Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/26235
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorQueiroga, Verônica Ebrahim-
dc.date.accessioned2023-02-08T13:39:00Z-
dc.date.available2022-11-22-
dc.date.available2023-02-08T13:39:00Z-
dc.date.issued2022-09-30-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/26235-
dc.description.abstractObjective: To evaluate the effect of an educational intervention on the knowledge of nurses about sexual and reproductive health with a focus on intrauterine devices. Method: This is a quasi-experimental study of the before and after type with a single group developed in a municipality in the Northeast region of Brazil. The educational intervention was a theoretical-practical training course using the remote modality with a workload of 30 hours targeting nurses in gynecological consultation and with a focus on intrauterine devices. The instrument used was evaluated by specialists in the area of women’s health. Data were collected between October 2021 and January 2022. Ethical recommendations for research involving human subjects were followed. Results: Thirty-one (31) nurses participated. Their knowledge was classified as “satisfactory” (n=21; 67.7%) in the pre-test and “very satisfactory” (n=16; 51.6%) in the post-test. There was a statistically significant difference between the number of correct answers in the pre- and post-tests of the participants, with an increase in the number of correct answers in the post-test. Conclusion: The educational intervention proved to be effective in increasing the knowledge of nurses about sexual and reproductive health focused on intrauterine devices.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Fernando Augusto Alves Vieira (fernandovieira@biblioteca.ufpb.br) on 2023-02-08T10:42:40Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) VerônicaEbrahimQueiroga_Dissert.pdf: 1757830 bytes, checksum: 01806dff9a8a2f698ad07969ccb4d8c9 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Biblioteca Digital de Teses e Dissertações BDTD (bdtd@biblioteca.ufpb.br) on 2023-02-08T13:39:00Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) VerônicaEbrahimQueiroga_Dissert.pdf: 1757830 bytes, checksum: 01806dff9a8a2f698ad07969ccb4d8c9 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-02-08T13:39:00Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) VerônicaEbrahimQueiroga_Dissert.pdf: 1757830 bytes, checksum: 01806dff9a8a2f698ad07969ccb4d8c9 (MD5) Previous issue date: 2022-09-30en
dc.description.sponsorshipNenhumapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectSaúde sexual e reprodutivapt_BR
dc.subjectEducação continuadapt_BR
dc.subjectDispositivos intrauterinospt_BR
dc.subjectSaúde - Atenção primáriapt_BR
dc.subjectSexual and reproductive healthpt_BR
dc.subjectContinuing educationpt_BR
dc.subjectIntrauterine devicespt_BR
dc.subjectHealth - Primary carept_BR
dc.titleEfeito de uma intervenção educativa com enfermeiros sobre saúde sexual e reprodutiva, com enfoque no dispositivo intrauterinopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Faustino, Waglânia de Mendonça-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9574852330529460pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Holanda, Viviane Rolim de-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2166330676319298pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1494743381792912pt_BR
dc.description.resumoObjetivo: Avaliar o efeito de uma intervenção educativa no conhecimento dos Enfermeiros sobre saúde sexual e reprodutiva, com enfoque no dispositivo intrauterino. Método: Estudo quase experimental, do tipo grupo único, antes e depois, e desenvolvido em um município da região Nordeste, Brasil. A intervenção educativa foi um curso de capacitação, teórico-prático, na modalidade remota, com carga horária de 30 horas, para enfermeiros em consulta ginecológica com enfoque no dispositivo intrauterino. Utilizou-se um instrumento, avaliado por especialistas na área da saúde da mulher. Os dados foram coletados entre outubro de 2021 e janeiro de 2022. Seguiram-se as recomendações éticas para pesquisas com seres humanos. Resultados: Participaram 31 enfermeiros. O nível de conhecimento dos enfermeiros no pré-teste foi classificado como “satisfatório” (n=21; 67,7%) e no pós-teste como “muito satisfatório” (n=16; 51,6%). Houve diferença estatística significativa entre o número de acertos no pré e pós testes dos participantes, com aumento de acertos no pós-teste. Conclusão: A intervenção educativa mostrou-se efetiva para promover mudanças no conhecimento dos enfermeiros sobre saúde sexual e reprodutiva com enfoque no dispositivo intrauterino.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentMedicinapt_BR
dc.publisher.programMestrado Profissional em Saúde da Famíliapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDEpt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Ciências da Saúde (CCS) - Mestrado Profissional em Saúde da Família

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
VerônicaEbrahimQueiroga_Dissert.pdf1,72 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons