Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/26552
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAzevedo, Yan Fabio Leite de.-
dc.date.accessioned2023-03-24T18:07:45Z-
dc.date.available2023-03-23-
dc.date.available2023-03-24T18:07:45Z-
dc.date.issued2023-02-14-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/26552-
dc.description.abstractPatos City was one of the municipalities in the countryside of the State of Paraiba that suffered with the deactivation of the railway system, the result of a national policy of discouragement to this transportation mode. In this case, the railway track crosses the urban mesh of the city, fragmenting it in two parts and generating a kind of urban scar, and, thus, ends up promoting the creation of urban voids and disconnected spaces to the city’s fabric. Along the railroad tracks, communities were also formed, which are almost always associated with social vulnerability and spatial segregation. Therefore, this work aims to investigate and identify how social and urban relations take place in some of these voids, and thus propose urban interventions that will rebuild them to the urban fabric. Taking this into consideration, a spatial cutout was established that includes two important areas for the city, located in a central zone. From this point on, it was possible to diagnose the territory through morphological, functional and perceptive analyses and to define synthesis-problems to be focused on in a project study. This study started with interventions on a broader urban scale, such as a mobility plan for the network’s reconnection around the railway, and also went through proposals more targeted to the line’s route, such as the creation of a linear park, developed through three intervention plans: mobility, landscaping and zoning. Finally, an intervention was proposed, on an architectural scale, as a project test, for a Community Integration Center.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Rosangela Palmeira (rosangelapalmeira@yahoo.com.br) on 2023-03-24T18:07:45Z No. of bitstreams: 1 Yan.pdf: 84440999 bytes, checksum: 4a33979305895af3fce71ae5b41fe087 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-03-24T18:07:45Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Yan.pdf: 84440999 bytes, checksum: 4a33979305895af3fce71ae5b41fe087 (MD5) Previous issue date: 2023-02-14en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectLinhas Férreaspt_BR
dc.subjectProjeto Urbanopt_BR
dc.subjectEspaço Públicopt_BR
dc.subjectDiagnóstico Urbanopt_BR
dc.titleLinhas férreas e o vazio: costurando lacunas na cidade de Patospt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Vidal, Wylnna-
dc.description.resumoA cidade de Patos foi um dos municípios do interior paraibano que sofreu com a desativação do sistema ferroviário, fruto de uma política nacional de desincentivo a esse modal. Nesse caso, o traçado da linha férrea cruza a malha urbana da cidade, fragmentando-a em duas partes e gerando uma espécie de cicatriz urbana, e, assim, acaba por fomentar a criação de vazios urbanos e de espaços desconexos ao tecido da cidade. Ao longo do trajeto ferroviário, formaram-se também comunidades, as quais estão quase sempre associadas à vulnerabilidade social e à segregação espacial. Desse modo, o trabalho traz como objetivo investigar e identificar como se dão as relações sociais e urbanísticas em alguns desses vazios e, assim, propor intervenções urbanas que recosturem-os ao tecido urbano. Diante disso, estabeleceu-se um recorte espacial que engloba duas áreas importantes para a cidade, localizadas numa zona central. A partir disso, conseguiu-se diagnosticar o território através de análises morfológicas, funcionais e perceptivas e definiram-se problemáticas-síntese para se ter como enfoque dentro de um estudo projetual. Este partiu de intervenções numa escala urbana mais ampla, como um plano de mobilidade para a reconexão da malha do entorno da linha férrea, e perpassou também por propostas mais direcionadas ao percurso da linha, como a criação de um parque linear, desenvolvido através de três planos de intervenção: mobilidade, paisagismo e zoneamento. Por fim, propôs-se uma intervenção, na escala arquitetônica, a nível de ensaio projetual, de um Centro de integração comunitáriopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentArquitetura e Urbanismopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMOpt_BR
Aparece nas coleções:CT - TCC - Arquitetura e Urbanismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Yan.pdf82,46 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.