Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/26628
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFrança, Talita dos Santos-
dc.date.accessioned2023-03-31T15:42:24Z-
dc.date.available2022-12-16-
dc.date.available2023-03-31T15:42:24Z-
dc.date.issued2022-11-05-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/26628-
dc.description.abstractThis work is the production report of the podcast Bayeux: the story beyond the mangroves. It is an audio product that has as its theme the history and culture of the city of Bayeux, located in the metropolitan region of João Pessoa. Thus, the general objective of this Course Conclusion Work of a practical nature is, in itself, the production of the podcast about Bayeux, seeking to portray in stories of narrated format, contents about the municipality. to each one.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Susiquine Silva (biblioteca@ccta.ufpb.br) on 2023-03-31T15:42:24Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) TSF16122022.pdf: 1051063 bytes, checksum: 07c3355ed812bd19cf5e04326bcc5c1c (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-03-31T15:42:24Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) TSF16122022.pdf: 1051063 bytes, checksum: 07c3355ed812bd19cf5e04326bcc5c1c (MD5) Previous issue date: 2022-11-05en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectRadialismo.pt_BR
dc.subjectProdução em áudio.pt_BR
dc.subjectPodcast - Bayeux, PB.pt_BR
dc.subjectComunicação e Educação.pt_BR
dc.subjectMídia sonora.pt_BR
dc.titleBayeux : a história além dos manguezais.pt_BR
dc.title.alternativeBayeux : the history beyond the mangroves.pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Mafaldo, Norma Maria Meireles Macêdo-
dc.description.resumoEste trabalho é o relatório de produção do podcast Bayeux: a história além dos manguezais.Trata-se de um produto em áudio que tem como tema a história e a cultura da cidade de Bayeux, situada na região metropolitana de João Pessoa. Desta forma, o objetivo geral deste Trabalho de Conclusão de Curso de natureza prática é, em si, a produção do podcast sobre Bayeux, buscando retratar em histórias de formato narrado, conteúdos sobre o município. Já os objetivos específicos são: explorar as potencialidades educacionais do podcast; contribuir com o resgate da história da cidade através de podcasting; incentivar o conhecimento sobre o local de residência dos Bayeuxenses; e concorrer para fortalecimento dos laços comunitários e identitários entre os os moradores do município. A metodologia adotada seguiu as etapas de produção, a saber: pré-produção, produção e pós-produção. Como resultado, o podcast Bayeux: a história além dos manguezais, tem três episódios, com duração de média de treze minutos cada um.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentComunicaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.relation.referencesBAUMAN, Zygmunt. Comunidade: a busca por segurança no mundo atual. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2003. BAUMAN, Zygmunt. Modernidade líquida. Rio de Janeiro: Editora Zahar, 2001. BERRY, Richard. Will the iPod kill the radio star? Profiling podcasting as radio. Convergence, v. 12, n. 2, p. 143-162, 2006. BOTTENTUIT JUNIOR, João Batista; COUTINHO, Clara Pereira. Podcast em Educação: Um contributo para o estado da arte. Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxía e Educación. 2007, p. 837-846. BUFARAH, Álvaro. Proposta de classificação de podcasts jornalísticos na internet brasileira. CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 43., 2020, [S. l.]. Anais [...]. [S. l.]: INTERCOM, 2020. BRAGA, J. L.; CALAZANS, R. Comunicação e educação: questões delicadas na interface. São Paulo: Hacker, 2001. CARNEIRO, Roberta. Reflexões acerca do processo ensino aprendizagem na perspectiva freireana e biocêntrica. Revista Thema, p. 1-18, 2012. CORRÊA, Hércules; DIAS, Daniela; PRATA, Nair. Podcasts na educação a distância: possibilidades pedagógicas e desafios a partir da experiência. Linguagens - Revista de Letras, Artes e Comunicação, Blumenau, v. 16, n. 1, p. 150-168, jan./abr. 2022. CRUZ, Sónia Catarina. O podcast no ensino básico. In: CARVALHO, A. A. (org.).Encontro sobre podcasts. Braga: CIED-UM, 2009. p. 65-80, 2009. Disponível em: http://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/9991/1/Cruz-2009-Enc%20sobre%20Podcasts.pdf. Acesso em: 22 abr. 2022. FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Miniaurélio: o minidicionário da língua portuguesa. 7. ed. Curitiba: Editora Positivo, 2008. FREIRE, Eugênio Paccelli Aguia. Podcast na educação brasileira: natureza, potencialidades e implicações de uma tecnologia da comunicação. 