Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/26359
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Souza, Rebeca Araújo de | - |
dc.date.accessioned | 2023-02-24T12:48:24Z | - |
dc.date.available | 2022-09-16 | - |
dc.date.available | 2023-02-24T12:48:24Z | - |
dc.date.issued | 2021-02-18 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/26359 | - |
dc.description.abstract | No abstract. | pt_BR |
dc.description.abstract | RESUMEN. Esta investigación se centra en la obra del artista contemporáneo Antonio Dias, precisamente en la experiencia colectiva de producir la serie Papeles del Nepal. Se enumeraron tres trabajos para hacer posible la investigación: O Lugar do Trabalho, 1977; Martelando Muros, 1977; y Dance, 1977/78. El estudio que incluye un sesgo histórico y documental accedió a datos de archivos, colecciones en museos, videos, imágenes, obras visualizadas en exposiciones y reservas técnicas, entrevistas a contemporáneos y familiares del artista, también caracterizado como investigación de campo. El punto principal es comprender la experiencia de convivencia creativa entre el artista y los artesanos nepaleses que incluye la realización de la voluntad de poder en Antonio Dias. Retomaré los primeros años de carrera de Dias 1963-1976 con miras a dibujar parámetros de aprehensión de los Papeles del Nepal, contextualizando e historizando los deseos y elecciones del artista. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Fernando Augusto Alves Vieira (fernandovieira@biblioteca.ufpb.br) on 2023-02-24T11:00:54Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) RebecaAraújoDeSouza_Dissert.pdf: 11301563 bytes, checksum: 9cb8001f496354646dc0bf801a3007c8 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Biblioteca Digital de Teses e Dissertações BDTD (bdtd@biblioteca.ufpb.br) on 2023-02-24T12:48:24Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) RebecaAraújoDeSouza_Dissert.pdf: 11301563 bytes, checksum: 9cb8001f496354646dc0bf801a3007c8 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2023-02-24T12:48:24Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) RebecaAraújoDeSouza_Dissert.pdf: 11301563 bytes, checksum: 9cb8001f496354646dc0bf801a3007c8 (MD5) Previous issue date: 2021-02-18 | en |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Arte contemporânea | pt_BR |
dc.subject | Antonio Dias | pt_BR |
dc.subject | Papéis do Nepal - Obras | pt_BR |
dc.subject | Contemporary art | pt_BR |
dc.subject | Nepal papers - Works | pt_BR |
dc.subject | Artes manuais | pt_BR |
dc.subject | Produção artística coletiva | pt_BR |
dc.subject | Trajetória artística | pt_BR |
dc.subject | Vontade de potência | pt_BR |
dc.subject | Papel hecho a mano | pt_BR |
dc.subject | Trabajo manual | pt_BR |
dc.subject | Experiencia colectiva | pt_BR |
dc.subject | Voluntad de poder | pt_BR |
dc.title | Antonio Dias e os papéis do Nepal | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Lehmkuhl, Luciene | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9431333621404513 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/8403189441670160 | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta pesquisa enfoca a obra do artista contemporâneo Antonio Dias (1944-2018), precisamente a experiência coletiva de produção da série Papéis do Nepal, iniciada em incursão à Barabishe no final da década de 1970. Em prol do aprofundamento investigativo, três trabalhos que compõe o conjunto são colocados em relevo para análise: O Lugar do Trabalho, 1977; Martelando Muros, 1977; e Dança, 1977/78. O estudo, de viés histórico e documental, teve como recursos metodológicos centrais para seu desenvolvimento: revisão bibliográfica relativa à obra de Dias e ao contexto sociocultural no qual se inscreve; pesquisa em arquivos, acervos de museus, coleções públicas/ particulares e reservas técnicas que preservam a produção e os documentos de memória do artista; realização de entrevistas semiestruturadas com seus contemporâneos e familiares; pesquisa de campo nas cidades brasileiras que compõe sua a trajetória e detêm instituições que salvaguardam sua obra – Campina Grande, Rio de Janeiro e São Paulo. A dissertação tem como objetivo central discutir a experiência de convívio criativo entre esse artista vanguardista e os artesãos nepaleses, dimensionando como essa vivência interterritorial/cultural criou condições para a concretização da vontade de potência em Antonio Dias, na perspectiva filosófica nietzschiana. Os primeiros anos de carreira do artista (1963- 1976) são retomados no texto com intuito de contextualizar e historicizar as vontades e escolhas que conduziram o artista a produzir os Papéis do Nepal até o final de seu percurso artístico. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Artes Visuais | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::EDUCACAO ARTISTICA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA) - Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
RebecaAraújoDeSouza_Dissert.pdf | 11,04 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons