Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/26359
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSouza, Rebeca Araújo de-
dc.date.accessioned2023-02-24T12:48:24Z-
dc.date.available2022-09-16-
dc.date.available2023-02-24T12:48:24Z-
dc.date.issued2021-02-18-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/26359-
dc.description.abstractNo abstract.pt_BR
dc.description.abstractRESUMEN. Esta investigación se centra en la obra del artista contemporáneo Antonio Dias, precisamente en la experiencia colectiva de producir la serie Papeles del Nepal. Se enumeraron tres trabajos para hacer posible la investigación: O Lugar do Trabalho, 1977; Martelando Muros, 1977; y Dance, 1977/78. El estudio que incluye un sesgo histórico y documental accedió a datos de archivos, colecciones en museos, videos, imágenes, obras visualizadas en exposiciones y reservas técnicas, entrevistas a contemporáneos y familiares del artista, también caracterizado como investigación de campo. El punto principal es comprender la experiencia de convivencia creativa entre el artista y los artesanos nepaleses que incluye la realización de la voluntad de poder en Antonio Dias. Retomaré los primeros años de carrera de Dias 1963-1976 con miras a dibujar parámetros de aprehensión de los Papeles del Nepal, contextualizando e historizando los deseos y elecciones del artista.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Fernando Augusto Alves Vieira (fernandovieira@biblioteca.ufpb.br) on 2023-02-24T11:00:54Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) RebecaAraújoDeSouza_Dissert.pdf: 11301563 bytes, checksum: 9cb8001f496354646dc0bf801a3007c8 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Biblioteca Digital de Teses e Dissertações BDTD (bdtd@biblioteca.ufpb.br) on 2023-02-24T12:48:24Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) RebecaAraújoDeSouza_Dissert.pdf: 11301563 bytes, checksum: 9cb8001f496354646dc0bf801a3007c8 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-02-24T12:48:24Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) RebecaAraújoDeSouza_Dissert.pdf: 11301563 bytes, checksum: 9cb8001f496354646dc0bf801a3007c8 (MD5) Previous issue date: 2021-02-18en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectArte contemporâneapt_BR
dc.subjectAntonio Diaspt_BR
dc.subjectPapéis do Nepal - Obraspt_BR
dc.subjectContemporary artpt_BR
dc.subjectNepal papers - Workspt_BR
dc.subjectArtes manuaispt_BR
dc.subjectProdução artística coletivapt_BR
dc.subjectTrajetória artísticapt_BR
dc.subjectVontade de potênciapt_BR
dc.subjectPapel hecho a manopt_BR
dc.subjectTrabajo manualpt_BR
dc.subjectExperiencia colectivapt_BR
dc.subjectVoluntad de poderpt_BR
dc.titleAntonio Dias e os papéis do Nepalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Lehmkuhl, Luciene-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9431333621404513pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8403189441670160pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa enfoca a obra do artista contemporâneo Antonio Dias (1944-2018), precisamente a experiência coletiva de produção da série Papéis do Nepal, iniciada em incursão à Barabishe no final da década de 1970. Em prol do aprofundamento investigativo, três trabalhos que compõe o conjunto são colocados em relevo para análise: O Lugar do Trabalho, 1977; Martelando Muros, 1977; e Dança, 1977/78. O estudo, de viés histórico e documental, teve como recursos metodológicos centrais para seu desenvolvimento: revisão bibliográfica relativa à obra de Dias e ao contexto sociocultural no qual se inscreve; pesquisa em arquivos, acervos de museus, coleções públicas/ particulares e reservas técnicas que preservam a produção e os documentos de memória do artista; realização de entrevistas semiestruturadas com seus contemporâneos e familiares; pesquisa de campo nas cidades brasileiras que compõe sua a trajetória e detêm instituições que salvaguardam sua obra – Campina Grande, Rio de Janeiro e São Paulo. A dissertação tem como objetivo central discutir a experiência de convívio criativo entre esse artista vanguardista e os artesãos nepaleses, dimensionando como essa vivência interterritorial/cultural criou condições para a concretização da vontade de potência em Antonio Dias, na perspectiva filosófica nietzschiana. Os primeiros anos de carreira do artista (1963- 1976) são retomados no texto com intuito de contextualizar e historicizar as vontades e escolhas que conduziram o artista a produzir os Papéis do Nepal até o final de seu percurso artístico.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentArtes Visuaispt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Artes Visuaispt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::EDUCACAO ARTISTICApt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA) - Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RebecaAraújoDeSouza_Dissert.pdf11,04 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons