Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/26313
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFelix, Vitória Moniza Sousa-
dc.date.accessioned2023-02-17T13:33:48Z-
dc.date.available2022-06-30-
dc.date.available2023-02-17T13:33:48Z-
dc.date.issued2022-06-20-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/26313-
dc.description.abstractThe WebMO application, which has a 3-D interface for molecular visualization and construction, has been regularly employed in collaborative and distance learning environments. Which can be used without the need for internet, the App makes it even easier to use inside and outside the classroom. In this context, we aim to develop tutorial videos on the use of the application in order to facilitate its access and use for students and teachers of higher education. In this scenario, we created tutorial videos seeking to demonstrate the basic and fundamental tools of the application, organizing the content into a set of three videos. To facilitate access, we make the tutorials available on a free and easily accessible video platform. We highlight how the use of Digital Information and Communication Technologies (TDIC) enable an exchange of experiences between teachers and students and allow the sharing of resulting learning. We emphasize that the use of video tutorials inside and outside the classroom has great potential as a pedagogical support tool in the teaching and learning process.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Roberval Silva (ber-val@hotmail.com) on 2023-02-17T13:33:48Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) VMSF17022023-MQ064.pdf: 861724 bytes, checksum: 4e828106764bba1e3bfd69eab96e41d4 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-02-17T13:33:48Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) VMSF17022023-MQ064.pdf: 861724 bytes, checksum: 4e828106764bba1e3bfd69eab96e41d4 (MD5) Previous issue date: 2022-06-20en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectQuímicapt_BR
dc.subjectEnsino - aprendizagem de químicapt_BR
dc.subjectFerramenta de apoio pedagógicopt_BR
dc.titleElaboração de vídeos tutorias para uso do WebMO® no ensino de quimicapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Moura Júnior, Renaldo Tenório de-
dc.contributor.advisor-co1Lima, Ewerton Matias de-
dc.description.resumoO aplicativo do WebMO, que possui interface 3-D para visualização e construção de molecular, tem sido regularmente empregado em ambientes de aprendizagem colaborativa e à distância. Que podem ser utilizados sem a necessidade de internet o App facilita ainda mais seu uso dentro e fora da sala de aula. Neste contexto objetivamos elaborar vídeos tutoriais sobre o uso do aplicativo com o intuito de facilitar seu acesso e uso para estudantes e professores do ensino superior. Nesse cenário elaboramos os vídeos tutoriais buscando demonstrar as ferramentas básicas e fundamentais do aplicativo, organizando o conteúdo em conjunto de três vídeos. Para facilitar ao acesso disponibilizamos os tutorias em uma plataforma de vídeo gratuita e de fácil aceso. Destacamos sobre como a utilização das (TDIC) Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação possibilitam uma troca de experiências entre professores e alunos e permitem o compartilhamento de aprendizagem decorrentes. Ressaltamos que o uso de vídeos tutorias dentro e fora da sala tem um grande potencial como uma ferramenta de apoio pedagógico no processo de ensino e aprendizagem.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentQuímica e Físicapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS AGRÁRIAS::QUIMICApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Química - CCA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
VMSF17022023-MQ064.pdf841,53 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons