Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/26631
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLima, Robson Coelho de-
dc.date.accessioned2023-04-03T11:29:02Z-
dc.date.available2023-01-13-
dc.date.available2023-04-03T11:29:02Z-
dc.date.issued2022-12-19-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/26631-
dc.description.abstractThis work was born from the uneasiness and the search for directions and resilience during the COVID-19 pandemic that the world's population faced between the year of 2020 and the first semester of 2022, causing an enormous change in aspects related to education, which went from in-person to emergency remote classes. The aim of this work is to share the experiences of a singing teacher with his students, through a dialogue with academic articles, theses and dissertations, while discovering new equipments and technologies to increase the quality and make the teaching process more feasible. In the final considerations, beyond the emphasis on the online tools for teaching, the comprehension of the importance of sharing of knowledge, questions, mistakes and successes, as additional tools to inspire and encourage new experiences that can flourish in a new environment.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Susiquine Silva (biblioteca@ccta.ufpb.br) on 2023-04-03T11:29:02Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) RCL13012023.pdf: 379584 bytes, checksum: 6364c932832505d4cf35cd6ba761166d (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-04-03T11:29:02Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) RCL13012023.pdf: 379584 bytes, checksum: 6364c932832505d4cf35cd6ba761166d (MD5) Previous issue date: 2022-12-19en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação musical.pt_BR
dc.subjectCanto popular.pt_BR
dc.subjectCanto - Ensino - Pandemia Covid-19.pt_BR
dc.subjectEnsino musical - Novas teconologias.pt_BR
dc.titleAulas de canto na pandemia : urgência e resiliência.pt_BR
dc.title.alternativeSinging lessons in the pandemic: urgency and resilience.pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Souza, Maria Eleonora Montenegro de-
dc.description.resumoEste trabalho nasce da inquietação, busca de orientação e resiliência durante o processo de pandemia da covid 19, enfrentado por toda população mundial entre o ano de 2020 e primeiro semestre de 2022, provocando enorme mudança no que diz respeito à forma de educação, passando de totalmente presencial à totalmente e emergencialmente remota. O objetivo desta escrita é compartilhar a experiência vivida por um professor de canto popular junto aos seus alunos e alunas que, através do diálogo com artigos, monografias, dissertações e teses, descobriu novos equipamentos para tornar viável e de qualidade o seu ofício. Nas considerações finais, além de ressaltar as ferramentas práticas virtuais para o uso no dia a dia, a compreensão da importância do compartilhamento de saberes, dúvidas, erros e acertos, como mais uma ferramenta que pode servir de inspiração e encorajamento para que novas experiências possam ganhar voz e espaço.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducação Musicalpt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.relation.referencesBARROS, Matheus Henrique da Fonseca. Educação musical, tecnologias e pandemia: reflexões e sugestões para o ensino remoto emergencial de música. Revista Ouvirouver, Uberlândia, v.16, n.1, p. 292-304, jan./jun. 2020. DOI 10.14393/OUV-v16n1a2020-55878. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/ouvirouver/article/view/55878. Acesso em 05 out. 2020. CARVALHO, F. C. Envelhecimento e classificação vocal. In: CONGRESSO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA, 25, 2015, Vitória. Anais eletrônicos [...] Vitória, ES, 2015. Disponível em:https://anppom.org.br/congressos/anais/v25/. Acesso em: 18 nov. 2022. COUTEIRO, S. B. C. M. O Ensino do Canto Popular Brasileiro - Abordagem Didática: técnica vocal e performance, 2012. Dissertação (Mestrado em Música) - Escola de Música e Artes Cênicas, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2012. KREUTZ, Thiago de Campos. A música para violão solo de Edino Krieger: um estudo do idiomatismo técnico-instrumental e processos composicionais. 2014. 205 f. Dissertação (Mestrado em Musica) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2014. LATORRE, M.C.R.C. A estética-vocal no canto popular do Brasil: uma perspectiva histórica da performance de nossos intérpretes e da escuta contemporânea, e suas repercussões pedagógicas. 2002. Dissertação (Mestrado em Artes) - Instituto de Artes, Campus São Paulo, Universidade Estadual Paulista, São Paulo, 2002. NASCIMENTO, C. E. O Cantor Crossover: Um estudo sobre a versatilidade vocal e algumas diferenças básicas entre o canto erudito e popular. 2016. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho –UNESP – Programa de Estudos Pós-Graduação em Música, São Paulo, 2016. SILVA, Janilson do Nascimento. Ensino Remoto Emergencial: um olhar para a prática de professores de música da EMUFRN. 2021. Monografia (Licenciatura em Música) - Escola de Música, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021. TRAGTENBERG, Lucila Romano. Voz ao vivo em atividade remota: possibilidade e especificidades. Rebento, São Paulo, n. 12, p. 85-103, jan. – jun. 2020pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Música (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RCL13012023.pdf370,69 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons