Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/26540
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAraújo, Ana Amália Cavalcante de.-
dc.date.accessioned2023-03-23T17:44:01Z-
dc.date.available2023-03-23T17:44:01Z-
dc.date.issued2021-07-16-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/26540-
dc.description.abstractIn face of the identified specific demands along activities of organization of musical archives, it is emerged the motivation to develop this work, whose objective is to align the following areas of knowledge: Paleography, Diplomatics, Documentoscopy, Music and Archival Science in order to identify authorship in non-signed musicographic documents, especially musical scores, by means of interdisciplinarity. It is intended to resolve doubts to reach results in face of the convergent theoretical and technical studies inside the analytic and investigative field of musical writing. For that, it was developed a descriptive research with qualitative approach. The data collection was done by means of literature review about Paleography, Documentoscopy and Diplomatics, Music and Archival Science, guided to the particularities of the structure of musical documents and interview. It was sought to comprehend general aspects of archival analysis in musical manuscripts and, as a result, it was possible to propose an analysis instrument containing questions that enable to indicate authorship in manuscript musicographic documents which do not have identified authorship, whether a composer, a copyist or an arranger, with the finality of helping in document organization of musical archives.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Ana Cláudia Lopes de Almeida (analopes@ccsa.ufpb.br) on 2023-03-23T17:44:01Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) AACA23032023.pdf: 1560309 bytes, checksum: e76d21242097feb1bb52db6f37e5c8dd (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-03-23T17:44:01Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) AACA23032023.pdf: 1560309 bytes, checksum: e76d21242097feb1bb52db6f37e5c8dd (MD5) Previous issue date: 2021-07-16en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectArquivos musicais.pt_BR
dc.subjectEscrita musical.pt_BR
dc.subjectDocumento musicográfico.pt_BR
dc.subjectPartitura manuscrita.pt_BR
dc.subjectPaleografia.pt_BR
dc.subjectDiplomática.pt_BR
dc.subjectDocumentoscopia.pt_BR
dc.subjectInterdisciplinaridade.pt_BR
dc.subjectArquivologia.pt_BR
dc.titleOrganização de acervos musicais: um olhar interdisciplinar como apoio na atribuição de autoria em documentos musicográficos manuscritospt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Julianne Teixeira e.-
dc.description.resumoDiante de demandas específicas identificadas, no decorrer de atividades de organização de arquivos musicais, surgiu a motivação para realizar este trabalho que tem por objetivo, alinhar as áreas do conhecimento da paleografia, diplomática, documentoscopia, música e arquivística na intenção da identificação de autoria em documentos musicográficos, não assinados, em especial as partituras, através da interdisciplinaridade. Intenta-se dirimir dúvidas e alcançar os resultados diante de estudo teórico e técnico convergentes dentro do campo analítico e investigativo da escrita musical. Para tanto, foi realizado pesquisa descritiva com abordagem qualitativa. A coleta de dados se deu por revisão da literatura sobre os temas paleografia, documentoscopia e diplomática, música e arquivística, orientada às particularidades da estrutura dos documentos musicais e entrevista. Buscou-se compreender os aspectos gerais da análise arquivística em manuscritos musicais e como resultado, foi possível propor um instrumento de análise contendo quesitos que possibilitam indicar a autoria em documentos musicográficos manuscritos, que não possuem autoria identificada, seja compositor, copista ou arranjador, com a finalidade de auxiliar na organização documental dos arquivos musicais.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiência da Informaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::ARQUIVOLOGIApt_BR
Aparece nas coleções:CCSA - TCC - Arquivologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AACA23032023.pdf1,52 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons