Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2632
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBatista, Jéssica Holanda de Medeiros-
dc.date.accessioned2017-10-24T12:54:52Z-
dc.date.available2017-07-20-
dc.date.available2017-10-24T12:54:52Z-
dc.date.issued2017-06-08-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2632-
dc.description.abstractCe travail a pour objet de recherche la littérature et son rôle en classe de Français Langue Étrangère (FLE) à partir d’une proposition d’étude d’un conte francophone. Pour cela, nous nous appuyons sur des auteurs qui travaillent avec la didactique du texte littéraire dans l’enseignement du FLE, comme Marie-Claude Albert, Marc Souchon et Amor Séoud. Notre objectif est d’analyser la pertinence du texte littéraire francophone dans la classe de FLE visant une éducation orientée aux découvertes culturelles. Afin d’atteindre cet objectif, le premier chapitre abordera le parcours de la littérature dans les méthodologies du FLE au fil du temps et abordera la littérature en tant que document authentique. Le travail avec l’interculturel est un des axes fondamentaux du retour du texte littéraire (TL) à l’enseignement du FLE. En plus, ce document pédagogique sera travaillé aussi comme source de motivation et de plaisir en salle de classe. Finalement, compte tenu de toute cette discussion relative à la littérature, nous proposerons une étude de notre corpus, le conte francophone L’OS qui se trouve dans le livre Les Nouveaux Contes d’Amadou Koumba, écrit par Birago Diop (1961).pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Letras presencial Coordenação (letras.presencial@cchla.ufpb.br) on 2017-10-24T12:54:52Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) JHMB20072017.pdf: 4308584 bytes, checksum: 4b72a8b2e85f587e49528db972208164 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-10-24T12:54:52Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) JHMB20072017.pdf: 4308584 bytes, checksum: 4b72a8b2e85f587e49528db972208164 (MD5) Previous issue date: 2017-06-08en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectLiteraturapt_BR
dc.subjectFrancês Língua Estrangeirapt_BR
dc.subjectConto francófonopt_BR
dc.subjectLittératurept_BR
dc.subjectFrançais Langue Étrangèrept_BR
dc.subjectconte francophonept_BR
dc.titleLiteratura e aula de FLE: trabalhando com conto francófonopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Venâncio, Karina Chianca-
dc.description.resumoEste trabalho tem como objeto de pesquisa a literatura e o seu papel em sala de aula de Francês Língua Estrangeira (FLE) a partir de uma proposta de estudo com conto francófono. Para isso, baseamo-nos em autores que trabalham com a Didática da Literatura no ensino de FLE, como Marie-Claude Albert, Marc Souchon e Amor Séoud. Temos como objetivo analisar a pertinência do texto literário francófono na aula de FLE visando uma educação voltada para descobertas culturais. Para alcançar tal objetivo, o primeiro capítulo abordará o percurso da literatura nas metodologias de FLE ao longo do tempo e também tecerá sobre a literatura enquanto documento autêntico. O trabalho com o intercultural é um dos eixos fundamentais do retorno do texto literário (TL) ao ensino do FLE. Ademais, esse documento pedagógico também será discutido como fonte de motivação e prazer em sala de aula. Por último, à luz de toda a discussão acerca da literatura, proporemos um estudo do nosso corpus, o conto francófono L’OS presente no livro Les Nouveaux Contes d’Amadou Koumba, escrito por Birago Diop (1961).pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentLetras Estrangeiras Modernaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Francês (Curso presencial)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JHMB20072017.pdf4,21 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons