Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/26450
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAzevêdo, Mayara Silvestre de Castro.-
dc.date.accessioned2023-03-17T15:30:35Z-
dc.date.available2023-03-17T15:30:35Z-
dc.date.issued2016-12-06-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/26450-
dc.description.abstractIt is emphasized the importance of document management to a better functioning of the school archives, by means of the diagnostic of the archive of Liceu Paraibano School, in order to analyze the situation of the documental collection in relation to the archival technical procedures. It is highlighted the importance of document management in the school public archives and its importance to the socio- educational memory of Paraíba. The adopted methodology was the diagnostic, whose results show that the documentation do not have any archival treatment, once the two civil servants who are responsible by the studied archive do not have any technical knowledge about the area. It is also verified that a part of the school collection was destroyed when it is compared the year of foundation of the institution with the most antique documentation found. From the obtained results, it is possible to affirm that the studied archive is required urgent providences by the managers in relation to the treatment of documents to the memory preservation of one educational institution so important for the society of Paraíba.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Ana Cláudia Lopes de Almeida (analopes@ccsa.ufpb.br) on 2023-03-17T15:30:35Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) MSCA17032023.pdf: 1179754 bytes, checksum: 5932e088e43aa5a983865951a3f130a8 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-03-17T15:30:35Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) MSCA17032023.pdf: 1179754 bytes, checksum: 5932e088e43aa5a983865951a3f130a8 (MD5) Previous issue date: 2016-12-06en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectArquivo Escolar.pt_BR
dc.subjectArquivo público escolar.pt_BR
dc.subjectDiagnóstico.pt_BR
dc.subjectGestão Documental.pt_BR
dc.subjectEscola Liceu Paraibano.pt_BR
dc.subjectArquivologia.pt_BR
dc.titleArquivo público escolar: diagnóstico do arquivo da Escola Liceu Paraibanopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Brito, Rosa Zuleide de Lima.-
dc.description.resumoEnfatizar a importância da gestão documental para um melhor funcionamento dos arquivos escolares, diagnosticando o arquivo da Escola Liceu Paraibano com vistas a analisar a situação do acervo documental quanto aos procedimentos técnicos arquivísticos. Destacar a importância da gestão documental nos arquivos públicos escolares e sua importância para a memória sócio-educacional paraibana. A metodologia utilizada foi o diagnóstico, cujos resultados mostram que a documentação não possui nenhum tratamento arquivístico, uma vez que as duas funcionárias responsáveis pelo arquivo estudado não possuem nenhum conhecimento técnico da área. Verificou-se também que parte do acervo da escola foi destruído quando se compara o ano de fundação da instituição com o ano da documentação mais antiga. Diante dos resultados obtidos, podemos afirmar que o arquivo estudado urge providências por parte dos gestores quanto ao tratamento dos documentos para a preservação da memória de uma instituição educacional tão importante para a sociedade paraibana.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiência da Informaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::ARQUIVOLOGIApt_BR
Aparece nas coleções:CCSA - TCC - Ciências Contábeis

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MSCA17032023.pdf1,15 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons