Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/26278
Tipo: Dissertação
Título: A retórica do narrador em “O barril de amontilla” e “O demônio da perversidade”, de Edgar Allan Poe: uma fantástica configuração da perversidade
Autor(es): Rosendo, Beatriz Oliveira
Primeiro Orientador: Santos, Luciane Alves
Resumo: A maior parte das obras de Edgar Allan Poe, senão todas, são constituídas por narradores intrigantes, sempre envolvidos em mistérios, mortes, crimes e confissões que, no decorrer das histórias, demonstram a escrita milimetricamente pensada de seu criador. Em suas narrativas, o autor revela uma atmosfera de suspense permeada de ambiguidades, nas quais o leitor é inserido e convidado a participar de um jogo enunciativo, comandado pelo narrador, que surge com a finalidade de ludibriá-lo e fazê-lo questionar sobre a veracidade dos “fatos” expostos. As estratégias discursivas são uma das características fundamentais dos escritos de Allan Poe, bem como os seus “narradores não confiáveis” que podem apresentar perturbações mentais e, em alguns de seus contos, sofrem com oscilações de humor, passando a ter atitudes agressivas e imprevisíveis. O conjunto da obra de Poe já foi investigado em diferentes perspectivas; neste trabalho, analisamos a categoria do narrador, levando em consideração o desequilíbrio e a perversidade como elementos responsáveis por suas ações, a fim de demonstrar como a literatura pode espelhar, em menor ou maior grau, a condição dos indivíduos na ficção. Encontramos em “O Barril de Amontillado”, na figura de Montresor, e em “O Dêmonio da Perversidade”, cujo narrador-protagonista não é nomeado, o perverso. Assim, apresentamos reflexões acerca do medo, do mal e dos monstros a fim de expor como essas discussões elucidaram o entendimento sobre o elemento da perversidade no enredo a partir dos narradores, e sobretudo, como a análise da retórica dos protagonistas pôde exibir suas “verdadeiras faces”. Partimos dos seguintes questionamentos: os narradores se enquadrariam como perversos? Qual é o papel da retórica para exposição perversa dos protagonistas? Para tanto, selecionamos os contos “O Demônio da Perversidade” (1845) e “O Barril de Amontillado” (1846), de Edgar Allan Poe, definimos os narradores em primeira pessoa como uma figura pontual na narrativa que configura por meio de seus feitos a perversidade presente nos contos. Para dar suporte à análise, são usados os textos de Arthur Hobson Quinn (1969) e Marie Bonaparte (1958); para a discussão da biografia mais fortuna crítica e discussão teórica, nos apoiaremos em Jean Delumeau (2009); para tratar do medo, Agostinho (1986); para refletir a temática do mal, algumas considerações de Gérard Genette (1972), Ligia Chiappini (1994) e Wayne Booth (1980); para discutir sobre o narrador, outros teóricos que foram indispensáveis para compreender as outras perspectivas que este trabalho aborda. Por fim, apresentamos uma análise correspondente à retórica do narrador e à configuração da perversidade, nos dois contos, comprovando assim que, de acordo com os critérios apontados Montresor e o narrador não nomeado, representa sim um típico perverso.
Abstract: The majority of Edgar Allan Poe’s works, if not all, consist of intriguing narrators, always involved in mysteries, deaths, crimes and confessions that, in the course of the histories, express the deeply thought writing of its creator. In his narratives, the author reveals a thriller atmosphere permeated by ambiguities in which the reader is inserted and invited to participate in a declarative game, guided by the narrator, that arises with the purpose of misleading and making him question the authenticity of the exposed “facts”. The discursive strategies are one of the fundamental characteristics of Allan Poe’s writings, as well as his “unreliable narrators” that can show mental disorders and, in some of his tales, suffer with mood swings, becoming aggressive and unpredictable. Poe’s entire work has been investigated under different perspectives, in this study we analyzed the narrator’s category, considering imbalance and perversity as the elements responsible for his actions, in order to demonstrate how literature can copy, in greater or lower degree, the condition of individuals in fiction. Therefore, we present reflections about fear, evil and monster in order to expose how this discussions clarified the understanding about the element of perversity in the plot, from the narrators above all, how the rhetoric analysis of the protagonists could show its “true faces”. We start from the following questioning: What is the rhetoric paper in the wicked exposition of the protagonists? For this purpose we selected Poe’s tales “The Imp of The Perverse” (1845) and “The Cask of Amontillado” (1846), defined the narrators, in first person, as a specific figure in the narrative that configures, by its actions, the perversity present in the tales. To support the analysis we selected Arthur Hobson Quinn’s (1969) and Marie Bonaparte’s (1958) texts to discuss the critical biography, the theoretical discussion will be supported by Jean Delumeau (2009) to address the fear, Agostinho (1986) to reflect the topic of evil, some considerations from Gérard Genette (1972), Ligia Chiappini (1994) and Wayne Booth (1980) to discuss about the narrator, among other theorists that were essential to understand the other perspectives this work addresses. Finally, we present an analysis corresponding to the narrators rhetoric and the configuration of the perversity in both tales, proving, therefore, that according to the noted criteria, the narrators’ rhetoric is crucial to build the perverse profiles of Montresor and the unnamed narrator, along the narrative.
Palavras-chave: Edgar Allan Poe
Narrador
Perversidade
Narrator
Perversity
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Letras
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Tipo de Acesso: Acesso embargado
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/26278
Data do documento: 31-Ago-2022
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BeatrizOliveiraRosendo_Dissert.pdf1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia
BeatrizOliveiraRosendo_Dissert_Ficha_SIGAA.pdf2,07 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons