Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/26453
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSouza Neto, João Paulino de-
dc.date.accessioned2023-03-20T13:08:33Z-
dc.date.available2022-02-10-
dc.date.available2023-03-20T13:08:33Z-
dc.date.issued2020-03-20-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/26453-
dc.description.abstractThe fan partner program has been growing rapidly among clubs in Brazil, as it is a source of income for clubs and a way to bring their supporters closer and loyal. Objective. This study aims to identify the motivational factors for joining the Botafogo Football Club Supporter Member Program. Methodology. The research is of the document analysis type. In the study, the sample consisted of 591 people, including partners and non-members. The instrument used was a questionnaire built by the company Futebolcard, responsible for the creation and execution of the survey. The analyzes were based on primary data collected through an online form that covered fan identification and devotion scales, choices related to the fan partner program, and sociodemographic information. The variables analyzed were the following motivational aspects for joining the program: plan advantages, frequency of going to games, program attendance and influence of soccer results. Data were analyzed using descriptive and statistical analyses. Results. The results analyzed showed that the main factors determined were those related to advantages: advantages of the plans (86.1%), frequency of going to the games (83.9%), attendance of the program (65.1%). The dimension of least motivation was the influence of soccer results (45.9%). Final considerations. It was found that the main reasons for joining the Botafogo Football Club supporter partner program were the benefits of the plans, quality of service and frequency of visits to the games by the fans. The dimensions of lesser potential were related to the team's performance on the field.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Tahis Silva (tahis@ccs.ufpb.br) on 2023-03-20T13:08:33Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) JPSN10022022.pdf: 544769 bytes, checksum: f3986fd153537a6533839cc6de219f8d (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-03-20T13:08:33Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) JPSN10022022.pdf: 544769 bytes, checksum: f3986fd153537a6533839cc6de219f8d (MD5) Previous issue date: 2020-03-20en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectSócio torcedor.pt_BR
dc.subjectBotafogo futebol clubept_BR
dc.subjectFatores Motivacionaispt_BR
dc.titleFatores motivacionais para adesão ao programa de sócio torcedor do Botafogo Futebol Clubept_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Leonídio, Luciano Flavio da Silva-
dc.description.resumoO programa de sócio torcedor vem crescendo rapidamente entre os clubes do Brasil, por ser uma fonte de renda para os clubes e uma forma de aproximar e fidelizar os seus adeptos. Objetivo. O presente estudo tem por objetivo identificar os fatores motivacionais para adesão ao programa de sócio torcedor do botafogo futebol clube. Metodologia. A pesquisa é do tipo análise documental. No estudo a amostra foi composta por 591 pessoas, entre sócios e não sócios. O instrumento utilizado foi um questionário construído pela empresa Futebolcard, responsável pela criação e execução da pesquisa. As análises basearam-se em dados primários coletados por meio de formulário online que abrangeu escalas de identificação e devoção dos torcedores, escolhas relacionadas ao programa de sócio torcedor e informações sociodemográficas. As variáveis analisadas foram os seguintes aspectos motivacionais para adesão ao programa: vantagens dos planos, frequência de ida aos jogos, atendimento do programa e influência de resultados do futebol. Os dados foram analisados através de análises descritivas e estatísticas. Resultados. Os resultados analisados demonstraram que os principais fatores determinados foram aqueles relacionados a vantagens: vantagens dos planos (86,1%), frequência de ida aos jogos (83,9%), atendimento do programa (65,1%). A dimensão de menor motivação foi a influência dos resultados do futebol (45,9%). Considerações Finais. Verificou-se que os principais motivos para adesão ao programa de sócio torcedor do botafogo futebol clube foram vantagens dos planos, qualidade de atendimento e frequência de ida aos jogos por parte do torcedor. As dimensões de menor potencial estiveram relacionadas ao desempenho do time em campo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducação Físicapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Educação Física (Bacharelado)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JPSN10022022.pdf532 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons