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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/26476
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Reis, Luana Araujo | - |
dc.date.accessioned | 2023-03-21T11:53:42Z | - |
dc.date.available | 2022-12-13 | - |
dc.date.available | 2023-03-21T11:53:42Z | - |
dc.date.issued | 2022-07-01 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/26476 | - |
dc.description.abstract | En 2019, por iniciativa de los estudiantes, se creó un grupo teatral que luego se unió al colectivo de extensión del Departamento de Artes Escénicas de la Universidad Federal de Paraíba llamado Boiuna Luna. Este trabajo de conclusión de curso presenta un estudio de caso sobre la obra El despertar de la primavera del dramaturgo alemán Frank Wedekind, elaborado por este colectivo, y tiene como objetivo informar la importancia de crear y utilizar el maquillaje en la preparación de las actrices. Este estudio comienza con los conceptos y fundamentos del maquillaje para que el lector pueda comprender la evolución del uso del maquillaje dentro y fuera del escenario. A través de entrevistas, se reveló que la composición visual, creada para el maquillaje, participa de la creación artística general del espectáculo, no siendo solo un accesorio de la escena. | pt_BR |
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dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Teatro | pt_BR |
dc.subject | Maquiagem cênica | pt_BR |
dc.subject | Caracterização | pt_BR |
dc.subject | Composição visual | pt_BR |
dc.title | Processo de criação da maquiagem no espetáculo O Despertar da Primavera do Coletivo Boiuna Luna | pt_BR |
dc.title.alternative | Process of creating makeup in the show The Awakening of Spring of the Collective Boiuna Luna | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Vasconcelos, José Everaldo de Oliveira | - |
dc.description.resumo | Em 2019, por iniciativa dos discentes, houve a criação de um grupo teatral que, posteriormente, filiou-se ao coletivo de extensão do Departamento de Artes Cênicas da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) chamado de Boiuna Luna. Este trabalho de conclusão de curso apresenta um estudo de caso sobre a peça O Despertar da Primavera do dramaturgo alemão Frank Wedekind, elaborada por este coletivo, e tem o objetivo de relatar a importância da criação e da utilização da maquiagem na preparação das atrizes. Este estudo se inicia com conceitos e fundamentos da maquiagem para possibilitar ao leitor a compreensão da evolução do uso da maquiagem dentro e fora de cena. Por meio de entrevistas, revelou-se que a composição visual, criada para a maquiagem, participa da criação artística geral do espetáculo, não sendo apenas um acessório da cena. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Artes Cênicas | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
dc.relation.references | DIAS, Juliana Nôro. A maquiagem artística e as novas mídias: processos virtuais de ensino-aprendizagem da maquiagem no teatro. 2018. 49 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Artes Cênicas) - Universidade de Brasília, Brasília, 2018. DONDIS, Donis A. Sintaxe da linguagem visual. São Paulo: Martins Fontes, 2003. GARDNER, H. O verdadeiro, o belo e o bom: novas diretrizes para a educação no século XXI. Rio de Janeiro: Rocco, 2012. GRÖNING, Karl. Body decoration: a world survey of body-art. New York: Vendome Press,1998. JEUDY, Herri-Pierre. O corpo como objeto de arte. Tradução: Teresa Lourenço. São Paulo: Estação Liberdade, 2002. KANT, I. Crítica da faculdade do juízo. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1993. MAGALHÃES, Mona. Caracterização Teatral: uma arte a ser desvendada. In: TELLES, Narciso; FLORENTINO, Adilson (orgs.). Cartografias do Ensino de Teatro. Uberlândia: EDUFU, 2009. MENDES, Aline Bastos et al. Das feições às intenções: uma primeira análise da arte rupestre. In: SEMINÁRIO DE HISTÓRIA DA ARTE, 10., 2011, Pelotas. Anais [...] Pelotas: UFPEL, 2011. Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/Arte/article/view/6. Acesso em: 11 mar. 2022. PAVIS, Patrice. Dicionário de teatro. São Paulo: Perspectiva, 1999. PAVIS, Patrice. A análise dos espetáculos. Tradução: Sérgio Sálvia Coelho. São Paulo: Perspectiva, 2003. PRONKO, Leonard C. Teatro: leste & oeste. São Paulo: Perspectiva, 1986. RAMOS, Adriana Vaz. O design de aparência dos atores e a comunicação em cena. São Paulo: Senac, 2013. SAMPAIO, José Roberto Santos. A maquiagem de Claudete Elóy na Cia de Teatro da UFBA. Salvador, BA: PPGAC-UFBA, 2007. SILVA, J. C.; SILVA, A. C. T. Pressupostos da teoria semiótica de Peirce e sua aplicação na análise das representações em química. In: COLÓQUIO INTERNACIONAL EDUCAÇÃO E CONTEMPORANEIDADE, 6., 2012, São Cristóvão. Anais eletrônicos...São Cristóvão: EDUCON, 2012. SILVA, Joseane Maria da. A maquiagem como experiência artística e pedagógica. 2020. 111 f., il. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes. Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas, Natal, 2020. STANISLAVSKI, Constantin. Manual do ator. São Paulo: Martins Fontes,1989. VITA, Ana Carlota Regis. História da maquiagem, da cosmética e do penteado: em busca da perfeição. São Paulo: Anhembi Morumbi, 2008. WEDEKIND, Frank. O despertar da primavera. 3. ed. Trad. Maria Adélia Silva Melo. Lisboa: Estampa, 2008 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Teatro (Bacharelado) |
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