Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2637| Tipo: | TCC |
| Título: | Possíveis novas perspectivas críticas em Tristão e Isolda |
| Autor(es): | Silva, Laíz Sionelle Costa Teixeira |
| Primeiro Orientador: | Souza Filho, José Alexandrino de |
| referee1 : | Fernandes, Aglaé |
| referee2: | Meira, Vinícius |
| referee3 : | Delplagne, Luciana |
| Resumo: | O objetivo deste trabalho é estudar o Romance de Tristão e Isolda, uma das narrativas medievais mais conhecidas, “resgatada” pelos românticos do século XIX e popularizada ao longo do século seguinte, a partir de três pontos de vista. O primeiro deles consiste em tentar entender como uma obra oriunda do folclore celta e anglo-saxão, cuja ação se passa na Inglaterra e Irlanda, entrou para o cânone literário francês da época. Para tal, iremos nos servir do conceito de trânsito literário. Em seguida, tentaremos ressaltar a presença de uma prática judiciária medieval hoje pouco lembrada, o ordálio, ou seja, o “julgamento de Deus”, a partir de comentários ao capítulo XII da obra. Finalmente, faremos uma breve incursão no domínio do cômico, pois esta narrativa, cujo protagonista é antes o amor do que os amantes, apresenta também passagens cômicas que criam um contraponto às aventuras e desventuras dessa que poderia talvez ser considerada a primeira grande história de amor da literatura ocidental. |
| Abstract: | Le but de ce travail est d’étudier le Roman de Tristan et Iseult, l’une des narratives médiévales les plus connues, « rattrapée » par les Romantiques du XIXème siècle et devenue populaire au fil du siècle suivant, à partir de trois points de vue. Le premier consiste à essayer de compreendre comment une oeuvre issue du folklore celte et anglo-saxon, dont l’action se passe en Angleterre et en Irlande, est entrée dans le canon littéraire français de l’époque. Pour y arriver, nous nous servirons du concept de transit littéraire. Ensuite, nous essaierons de mettre en relief la présence d’une pratique judiciaire médiévale dont on parle assez peu aujourd’hui : l’ordalie, c’est-à-dire, le « jugement de Dieu », à partir des commentaires au chapitre XII. Finalement, nous ferons un brief parcours dans le domaine du comique, car cette narrative, dont le protagoniste est plutôt l’amour que les amants, présente également des passages comiques qui fonctionnent comme contrepoids aux aventures et mésaventures de celle qu’on pourrait peut-être considérer comme la première grande histoire d’amour de la littérature occidentale. |
| Palavras-chave: | Romance de Tristão e Isolda Trânsito literário Ordálio Cômico Roman de Tristan et Iseult Transit littéraire Ordalie Comique |
| CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Letras Estrangeiras Modernas |
| Tipo de Acesso: | Acesso restrito |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2637 |
| Data do documento: | 9-Jun-2017 |
| Aparece nas coleções: | TCC - Letras - Francês (Curso presencial) |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| LSCTS20072017.pdf | 644,92 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solicitar uma cópia |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