2013. 338 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2013. FREIRE, Eugênio Paccelli Aguiar. Aprofundamento de uma estratégia de classificação para podcasts na educação. Revista Linhas. Florianópolis, v. 16, n. 32, p. 391 – 411, set./dez. 2015. FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido, 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987. HAMMERLEY, Ben. Online radio is booming thanks to iPods, cheap audio software and weblogs, reports Ben Hammersley. The Guardian. Television industry. Audible revolution 12 fev. 2004. Disponível em: https://bit.ly/2SglQEK. Acesso em: 14 abr. 2022. HALL, Stuart . A identidade cultural na pós-modernidade. 11. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2006. HOLANDA, Aurélio Buarque. Míni Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa. 7.ed. Curitiba: Positivo, 2008. HOOKS, Bell. Ensinando a transgredir: a educação como prática. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2017. INFANTE, Isabel. Emissões Livres. Revista Exame Informática, n. 130, abr., p. 106-109, 2006. KISCHINHEVSKY, Marcelo. Rádio e mídias sociais: mediações e interações radiofônicas em plataformas digitais de comunicação. Rio de Janeiro: Mauad X, 2016. MEIRELES, Norma. Educação, cultura, meio ambiente e jornalismo: um percurso de análise discursiva. In: MAUX, Suelly; PAIVA, Jamile; TRIGUEIRO, Annelsina. Mídias e culturalidades. João Pessoa: Editora universitária UFPB, 2011, p. 167-189. MEIRELES, Norma. Educação, cultura e jornalismo opinativo no suplemento JB ecológico. 2008. Tese (Mestrado) – Centro de Educação da Universidade Federal da Paraíba, Paraíba. 2008. MEIRELES, Norma. Radialismo: profissão, currículo e projeto pedagógico. Florianópolis: Insular, 2020. MENEZES, José Eugenio de O. Cultura do ouvir: os vínculos sonoros na contemporaneidade. Líbero, São Paulo, v. 21, n. 0, p. 111-118, jun. 2008. Disponível em: https://seer.casperlibero.edu.br/index.php/libero/article/view/610/578. Acesso em: 25 set. 2022. MOURA, Adelina; CARVALHO, Ana Amélia. Podcast: uma ferramenta para usar dentro e fora da sala de aula. In: JOSÉ, Rui; BAQUERO, Carlos. (eds). Proceedings of the Conference on Mobile and Ubiquitons Systems. Guimarães: Universidade do Minho, 2006, p. 155-158. Disponível em: http://ubicomp.algoritmi.uminho.pt/csmu/proc/moura-147.pdf. Acesso em: 26 maio 2022. MOURA, Adelina; CARVALHO, Ana Amélia. Podcast: Potencialidades na Educação. Acesso em: 10 mar. 2022. MORICONI, L. V. Pertencimento e Identidade. 2014. 52 f. TCC (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2014. MCLUHAN, Marshall. Os Meios de Comunicação como Extensões do Homem. 4. ed. São Paulo: Cultrix, 1964. OLIVEIRA, Ariosvaldo Alves de. Bayeux: seu povo, sua história. 3.ed. Paraíba: Gráfica Potiguara, 2020. OLIVEIRA, Ariosvaldo Alves de; GOMES, Edielson Gonçalo. Bayeux: aspecto Geral. Paraíba, 2012. O’REILLY, T. Web 2.0: principles and Best Practices. [S. l. : s. n.], 2005. Disponível em https://www.oreilly.com/pub/a/web2/archive/what-is-web-20.html. Acesso em: 28 abr. 2022. PRADO, Magaly. Produção de rádio: Um manual prático. Rio de Janeiro: Elsevier, 2006. PRENSKY, Marc. Digital Natives: digital Immigrants. On the Horizon, Bradford, v. 9, n. 5, p. 2-6, out. 2001. SETTON, Maria da Graça. Mídia e educação. São Paulo: Contexto, 2010. SILVA, Sylmara Fagundes da. Metodologia Webquest: apropriação e utilização nas aulas de matemática no ensino médio. SoPedagogia. 2016. Disponível em: https://www.pedagogia.com.br/artigos/metodologia_webquest/. Acesso em: 13 set. 2022. SILVA, Tomaz. Tadeu. Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis: Vozes, 2012. SOARES, Ismar de Oliveira. Educomunicação: o conceito, o profissional, a aplicação: contribuições para a reforma do ensino médio. São Paulo: Paulinas, 2011. UOL. O que é podcast? Veja o significado e onde escutar os melhores programas. 2022. Disponível em: https://www.uol.com.br/tilt/faq/o-que-e-podcast.htm. Acesso em: 14 abr. 2022. VIANA, Luana; CHAGAS, Luan. Categorização de podcasts no Brasil: uma proposta baseada em eixos estruturais a partir de um panorama histórico. In: ENCONTRO NACIONAL DE HISTÓRIA DA MÍDIA, 13., 2021, Juiz de Fora. Anais [...]. Juiz de Fora: Encontro Nacional de História da Mídia, 2021. WEIGELT, Diego. Como os jovens ouvem rádio? Uma cultura lusófona de consumo radiofônico. Florianópolis: Insular, 2017.pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RADIO E TELEVISAOpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Radialismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TSF16122022.pdf1,03 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons