Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/26308
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCOSTA, HELEN ALVES PEREIRA DA-
dc.date.accessioned2023-02-16T12:54:31Z-
dc.date.available2024-01-27-
dc.date.available2023-02-16T12:54:31Z-
dc.date.issued2022-12-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/26308-
dc.description.abstractThe present work brings a descriptive and field research resulting from the experience built in the Mandatory Curricular Internship in Psychology, at the Fundação Centro Integrado de Apoio ao Portador de Deficiência (FUNAD). The research aimed to understand the context (gender and care relations, the overload resulting from the role of caregiver, socioeconomic conditions, experiences of capacitism in different spaces, among other emerging themes) of family members of people with intellectual disabilities. To this end, after approval of the protocol by the Research Ethics Committee of the Health Sciences Center of the UFPB, under CAEE: 63116022.9.0000.5188, we started the practices divided into two moments: listening to those responsible for the users (as), and the Creativity Workshops. We used a sociodemographic questionnaire to listen to the 27 interviewed families. The collected data guided the formulation of the Creativity Workshops as a tool for dialogue, reception and exchange of experiences, which we held 24 Creativity Workshops (10 on Monday, 8 on Wednesday and 6 on Friday) covering 3 groups other than mothers, with an average duration of 1 hour. The relationship between gender and care could be glimpsed in the process of listening to the families and in the Workshops through an exclusive audience of female caregivers. Reports emerged of empowering experiences, the overload of the role of caregiver, blaming the condition of a person with an intellectual disability on the part of family members, and others. It is concluded that such women demand a look at their situation of overload and invisibility, raising the urgency of formulating interventions that welcome their narratives, enable the protagonism of such a group, and above all, problematize the naturalization of the social role of women as caregivers.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Meirylane Lopes (meirylanelopes@cchla.ufpb.br) on 2023-02-16T12:54:31Z No. of bitstreams: 1 TCC Helen Costa.pdf: 1181921 bytes, checksum: ed741dcc7adbf7480cfb190b1da3e372 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-02-16T12:54:31Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC Helen Costa.pdf: 1181921 bytes, checksum: ed741dcc7adbf7480cfb190b1da3e372 (MD5) Previous issue date: 2022-12en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso restritopt_BR
dc.subjectModelo Social, Deficiência, Gênero, Cuidado, Oficinas de Criatividade.pt_BR
dc.titleDeficiência, gênero, cuidado e interdependência: Relato de experiência com mães de pessoas com deficiência intelectualpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Medeiros, Lívia Laenny Vieira Pereira de-
dc.description.resumoO presente trabalho traz uma pesquisa descritiva e de campo decorrente da experiência construída no Estágio Curricular Obrigatório em Psicologia, na Fundação Centro Integrado de Apoio ao Portador de Deficiência (FUNAD). A pesquisa teve como objetivo compreender o contexto (as relações de gênero e cuidado, a sobrecarga decorrente do papel de cuidadora, as condições socioeconômicas, vivências de capacitismo em diferentes espaços, entre outras temáticas emergentes) dos familiares de pessoas com deficiência intelectual. Para tal, após aprovação do protocolo no Comitê de Ética em pesquisa do Centro de Ciências da Saúde da UFPB, sob o CAEE: 63116022.9.0000.5188, iniciamos as práticas divididas em dois momentos: a escuta dos(as) responsáveis pelos(as) usuários(as), e as Oficinas de Criatividade. Utilizamos um questionário sociodemográfico na escuta das 27 famílias entrevistadas. Os dados coletados nortearam a formulação das Oficinas de Criatividade enquanto ferramenta de diálogo, acolhimento e troca de experiências, as quais realizamos 24 Oficinas de Criatividade (10 na segunda-feira, 8 na quarta-feira e 6 na sexta-feira) contemplando 3 grupos distintos de mães, com duração média de 1 hora. A relação entre gênero e cuidado pôde ser vislumbrada no processo de escuta das famílias e nas Oficinas através de um público exclusivo de mulheres cuidadoras. Emergiram relatos de vivências capacitistas, da sobrecarga do papel de cuidadora, da culpabilização pela condição de pessoa com deficiência intelectual por parte de familiares, e outros. Conclui-se que tais mulheres demandam um olhar para sua situação de sobrecarga e invisibilidade, levantando a urgência de formular intervenções que acolham suas narrativas, possibilitem o protagonismo de tal grupo, e sobretudo, problematize a naturalização do papel social da mulher enquanto cuidadora.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentPsicologiapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Psicologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Helen Costa.pdf1,15 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.