Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/26616
Tipo: TCC
Título: Sobrevivência e Lucratividade na Pandemia da Covid19: Estratégia de Gestão de Empresas de Confecções Femininas de Guarabira-Pb
Autor(es): SOARES, Ruthiele Rodrigues
Primeiro Orientador: MENEZES, Daniela Cintia de Carvalho Leite
Resumo: Com a pandemia da Covid-19 surgem muitas incertezas, indagações e questionamentos de como seria o mercado com todas aquelas restrições. O mundo viveu algo novo e ninguém sabia como lidar. Nesse sentido, este trabalho tem a finalidade de averiguar como os empresários de confecção feminina da cidade de Guarabira-PB, conseguiu sobreviver e lucrar na crise, como também conhecer as estratégias assertivas. Assim, agregando na história e relatando o que de fato aconteceu durante este período nas empresas. Como trata-se de um assunto novo para a história e vida acadêmica, este trabalho buscou fundamentar-se na área da contabilidade gerencial, à qual é de suma importância para gerir uma empresa, buscou informações sobre estratégias de gestão e a pandemia da covid-19, como também fundamentou o processo de gestão das empresas de confecções. Para tanto, fez-se necessário a busca por dados com empresários de confecção feminina do centro da cidade de GuarabiraPB, que viveu todo aquele processo, os quais agregaram para construção deste trabalho, através de uma pesquisa empírica. Os resultados apontam que, mesmo sendo um momento de crise e de muitos medos, eles conseguiram ter bons resultados diante a tantas restrições e, tomando as redes sociais, em destaque o Instagram, como uma ferramenta de extrema importância em seus negócios.
Abstract: Abstract:With the Covid-19 pandemic comes a lot of uncertainty, questions, and wondering how the market would be with all those restrictions. The world lived something new and nobody knew knew how to deal with it. In this sense, the purpose of this work is to find out how the entrepreneurs of entrepreneurs of the women's clothing industry in the city of Guarabira, PB, managed to survive and profit in the crisis, as well as to know the assertive strategies. Thus, adding to the story and reporting what actually happened during this period in the companies. As this is a new new subject for history and academic life, this work sought to base itself in the area of management management accounting, which is of utmost importance to manage a company, sought information on management information about management strategies and the pandemic of covid-19, as well as the management process of apparel companies. For this, it was necessary to the search for data with female clothing manufacturers in the center of the city of Guarabira, PB, who lived through that process, which added to the construction of this work, through empirical research. The results indicate that, even though it was a moment of crisis and crisis and of many fears, they managed to have good results in the face of so many restrictions and, taking social networks, especially Instagram, as an extremely important tool in their business. importance in their business.
Palavras-chave: Sobrevivência
Lucratividade
Covid 19
Gestão Pequenas empresas
Pandemia Estratégias
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Ciências Sociais Aplicadas
Citação: SOARES, Ruthiele Rodrigues. Implementação de conceitos de manufatura colaborativa: um projeto virtual. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) – Universidade Federal da Paraíba, Mamanguape, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/26616
Data do documento: 1-Dez-2022
Aparece nas coleções:TCC - Ciências Contabéis - CCAE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC FINAL.pdf308,18 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo.pdf193,8 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.