Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/26479
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFernandes, Maria Raíssala Bezerra-
dc.date.accessioned2023-03-21T12:29:49Z-
dc.date.available2023-01-31-
dc.date.available2023-03-21T12:29:49Z-
dc.date.issued2022-11-13-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/26479-
dc.description.abstractThe present work of completion of the course contains autobiographical issues to boost the performance construction, focusing between the lines and between lines, the stories lived by the women of my family, specifically the women artisans. This research aims to present reflections on the relationship between autobiography, performance and feminisms, having as a field of verification, experiments experienced of performative creation during the graduation in Bachelor of Theater at UFPB. The methodology of this investigation is based on the organization of self-ethnographic shares (where personal experience relates to cultural contexts) and theoretical studies of women on the discussion present here. One perceives the importance of artistic training as a creative actress, which has the possibility of bringing to the scene, the affectations, positions and reverberations of her own life. These issues reflect crossings present in society. This field has been promoting important reflections in the ways of making the contemporary scene artistic.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Susiquine Silva (biblioteca@ccta.ufpb.br) on 2023-03-21T12:29:49Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) MRBF31012023.pdf: 3348813 bytes, checksum: 151be3ea6a1602f4f57d7ce4c36033a5 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-03-21T12:29:49Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) MRBF31012023.pdf: 3348813 bytes, checksum: 151be3ea6a1602f4f57d7ce4c36033a5 (MD5) Previous issue date: 2022-11-13en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectTeatropt_BR
dc.subjectMulheres artesãs - Autobiografiapt_BR
dc.subjectPerformancept_BR
dc.subjectExperimentos cênicospt_BR
dc.subjectAtriz criadorapt_BR
dc.titleA autobiografia na criação performativa: nas entrelinhas dos fazeres das artesãs da família.pt_BR
dc.title.alternativeAutobiography in performative creation: in between the lines of the doings of the artisans of the family.pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Morais, Líria de Araújo-
dc.description.resumoO presente trabalho de conclusão de curso contém questões de cunho autobiográficas para impulsionar a construção performativa, enfocando em entrelinhas e entre linhas, as histórias vividas pelas mulheres da minha família, especificamente, as mulheres artesãs. Nessa pesquisa, objetiva-se apresentar reflexões sobre a relação entre autobiografia, performance e feminismos, tendo como campo de verificação, experimentos vivenciados de criação performativa durante a graduação em Bacharelado em Teatro na UFPB. A metodologia dessa investigação, está pautada na organização de compartilhamentos auto-etnográficos (onde a experiência pessoal, se relaciona com os contextos culturais) e estudos teóricos de mulheres sobre a discussão aqui presente. Percebe-se a importância da formação artística enquanto atriz criadora, que tem a possibilidade de trazer para a cena, as afetações, posicionamentos e reverberações da sua própria vida. Questões essas, que refletem atravessamentos presentes nasociedade. Esse campo, vem promovendo reflexões importantes nos modos de fazer artístico da cena contemporânea.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentArtes Cênicaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.relation.referencesBASTOS, Camila. Performance e Feminismos: diálogos para habitar o corpo encruzilhada. Corpo, Performance e Antropologia: Olhares transversais, Florianópolis, v. 2, n. 27, p. 062-077, 24 dez. 2016. DOI: https://doi.org/10.5965/1414573102272016062. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/8637. Acesso em: 13 abr. 2021. BERNSTEIN, Ana. A performance solo e o sujeito autobiográfico. Sala Preta, São Paulo, v.1, p. 91-103, 26 set. 2001. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v1i0p91-103. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/salapreta/article/view/57010. Acesso em: 4 out. 2021. CONTRIBUIÇÕES POSSÍVEIS DA ETNOGRAFIA E DA AUTO-ETNOGRAFIA PARA A PESQUISA NA PRÁTICA ARTÍSTICA. Rio Grande do Sul: Cena, 2009- . 2021-2021. ISSN 1519-275X. