Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/26243
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Glécia-
dc.date.accessioned2023-02-08T16:39:30Z-
dc.date.available2018-06-22-
dc.date.available2023-02-08T16:39:30Z-
dc.date.issued2018-06-11-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/26243-
dc.description.abstractLanguage is an instrument for the diffusion of cultures. Therefore, language, society and culture walk together, influencing each other. Study the language accordingly with this perspective is to perceive it in its multiplicity, interrelating it to external factors such as the geographic environment where its speakers live, religion that practice, their economic activities, cultural practices, among other fields. You Sociolinguistic studies have contributed to a broader understanding of linguistic reality. However, it is still difficult to think about language classes languages ​​as opportunities to understand linguistic heterogeneity. In this perspective, the present work intends to collaborate with this debate, seeking to understand how Spanish language teachers evaluate their classes of Spanish with regard to working with sociovariationist issues. Therefore, we asked 5 (five) Spanish teachers to answer a questionnaire composed of 8 (eight) questions, which inquired about the understanding of these teachers about sociolinguistic theories, their importance, and the contribution of these theories to the teaching of the Spanish language. theoretically, we base ourselves on sociovariationist works (Mollica, 1992; Tarallo, 1999; Labov, 1972) and to discuss the pedagogy of linguistic variation and its insertion in the training of language teachers (Bortoni-Ricardo, 2005; Faraco, 2008). We understand with the results that, although the understanding of the importance of the insertion of theories in the teaching of the Spanish language, it is noticeable the unpreparedness for the transposition of these theories to teaching events.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Michelle Barbosa (mi.2020@outlook.com.br) on 2023-02-08T16:39:30Z No. of bitstreams: 3 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) GléciaSilva_TCC.pdf: 588230 bytes, checksum: 23f0ecddd2357ff0881a28e797781cb6 (MD5) GléciaSilva_Termo.doc: 69632 bytes, checksum: 0f5b5955caa46742c38e3d1acbce5122 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-02-08T16:39:30Z (GMT). No. of bitstreams: 3 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) GléciaSilva_TCC.pdf: 588230 bytes, checksum: 23f0ecddd2357ff0881a28e797781cb6 (MD5) GléciaSilva_Termo.doc: 69632 bytes, checksum: 0f5b5955caa46742c38e3d1acbce5122 (MD5) Previous issue date: 2018-06-11en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectSociolinguísticapt_BR
dc.subjectVariação linguísticapt_BR
dc.subjectEnsino de espanholpt_BR
dc.titleQue espanhol ensinar? percepções de professores de língua espanhola sobre variação linguísticapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Lima, Fernanda Barboza de-
dc.description.resumoA língua é um instrumento de difusão de culturas. Por isso, língua, sociedade e cultura caminham juntas, influenciando-se mutuamente. Estudar a língua de acordo com essa perspectiva é percebê-la em sua multiplicidade, inter-relacionando-a a fatores externos como o ambiente geográfico onde vivem seus falantes, religião que praticam, suas atividades econômicas, práticas culturais, dentre outros campos. Os estudos sociolinguísticos têm contribuído para uma compreensão mais ampla da realidade linguística. Contudo, ainda há dificuldade de pensar nas aulas de línguas estrangeiras como oportunidades de compreender a heterogeneidade linguística. Nessa perspectiva, o presente trabalho intenta colaborar com esse debate, buscando compreender como professores de Língua Espanhola avaliam suas aulas de espanhol no tocante ao trabalho com as questões sociovariacionistas. Para tanto, pedimos que 5 (cinco) professores de espanhol respondessem um questionário composto com 8 (oito) questões, que inquiriam sobre a compreensão desses professores a respeito das teorias sociolinguísticas, sua importância, e a contribuição dessas teorias para o ensino de Língua Espanhola. Teoricamente, baseamo-nos em obras de cunho sociovariacionista (Mollica, 1992; Tarallo, 1999; Labov, 1972) e que discutissem a pedagogia da variação linguística e sua inserção na formação de professores de Língua (Bortoni-Ricardo, 2005; Faraco, 2008). Compreendemos com os resultados que, embora seja unânime a compreensão da importância da inserção das teorias no ensino de Língua Espanhola, é perceptível o despreparo para a transposição dessas teorias para eventos de ensino.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentLetraspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Espanhol (EAD) - CCAE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GléciaSilva_TCC.pdfTCC574,44 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
GléciaSilva_Termo.docTermo68 kBMicrosoft WordVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons