie e Nise. A construção de dados ocorreu a partir de uma conversa individual com os residentes que optaram por participar, baseada em questões norteadoras referentes às suas experiências no PRP. Estas conversas foram realizadas de forma presencial na Universidade Federal da Paraíba, Campus II – Areia PB. Os resultados obtidos foram analisados por meio da análise textual discursiva. Logo, observamos que apesar de todas as dificuldades, os residentes conseguiram superá-las e se adaptar a essa nova modalidade de ensino. Segundo os(as) residentes, participar do PRP, mesmo que remotamente, foi de suma importância para o desenvolvimento profissional docente, pois possibilitou a oportunidade de vivenciar a experiência de sala de aula através de diferentes práticas de ensino, utilizando para isso recursos tecnológicos como aplicativos, programas de simulações e plataformas digitais, o que proporcionou a capacidade e habilidade para aprender a lidar com situações voltadas para vários contextos educacionais.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentQuímica e Físicapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS AGRARIAS:: QUIMÍCA E FISÍCApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Química - CCA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ACS08022023-MQ079.pdf784,84 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons