Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/26627
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Azarias, Lucas Lobianco | - |
dc.date.accessioned | 2023-03-31T15:03:11Z | - |
dc.date.available | 2023-02-23 | - |
dc.date.available | 2023-03-31T15:03:11Z | - |
dc.date.issued | 2022-12-12 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/26627 | - |
dc.description.abstract | This current research seeks to investigate the domestic daily life as a field of poetic thoughts, taking as a starting point the period of social isolation in the Covid-19 pandemic. Analyzing the artistic research carried out by me in this context, which unfolded indifferent productions and languages, I developed a conceptual investigation of artistic works and the creative process. Also creating collections imagined from this field of investigation, I bring works by other artists who construct a ‘state of the art’ of this research and who establisha possible relationship between public and private space in the context of the exhibition space. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Susiquine Silva (biblioteca@ccta.ufpb.br) on 2023-03-31T15:03:11Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) LLA23022023.pdf: 2335373 bytes, checksum: 5310cdaa6b24a43ed5cc4553fc8a7c73 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2023-03-31T15:03:11Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) LLA23022023.pdf: 2335373 bytes, checksum: 5310cdaa6b24a43ed5cc4553fc8a7c73 (MD5) Previous issue date: 2022-12-12 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Artes visuais. | pt_BR |
dc.subject | Processo criativo - Pandemia. | pt_BR |
dc.subject | Arte - Produção - Isolamento social. | pt_BR |
dc.subject | Arte e poesia. | pt_BR |
dc.title | “A casa é um sítio arqueológico imensurável" : poéticas do cotidiano no contexto pandêmico. | pt_BR |
dc.title.alternative | "The house is an immeasurable archaeological site" : poetics of everyday life in the pandemic context. | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Fonseca, Carolina Ferreira da | - |
dc.description.resumo | A presente pesquisa busca investigar o cotidiano doméstico enquanto campo de reflexões poéticas, tomando como partida o período do isolamento social na pandemia da Covid-19. Analisando a pesquisa artística realizada por mim nesse contexto, que se desdobraram em diferentes produções e linguagens, desenvolvo uma investigação conceitual dos trabalhos artísticos e do processo criativo. Fabulando também coleções imaginadas a partir desse campo de investigação, trago obras de outros artistas que constroem um ‘estadoda arte’ dessa pesquisa e que estabelecem uma possível relação entre o espaço público e oprivado no contexto do espaço expositivo. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Artes Visuais | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
dc.relation.references | BARROS, Regina B; KASTRUP, Virgínia. Movimentos-funções do dispositivo na prática da cartografia. In: PASSOS, Eduardo; KASTRUP, Virgínia; ESCÓSSIA, Liliana da. (orgs) Pistas do método da cartografia: pesquisa intervenção e produção de subjetividade. Porto Alegre: Sulina, 2009. p. 76-91. BERGER, Peter L.; LUCKMANN, Thomas. A construção social da realidade: tratado de sociologia do conhecimento. Petrópolis: Vozes, 2014. BISHOP, Claire. Antagonismo e estética relacional. Revista Tatuí, Recife, n. 12. p.109 -132, jul/out. 2011. Disponível em: http://www.revistatatui.com.br/wp/wp content/uploads/2011/10/revista-tatui-12.pdf. Acesso em: 11 set. 2022. BORGES, Carolina R.L. O espaço sensorial em “desvio para o vermelho”. Revista Estética e Semiotica, Brasília, v. 4, n. 1 p. 71-83, jan/jun. 2014. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/esteticaesemiotica/article/view/11916. Acesso em: 23 set. 2022. BRITTO, Ludmilla. O Ateliê/Arquivo de Paulo Bruscky: um acervo vasto de quase tudo. Revista Ohun, Salvador, v. 1, n. 5, p. 14-23, 2010. Disponível em: http://www.revistaohun.ufba.br/pdf/ludmila.pdf. Acesso em: 19 set. 2022. CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano, 2: morar, cozinhar. Petrópolis: Vozes, 1996. COUTINHO, Sylvia R. O desvio de Cildo Meireles: um modo de estar no mundo contemporâneo. Revista Arte & Ensaios, Rio de Janeiro, v. 18, p. 86-91, 2009. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/ae/article/view/52096. Acesso em: 05 out. 2022. DIDI-HUBERMAN, Georges. Diante da Imagem. Questão colocada aos fins de uma história da arte. São Paulo: Editora 34, 2013. DIDI-HUBERMAN, Georges. O que vemos, o que nos olha. 2. ed. São Paulo: Editora 34, 2010. FABBRINI, Ricardo N. Estética e transgressão da arte radical à arte radicante. Artelogie, Paris, n. 8, 2016. Disponível em:http://journals.openedition.org/artelogie/593. Acesso em: 12 set. 2022. FLORES, Maria. A voz do silêncio na arte de Edward Hopper: ou a modernidade desencantada. MODOS: Revista de História da Arte, Campinas, v. 1, n.2, p. 29-46, 2017. Disponível em: http:// periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/mod/article/view/8662314 . Acesso em: 21 set. 2022. FOUCAULT, Michel. A hermenêutica do sujeito: curso dado no Collège de France (1981 - 1982). São Paulo: Martins Fontes, 2010. GROSSMAN, M. Prefácio. In: O'DOHERTY, Brian. No Interior do Cubo Branco – A ideologia do espaço da arte. São Paulo: Martins Fontes, 2002. KRANZFELDER, Ivo. Hopper. Vision de la réalité. London: TASCHEN, 2006. MAKOWIECKY, Sandra. Vilhelm Hammershøi: inquietações, isolamento existencial, retorno ao essencial. Porto Arte: Revista de artes visuais, v. 26, n. 45, 2021. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/PortoArte/article/view/108590. Acesso em: 4 out. 2022. MARQUEZ, Renata (org.). Lição de coisas. Nydia Negromonte. Belo Horizonte: Museu de Arte da Pampulha, 2012. Disponível em: http:/www.geografiaportatil.org/index.php/projects/estranhamente-familiar. Acesso em: 29 ago. 2022. O'DOHERTY, Brian. No interior do cubo branco - A ideologia do espaço da arte. São Paulo: Martins Fontes, 2002. OBRIST, Hans-Ulrich. Arte agora: em 5 entrevistas, São Paulo: Alameda, 2006. ROLNIK, Suely. Memória do corpo contamina museu. Transversal texts, Vienna, v.1, n. 2, p. 15 - 27. 2008. Disponível em: https://transversal.at/transversal/0507/rolnik/pt. Acesso em: 13 set. 2022. ___________. Esferas da Insurreição. Notas para Uma Vida não Cafetinada. São Paulo: n-1 edições, 2018. SANTOS, Gildenir C. Passagens e imagens do ateliê de Paulo Bruscky vistos através da contemporaneidade da bienal. ETD – Temática Digital, Campinas, v. 6, n. 2, jan/jun, 2005. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/780. Acesso em: 21 set. 2022 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Artes Visuais |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
LLA23022023.pdf | 2,28 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons