Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/26632
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Lívia Figueiredo de Alencar e-
dc.date.accessioned2023-04-03T11:58:37Z-
dc.date.available2023-01-13-
dc.date.available2023-04-03T11:58:37Z-
dc.date.issued2022-12-09-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/26632-
dc.description.abstractThe present work is a case study on the piano teaching on the Federal University of Paraíba (UFPB). The aspect chosen to delineate this case study was the repertoire studied by alumni of piano courses (both bachelor and music education undergraduate course) over the academic year of 2021 (which lasted from august of 2021 to june of 2022) on UFPB. The research's objective was to understand and Analyse the curriculum witch the students from piano courses (both bachelor and licenciate) have played based on the repertoaire studied over the academic year of 2021. To this end, a bibliographical and documental research about piano teaching and the instrument disciplines curriculum on UFPB was conducted, as well as the application of a questionnaire for the alumni that were active on Bachelor or Licenciate (Music Education) Courses in the selected time frame. Out of the 13 students that fit the aspect chosen for the research, 9 answers were obtained, which corresponded to 70% of active students. The results demonstrated a masculine predominance in the subjects, among an age gap that doesn't surpass 30 years old. A number of 36 pieces from different authors were quoted, from which most of the pieces from both semesters concentrated in traditional European music from the XVIII and XIX centuries. Research demonstrates that factors as the increase in vacancies on degree courses and the reality of labor market have a significant impact on the profile of the students. And most of the active students have professional prospects teaching-oriented, and not performance-oriented. Which, maybe, justifies the dedication to other musical aspects other than the instrument study, resulting in the impossibility of the fulfilment of a program as the former curriculum and justifying the discharge of a predetermined program, giving each professor the possibility to understand the reality and individual need each student has from their objectives.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Susiquine Silva (biblioteca@ccta.ufpb.br) on 2023-04-03T11:58:37Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) LFAS13012023.pdf: 1969955 bytes, checksum: 814187cd37731b4b3c9d623a361c9ca3 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-04-03T11:58:37Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) LFAS13012023.pdf: 1969955 bytes, checksum: 814187cd37731b4b3c9d623a361c9ca3 (MD5) Previous issue date: 2022-12-09en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação musical.pt_BR
dc.subjectPiano - Ensino.pt_BR
dc.subjectMúsica - Ensino superior.pt_BR
dc.subjectMúsica - Repertório UFPB.pt_BR
dc.titlePiano na UFPB : uma discussão sobre o repertório dos discentes no ano letivo de 2021.pt_BR
dc.title.alternativePiano at UFPB : a discussion about the repertoire of students in the 2021 school year.pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Vieira., Josélia Ramalho-
dc.description.resumoO presente trabalho versa sobre um estudo de caso acerca do ensino de piano na Universidade Federal da Paraíba (UFPB). O recorte escolhido para delimitar esse estudo de caso foi o repertório estudado pelos alunos dos cursos de piano (bacharelado e licenciatura), durante o ano letivo de 2021 (que se estendeu de agosto de 2021 a junho de 2022) na UFPB. O objetivo da pesquisa é entender e analisar o currículo que os alunos do curso de piano (bacharelado e licenciatura) têm tocado através do repertório estudado no ano letivo de 2021 (semestres de 2021.1 e 2021.2). Para isso, foi feita uma pesquisa bibliográfica e documental acerca do ensino de piano e do currículo das disciplinas de instrumento na UFPB, bem como aplicou-se um questionário para os alunos que estavam ativos nos cursos de Bacharelado ou Licenciatura no recorte temporal selecionado. Dos 13 alunos que se encaixavam no recorte, obtivemos 9 respostas, o que corresponde a 70% dos alunos ativos. Os resultados demonstram uma predominância masculina nos sujeitos, dentro de uma faixa etária que não ultrapassa os 30 anos. Foram citadas 36 peças de autores diversos, sendo que a maior parte das peças de ambos os semestres se concentram na música de tradição europeia dos séculos XVIII e XIX. A pesquisa demonstra que fatores como a ampliação de vagas nos cursos superiores e a realidade do mercado de trabalho tem relevante impacto no perfil dos alunos. Outrossim, a maioria dos alunos ativos tem perspectivas profissionais voltadas para a docência e não para a performance, o que, talvez, justifique a dedicação a outros aspectos da música além daquele que eles têm ao estudo do instrumento, resultando na impossibilidade do cumprimento de um programa como o do antigo currículo, e justificando a dispensa de um programa preestabelecido, dando a possibilidade de cada professor entender a realidade e necessidade que cada aluno tem a partir de seus objetivos no curso.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducação Musicalpt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.relation.referencesBARBEITAS, Flavio Terrigno. Do Conservatório à Universidade: o novo currículo de graduação da Escola de Música da UFMG. Revista da ABEM, Porto Alegre, V. 7, p. 75-81, set. 2002. CAMACHO, Vânia Cláudia da Gama. O ensino de piano na Paraíba: memórias, lugares e práticas musicais. 2013. 278f. Tese (Doutorado em Educação). Centro de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2013. ESPERIDIÃO, Neide. Educação profissional: reflexões sobre o currículo e a prática pedagógica dos conservatórios. Revista da ABEM, Porto Alegre, v. 7, p. 69-74, set. 2002. FERNANDES, Nina Rosa de Almeida Lopes. A presença do compositor brasileiro em recitais de piano na cidade de São Paulo (1925-1965). 2014. 164f. Dissertação (Mestrado em Filosofia). Escola de Artes, Ciências e Humanidades, Programa de Pós-Graduação em Estudos Culturais, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2014. HARDER, Rejane. Algumas considerações a respeito do ensino de instrumento: Trajetória e realidade. Opus, Goiânia, v. 14, n. 1, p. 127-142, jun. 2008. HENTSCHKE, Liane. Dos ideais curriculares à realidade dos cursos de música no Brasil. Revista da ABEM, Porto Alegre, v. 8, p. 53-56, mar. 2003. KLEBER, Magali. Qual currículo? Pensando espaços e possibilidades. Revista da ABEM, Porto Alegre, v. 8, p. 57-62, mar. 2003. PENNA, Maura. Alternativas metodológicas na pesquisa qualitativa: o estudo de caso e outras abordagens. In: PENNA, Maura. Construindo o primeiro projeto de pesquisa em Educação e Música. 2. ed. rev. Porto Alegre: Sulina, 2015. p. 101-116. ISBN 9788520507346. PEREIRA, Marcus Vinícius Medeiros. Licenciatura em música e habitus conservatorial: analisando o currículo. Revista da Abem, Londrina, v. 22, n.32, p. 90-103, jan-jun, 2014. QUEIROZ, Luis Ricardo Silva. Traços de colonialidade na educação superior em música do Brasil: análises a partir de uma trajetória de epistemicídios musicais e exclusões. Revista da ABEM, Londrina, v.25, n.39, p.132-159, jul-dez 2017. QUEIROZ, Luis Ricardo Silva; MARINHO, Vanildo Mousinho. Novas perspectivas para a formação de professores de música: reflexões acerca do Projeto Político Pedagógico da Licenciatura em Música da Universidade Federal da Paraíba. Revista da ABEM, Porto Alegre, v. 13, 83-92, set. 2005. RAMALHO, Elba Braga. Um currículo abrangente, sim. Revista da ABEM, Porto Alegre, v. 8, p. 47-51, mar. 2003. REIS, Carla Silva. Trajetórias em contraponto: uma abordagem microssociológica da formação superior em piano em duas universidades brasileiras. 2014. 309f. Tese (Doutorado em Educação). Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2014. REIS, João Gomes; DUARTE, Pedro. O currículo, a educação musical e as realidades individuais de cada estudante: um ensaio em defesa da inclusão cultural no ensino de música. Revista da ABEM, v. 26, n. 41, p. 5-20, jul./dez. 2018. RIBEIRO, Sônia Tereza da Silva. Considerações sobre diretrizes, currículos e a construção do projeto pedagógico para a área de música. Revista da ABEM, Porto Alegre, v. 8, p. 39-45, mar. 2003. SANTOS, Regina Márcia Simão. A universidade brasileira e o projeto curricular dos cursos de música frente ao panorama pós-moderno. Revista da ABEM, Porto Alegre, v. 8, 63-68, mar. 2003. SANTOS, Lucíola Licínio Paixão; PARAÍSO, Marlucy Alves. Dicionário Crítico da Educação. Revista Presença Pedagógica, v.2, n. 7, Dimensão, jan/fev 1996. SILVA, Lívia Figueiredo de Alencar; VIEIRA, Josélia Ramalho. Repertório brasileiro para piano no ensino superior de música de uma universidade brasileira: considerações de uma pesquisa em andamento. In: CONGRESSO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA, 31., 2021, João Pessoa. Anais eletrônicos [...] João Pessoa: Anppom, 2021. p. 1 - 9. Disponível em: https://anppom congressos.org.br/index.php/31anppom/31CongrAnppom/paper/viewFile/588/350: 1 nov. 2022. SILVA, Tomaz Tadeu. Documentos de Identidade: Uma introdução às teorias do currículo. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2007. 154 p. ISBN 9788586583445. UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA. Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão. Resolução n. 27/2021. João Pessoa, 2021a. Disponível em: https://www.prg.ufpb.br/prg/codesc/documentos/legislacao/resolucao-consepe-no-27-2021/view. Acesso em: 22 dez. 2022 UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA. Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão. Resolução no 45/2021. João Pessoa, 2021b. Diponível em: https://www.ufpb.br/cdesign/contents/documentos/resolucoes/res-_consepe_45-2021-1.pdf. Acesso em: 22 dez. 2022 UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA. Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Música. João Pessoa, 2009. Disponível em: https://sig arq.ufpb.br/arquivos/20200480706d022177117cbbcc4ee0dc5/08- PPC_Lic._em_Mu769sica_UFPB_-_2009_-_atualizado.pdf. Acesso em: 22 out. 2022. UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA. Projeto Pedagógico do Curso de Bacharelado em Música. João Pessoa, 2008. Disponível em: https://sig arq.ufpb.br/arquivos/202104518411c131913962af727de7203/ppp-bacharelado-em-musica 2008.pdf. Acesso em: 22 out. 2022. UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA. Pró-reitoria de graduação. Edital PRG No 006/2020. Processo seletivo de conhecimento específico (PSCE)– 2020, João Pessoa, 2020. Disponível em: https://www.prg.ufpb.br/prg/codesc/processos-seletivos/noticias/psce-musica 2019/edital-psce-musica-licenciatura-e-bacharelado_2020_.pdf. Acesso em: 22 dez. 2022 VEIGA, Ilma Passos A. (org.). Projeto político-pedagógico da escola uma construção possível. Campinas: Ed. Papirus, 2004. v. 17.pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Música (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LFAS13012023.pdf1,92 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons