Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2650
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAlves, Sandra dos Santos-
dc.date.accessioned2017-10-25T13:58:25Z-
dc.date.available2017-10-25-
dc.date.available2017-10-25T13:58:25Z-
dc.date.issued2016-11-21-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2650-
dc.description.abstractThis study aims to identify the importance of play in child context. To reach it we have the specific objectives: To analyze the contributions of play to meaningful learning; understand the games, toys and games for the children's development process. To achieve the above objectives, we use literature as an integral part of the technical aspects involved in research. Ancoramo us some theorists, such as Ausubel, Rogers and Piaget. Insert and play games in the early years of early childhood education is something that sponsors the progress of children in school. Through playful children begin to develop their imagination ability, abstraction and implement actions related to the real world and the fantasy world of fantasy. Also, it is important in early childhood education, making it essential for the development of children as it is to educate the community about the importance of the play as a way of learning. When we talk about the play, we can not help on the sidelines of this discussion childhood term, which both has been discussed over the years by many theorists, in order to adapt the role of the child who initially was a miniature adult, since He did not have their rights guaranteed, much less thought in a specific education for this audience. Finally, we realized how much the presence of the play through the play, either through games or toys in kindergarten, has been refined over the years in order to meet the needs of each time becoming an instrument essential in the teaching-learning process.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2017-10-25T13:58:25Z No. of bitstreams: 1 SSA25102017.pdf: 591392 bytes, checksum: 69fd149258c01cd6513ea5940092e39c (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-10-25T13:58:25Z (GMT). No. of bitstreams: 1 SSA25102017.pdf: 591392 bytes, checksum: 69fd149258c01cd6513ea5940092e39c (MD5) Previous issue date: 2016-11-21en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectLúdico - jogos e brincadeiraspt_BR
dc.subjectInfânciapt_BR
dc.titleO brincar como proposta educativa no contexto infantil: diálogos com a aprendizagem significativapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Lima, Norma Maria de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3447357473174294pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho objetiva identificar a importância do brincar no contexto infantil. Para alcançá-lo temos os objetivos específicos: Analisar as contribuições do brincar para a aprendizagem significativa; compreender os jogos, os brinquedos e as brincadeiras para o processo de desenvolvimento da criança. Para atingirmos os objetivos supracitados, utilizamos a pesquisa bibliográfica, como parte integrante dos aspectos técnicos que envolvem uma pesquisa. Ancoramo-nos em alguns teóricos, tais como: Ausubel, Rogers e Piaget. Inserir brincadeiras e jogos, nos primeiros anos da educação infantil é algo que patrocina o andamento da criança na escola. Através do lúdico a criança começa a desenvolver sua capacidade de imaginação, abstração e aplicar ações relacionadas ao mundo real e ao fantástico mundo da fantasia. Ao falarmos sobre o brincar, não podemos deixar à margem dessa discussão o termo infância, que tanto foi debatido ao longo dos anos por inúmeros teóricos, no sentido de adequar o papel da criança que, inicialmente, era um adulto em miniatura, uma vez que não tinha os seus direitos garantidos, muito menos, se pensava em uma educação específica para este público. Por fim, percebemos o quanto a presença do lúdico, por meio do brincar, seja através de jogos ou de brinquedos, na Educação Infantil, foi sendo aperfeiçoada ao longo dos anos, a fim de suprir as necessidades de cada época tornando-se um instrumento essencial, no processo de ensino-aprendizagem.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentPsicopedagogiapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Psicopedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SSA25102017.pdf577,53 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.