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/cena/article/view/11961. Acesso em: 31 maio 2021. FABIÃO, Eleonora. Performance e teatro: poéticas e políticas da cena contemporânea. Sala Preta, São Paulo, v. 8, p. 235-246, 28 nov. 2008. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v8i0p235-246. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/salapreta/article/view/57373. Acesso em: 18 mar. 2021. FABIÃO, Eleonora. Programa Performativo: O corpo-em-experiência. ILINX - Revista do LUME, São Paulo, n. 4, p. 1-11, 2013. Disponível em: file:///C:/Users/raiss/Downloads/arthur,+EleonoraFabiaoPRONTO%20(1).pdf. Acesso em: 18 mar. 2021. GOMES, Morgana Barbosa. Carta aberta. In: GOMES, Morgana Barbosa. Epístolas profanas: performances dos silêncios manifestos. Orientador: Luciana Hartmann. 2019. Tese (Doutorado em Performances Culturais) - Universidade Federal de Goiás, Rio Grande do Sul, 2019. p. 20-23. Disponível em: http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/10184. Acesso em: 13 abr. 2021. INFOPÉDIA. Entrelinha. Porto: Porto Editora, [entre 2003 e 2021]. Disponível em: https://www.infopedia.pt/dicionarios/lingua-portuguesa/entrelinha. Acesso em: 1 jun. 2021. LEAL, Mara Lucia. Memória e Autobiografia na Composição da Cena. GT Territórios e Fronteiras da Cena, Porto Alegre, p. 1-6, 2011. Disponível em: http://www.portalabrace.org/vireuniao/territorios/34.%20Mara%20Lucia%20Leal.pdf. Acesso em: 28 out. 2021. LEAL, Mara Lucia. Performance, Autobiografia e Pedagogia: intersecções. Anais ABRACE, São Paulo, v. 11, n. 1, p. 1-5, 2010. Disponível em: https://www.publionline.iar.unicamp.br/index.php/abrace/article/view/3517/3675. Acesso em: 28 out. 2021. LEITE, Janaina Fontes. Autoescrituras performativas: do diário à cena. As teorias do autobiográfico como suporte para a reflexão sobre a cena contemporânea. Orientador: Felisberto Sabino da Costa. 2014. 119 f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Universidade de São Paulo, São Paulo, 2014. DOI 10.11606/D.27.2014.tde-27022015-160605. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27156/tde-27022015-160605/pt-br.php. Acesso em: 25 mar. 2021. LOBO, Lidiane Gomes. Formação do ator: treinamento também como espaço ético político. Cena e formação, Paraíba, v. 3, n. 2, p. 1-18, 22 fev. 2013. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/moringa/article/view/15354. Acesso em: 14 jun. 2021. LOPES, Beth. A performance da memória. Memória e teatro, São Paulo, v. 9, p. 135-145, 28 nov. 2009. DOI https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v9i0p135-145. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/salapreta/article/view/57397. Acesso em: 10 maio 2021. MONTENEGRO, Mayra. Violetas: Escrita de Si e HerStory. Anais Simpósio Reflexões Cênicas Contemporâneas, São Paulo, n. 6, p. 1-11, 28 jun. 2021. Disponível em: https://www.cocen.unicamp.br/revistadigital/index.php/simposiorfc/article/view/714. Acesso em: 4 out. 2021. RAMOS, Roberta. Com-dor, mas sem medo: mulheres, memória, performance e política. Memórias e Histórias da Dançar Por Vir, Bahia, p. 82-100, 2020. Disponível em: https://portalanda.org.br/wp-content/uploads/2020/12/ANDA-2020-EBOOK-7-MEM%C3%93RIAS-E-HIST%C3%93RIAS-1.pdf. Acesso em: 29 set. 2021. REDE MULHER EMPREENDEDORA. Sobre. [S. l.], 2021. Disponível em: https://rme.net.br/redemulherempreendedora/. Acesso em: 17 nov. 2021. SANTOS, C. M; BIANCALANA, G. R; RODRIGUES, M. N. Quando nasci minha avó: o corpo em performance atravessado pelo tempo. Anais ABRACE, Bahia, v. 18, n. 1, p. 1-9, 2017. Disponível em: https://www.publionline.iar.unicamp.br/index.php/abrace/article/view/1021. Acesso em: 28 out. 2021. SOAFAMC. A Instituição. [S. l.], 2020. Disponível em: http://soafamc.org.br/a-instituicao. Acesso em: 17 nov. 2021. STELZER, Andréa. Memória e performance feminina na cena contemporânea. A representação da natureza na literatura, Rio de Janeiro, v. 29, n. 58, p. 235-246, 12 jul. 2019. DOI https://doi.org/10.22409/cadletrasuff.2019n58a636. Disponível em: https://periodicos.uff.br/cadernosdeletras/article/view/43998. Acesso em: 28 out. 2021. VILELA, Ana Laura S. A construção do bem-viver a partir do pensamento feminista decolonial. In: VILELA, Ana Laura S. Curso de Formação Feminista. [S. l.], 2021. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=cmOl5OawbWg&t=3770s. Acesso em: 13 out. 2021pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATROpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Teatro (Bacharelado)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MRBF31012023.pdf3,27 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons