Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2629Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Costa , Juliana Silva da | - |
| dc.date.accessioned | 2017-10-23T16:09:02Z | - |
| dc.date.available | 2017-10-23T16:09:02Z | - |
| dc.date.issued | 2016-11-30 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2629 | - |
| dc.description.abstract | Without an abstract in english | pt_BR |
| dc.description.provenance | Submitted by Vanildo Brito (biblioteca@cchla.ufpb.br) on 2017-10-23T16:09:02Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) JSC26012017.pdf: 3759860 bytes, checksum: 30341ddd0ab6ce5e39de255c2ae8493c (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2017-10-23T16:09:02Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) JSC26012017.pdf: 3759860 bytes, checksum: 30341ddd0ab6ce5e39de255c2ae8493c (MD5) Previous issue date: 2016-11-30 | en |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
| dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
| dc.subject | Gênero do discurso | pt_BR |
| dc.subject | Suportes | pt_BR |
| dc.subject | Receita culinária | pt_BR |
| dc.title | O gênero receita culinária nos suportes digital e impresso como objeto de ensino de língua portuguesa | pt_BR |
| dc.type | TCC | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Esvael, Eliana Vasconcelos da Silva | - |
| dc.description.resumo | Esta monografia, intitulada o gênero receita culinária nos suportes digital e impresso como objeto de ensino de língua portuguesa, teve como objetivo analisar a estrutura do gênero receita, que se diferencia dependendo dos suportes digital e impresso por meio da sua linguagem, buscando contribuir com o ensino de língua portuguesa. Para o aporte teórico, nos baseamos nos autores que abordam os gêneros do discurso, como Bakhtin (1997, 1986), Lovato (2009), Marcuschi (2003, 2005 e 2008), Pessoa (2008), bem como autores que tratam dos estudos do letramento, como Soares (1998 e 2002). A pesquisa procura mostrar como o gênero receita culinária se apresenta nos suportes impresso e digital, considerando a linguagem, o letramento e o ensino. Além disso, traz uma proposta de utilizar este gênero como objeto de ensino de língua portuguesa no Ensino Fundamental II. A metodologia abrange análise comparativa do gênero receita culinária e sua linguagem por meio do suporte livro e blog, como também através de sequências didáticas que fazem com que os alunos explorem e compreendam os elementos que este gênero propicia. Salientamos também a importância do trabalho com os gêneros que circulam nos suportes digitais em sala de aula, uma vez que a internet é uma ferramenta necessária e cada vez mais presente na vida dos estudantes, porque contribui com a aquisição de conhecimentos a partir da percepção do outro e dos múltiplos saberes dos envolvidos em um processo de aprendizagem. Diante disto, a pesquisa mostrou que os dois suportes apresentam características e linguagens diferentes, pois o livro se aproxima um pouco mais dos aspectos formais, enquanto que no blog apresenta uma linguagem informal, que se contrapõe ao livro pelo fato de que através do texto digital apela-se para uma proximidade maior com o leitor, enquanto que no meio impresso a linguagem formal estabelece certo distanciamento. Palavras | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Letras Clássicas e Vernáculas | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | TCC - Letras - Português (Curso presencial) | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| JSC26012017.pdf | 3,67 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solicitar uma cópia |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
