Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/26630
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Monteiro, Deivid Marinaldo Gonçalves | - |
dc.date.accessioned | 2023-04-03T11:15:24Z | - |
dc.date.available | 2023-01-10 | - |
dc.date.available | 2023-04-03T11:15:24Z | - |
dc.date.issued | 2022-12-15 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/26630 | - |
dc.description.abstract | This course completion work investigates the conceptions of students of the NGO -Community Educational Training Center (CEFEC) about music theory classes. The general objective was to understand the students conceptions in relation to the music theory classes developed at the NGO CEFEC. The specific objectives are: To identify the profile (gender, age group and educational level) of the participants; describe the relationships that students have with music;identify interest and participation in music theory classes; to verify the relationship of music theory classes and the practice experienced by the students. The research was qualitative, using questionnaires with open and closed questions as data collection technique. The results indicate that the students' expectations regarding music theory have been met. They show, concerning their longings, that their favorite musical genres and musical practices are contemplated in the activities of musical theory, given the diversity found, aggregating concepts related to musical theory relevant to the production of musical knowledge, including the articulation with practical classes of musical instrument. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Susiquine Silva (biblioteca@ccta.ufpb.br) on 2023-04-03T11:15:24Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) DMGM10012023.pdf: 929190 bytes, checksum: a68217358fca4eb456f9ef35ca145717 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2023-04-03T11:15:24Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) DMGM10012023.pdf: 929190 bytes, checksum: a68217358fca4eb456f9ef35ca145717 (MD5) Previous issue date: 2022-12-15 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Educação musical. | pt_BR |
dc.subject | Teoria musical. | pt_BR |
dc.subject | Música - Aprendizagem - ONG. | pt_BR |
dc.subject | Música - Projetos sociais. | pt_BR |
dc.title | Concepções dos estudantes da ONG CEFEC sobre as aulas de teoria musical. | pt_BR |
dc.title.alternative | Conceptions of the students of the NGO CEFEC about music theory classes. | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Beltrame, Juciane Araldi | - |
dc.description.resumo | Este trabalho de conclusão de curso investiga as concepções de estudantes da ONG —Centro de Formação Educativo Comunitário (CEFEC) sobre as aulas de teoria musical. O objetivo geral foi compreender as concepções dos estudantes em relação às aulas de teoria musical desenvolvidas na ONG CEFEC. Os objetivos específicos consistem em: Identificar o perfil (gênero, faixa etária e grau de escolaridade) dos participantes; descrever as relações que os estudantes têm com a música; identificar o interesse e participação nas aulas de teoria musical; verificar a relação das aulas de teoria musical e a prática vivenciada pelos alunos. A pesquisa foi de abordagem qualitativa, tendo como técnica de coleta de dados questionários com perguntas abertas e fechadas. Os resultados apontam que as expectativas dos alunos em relação à teoria musical têm sido atendidas. Eles mostram, concernente aos seus anseios, que seus gêneros musicais preferidos e suas práticas musicais são contempladas nas atividades de teoria musical, dada a diversidade encontrada, agregando conceitos ligados à teoria musical relevantes para produção de conhecimento musical, incluindo a articulação com as aulas práticas de instrumento musical. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Educação Musical | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
