Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2629
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCosta , Juliana Silva da-
dc.date.accessioned2017-10-23T16:09:02Z-
dc.date.available2017-10-23T16:09:02Z-
dc.date.issued2016-11-30-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2629-
dc.description.abstractWithout an abstract in englishpt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Vanildo Brito (biblioteca@cchla.ufpb.br) on 2017-10-23T16:09:02Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) JSC26012017.pdf: 3759860 bytes, checksum: 30341ddd0ab6ce5e39de255c2ae8493c (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-10-23T16:09:02Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) JSC26012017.pdf: 3759860 bytes, checksum: 30341ddd0ab6ce5e39de255c2ae8493c (MD5) Previous issue date: 2016-11-30en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectGênero do discursopt_BR
dc.subjectSuportespt_BR
dc.subjectReceita culináriapt_BR
dc.titleO gênero receita culinária nos suportes digital e impresso como objeto de ensino de língua portuguesapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Esvael, Eliana Vasconcelos da Silva-
dc.description.resumoEsta monografia, intitulada o gênero receita culinária nos suportes digital e impresso como objeto de ensino de língua portuguesa, teve como objetivo analisar a estrutura do gênero receita, que se diferencia dependendo dos suportes digital e impresso por meio da sua linguagem, buscando contribuir com o ensino de língua portuguesa. Para o aporte teórico, nos baseamos nos autores que abordam os gêneros do discurso, como Bakhtin (1997, 1986), Lovato (2009), Marcuschi (2003, 2005 e 2008), Pessoa (2008), bem como autores que tratam dos estudos do letramento, como Soares (1998 e 2002). A pesquisa procura mostrar como o gênero receita culinária se apresenta nos suportes impresso e digital, considerando a linguagem, o letramento e o ensino. Além disso, traz uma proposta de utilizar este gênero como objeto de ensino de língua portuguesa no Ensino Fundamental II. A metodologia abrange análise comparativa do gênero receita culinária e sua linguagem por meio do suporte livro e blog, como também através de sequências didáticas que fazem com que os alunos explorem e compreendam os elementos que este gênero propicia. Salientamos também a importância do trabalho com os gêneros que circulam nos suportes digitais em sala de aula, uma vez que a internet é uma ferramenta necessária e cada vez mais presente na vida dos estudantes, porque contribui com a aquisição de conhecimentos a partir da percepção do outro e dos múltiplos saberes dos envolvidos em um processo de aprendizagem. Diante disto, a pesquisa mostrou que os dois suportes apresentam características e linguagens diferentes, pois o livro se aproxima um pouco mais dos aspectos formais, enquanto que no blog apresenta uma linguagem informal, que se contrapõe ao livro pelo fato de que através do texto digital apela-se para uma proximidade maior com o leitor, enquanto que no meio impresso a linguagem formal estabelece certo distanciamento. Palavraspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentLetras Clássicas e Vernáculaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Português (Curso presencial)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JSC26012017.pdf3,67 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons