Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2643
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Vânia Rodrigues da-
dc.date.accessioned2017-10-25T11:19:40Z-
dc.date.available2016-11-24-
dc.date.available2017-10-25T11:19:40Z-
dc.date.issued2016-11-24-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2643-
dc.description.abstractThis work presents the contributions of some authors on the playful in psychopedagogy and how it contributes to the process of child development. The intention is to understand to what extent games and games can contribute to this process. With that we question: Is the playful one really motivating students to study? How are content worked through play more attractive to students? How can playfulness help in psychopedagogical intervention? Having as general objective To make a bibliographic survey about the playful as an auxiliary factor in the natural development of each individual, awakening their potential in the motor, affective and cognitive areas. And, specifically, we have as objectives: to identify how the playful is determinant for the development of children, To analyze what the authors say about play as a triggering factor of learning and to draw possibilities of games and games in the psychopedagogical perspective.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2017-10-25T11:19:40Z No. of bitstreams: 1 VRS24112016.pdf: 873782 bytes, checksum: 4f6cc4dc9f655659b2383c95591016c3 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-10-25T11:19:40Z (GMT). No. of bitstreams: 1 VRS24112016.pdf: 873782 bytes, checksum: 4f6cc4dc9f655659b2383c95591016c3 (MD5) Previous issue date: 2016-11-24en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectPsicopedagogiapt_BR
dc.subjectDesenvolvimento infantilpt_BR
dc.subjectLúdico - jogos e brincadeiraspt_BR
dc.titleO lúdico na psicopedagogia: os jogos como fator de desenvolvimento infantilpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Oliveira, Márcia Paiva de-
dc.description.resumoEste trabalho apresenta as contribuições de alguns autores sobre o lúdico e ressalta como os jogos, brinquedos e brincadeiras contribui para o processo de desenvolvimento infantil. Por essa razão e por ser a própria essência da infância, o lúdico tem grande influência no trabalho de intervenção psicopedagógica junto às crianças com dificuldade de aprendizagem. A escolha por esse tema de estudo teve origem no Estágio Supervisionado Institucional, ocasião em que pude observar no contexto escolar a dinâmica lúdica como fator de desenvolvimento. Portanto, com esse estudo pretendemos perceber até que ponto os jogos e brincadeiras podem contribuir para o processo de desenvolvimento infantil, na ótica dos autores pesquisados. O objetivo geral do estudo priorizamos: Fazer um levantamento bibliográfico acerca do lúdico como fator auxiliar no desenvolvimento cognitivo do indivíduo, despertando seus potenciais também nas áreas motoras e afetivas. O método é um levantamento teórico. Esperamos com esse estudo trazer contribuições para a área da Psicopedagogia e para os futuros psicopedagogos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentPsicopedagogiapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Psicopedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
VRS24112016.pdf853,3 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.