dc.relation.references | AMORIM, Q. P. B. S. Da construção de sentidos à expressão criativa em música: um estudo de caso na Casa Pequeno Davi. 2018. Dissertação (Mestrado em Música). Centro de Comunicação, Turismo e Artes, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2018. Disponível em: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/13102. Acesso em: 29 nov. 2022. BATISTA, A. M. M. Por fora do Estado: a inserção dos assistentes sociais nas ONGs de João Pessoa — PB. Dissertação (Mestrado em Serviço Social). Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2003. BRITO, E.G.; AMORIM NETTO, R. B.; RIBEIRO, F. H.; SILVA, A. A. A. M. Teoria e Prática como conhecimento musical: relato de experiência sobre o projeto de teoria e percepção musical da UFPB. In: ENCONTRO DE EXTENSÃO, 14., 2013, João Pessoa. Anais [...]. João Pessoa: PRAC, 2013. Disponível em:http://www.prac.ufpb.br/enex/trabalhos/4CCTADEMPROBEX2013540.pdf. Acesso em: 29 nov. 2022. CEFEC. Nossa História. Disponível em: https://cefecpb.com.br/quem-somos/. Acesso em: 8 dez. 2022. CUERVO, L. da C. Musicalidade na performance com a flauta doce. Dissertação (Mestrado em Educação) — Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009. Disponível em:http://hdl.handle.net/10183/15663. Acesso em: 29 nov. 2022. ESTUMANO, J. C.; FERREIRA, A.C.; CHADA, S. M. M.; COHEN, L.B.; ARAÚJO, H. J. L. Educação musical em projetos sociais: ouvindo a voz dos egressos. In: ENCONTRO REGIONAL NORTE DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MUSICAL, 11., 2020, Belém. Anais […], Belém: ABEM, 2020. Disponível em:www.abem submissoes.com.br/index.php/RegNt2020/norte/paper/viewFile/669/435. Acesso em: 29 nov. 2022. GIANELLI, A. M. Do Projeto Guri ao Programa Guri: um relato de experiência sob a perspectiva sociocultural da educação musical. In: CONGRESSO DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MUSICAL, 14., 2019, Campo Grande. Anais [...]. Campo Grande: ABEM, 2019. Disponível em: www.abem submissoes.com.br/index.php/xxivcongresso/2019/paper/viewFile/204/141. Acesso em: 29 nov. 2022. GIL, A. C. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. 4. ed. São Paulo: Editora Atlas, 2002. KATER, C. O que podemos esperar da educação musical em projetos de ação social. Revista da Abem, Porto Alegre, v. 12, n. 10, p. 43–51, 2004. Disponível em: http://www.abemeducacaomusical.com.br/revistas/revistaabem/index.php/revistaabem/article/view/361. Acesso em: 23 de nov. de 2022. KLEBER, M. O. A Prática da Educação Musical em ONGs: dois estudos de caso no contexto urbano brasileiro. 2006. Tese (Doutorado em Música). Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Instituto de Artes, 2006. Disponível em: http://hdl.handle.net/10183/9981. Acesso em: 29 nov. 2022. MINAYO, M. C. S. Ciência, técnica e arte: o desafio da pesquisa social. In: MINAYO, Maria Cecília de Souza (org.). Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. 18 ed. Petrópolis: Vozes, 2001. Disponível em: http://www.faed.udesc.br/arquivos/id_submenu/1428/minayo__2001.pdf. Acesso em: 17 set. 2022. PENNA, M. Não basta tocar?: discutindo a formação do educador musical. Revista da Abem, Porto Alegre, v. 15, n. 16, p. 49–56, 2007. Disponível em: http://www.abemeducacaomusical.com.br/revistas/revistaabem/index.php/revistaabem/article/view/291. Acesso em: 8 dez. 2022. PEREIRA, G. R.; LOBATO, R. N. B. Métodos, técnicas e materiais do ensino de música: aplicações nas turmas de musicalização em um polo do Projeto Música e Cidadania. In: CONGRESSO DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MUSICAL, 14., 2019, Campo Grande. Anais [...], Campo Grande: ABEM, 2019. Disponível em: www.abem-submissoes.com.br/index.php/xxivcongresso/2019/paper/viewFile/140/133. Acesso em: 28 nov. 2022. SANTOS, R. M. S. “Melhoria de vida” ou “Fazendo a vida vibrar”: o projeto social para dentro e fora da escola e o lugar da educação musical. Revista da Abem, Porto Alegre, v. 12, n. 10. p. 59–64, 2004. Disponível em:http://www.abemeducacaomusical.com.br/revistas/revistaabem/index.php/revistaabem/article/view/363. Acesso em: 29 nov. 2022. SOUZA, J. Cultura e diversidade na América Latina: o lugar da educação musical. Revista da Abem, Porto Alegre, v. 15, n. 18, p. 15–20, 2007. Disponível em: http://www.abemeducacaomusical.com.br/revistas/revistaabem/index.php/revistaabem/article/view/269. Acesso em: 8 dez. 2022. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Música (Licenciatura) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DMGM10012023.pdf | 907,41 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons