Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/26633
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAmorim, Iago Peregrino de-
dc.date.accessioned2023-04-03T12:11:34Z-
dc.date.available2023-01-20-
dc.date.available2023-04-03T12:11:34Z-
dc.date.issued2022-12-23-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/26633-
dc.description.abstractIn this experience report, I tried to describe and analyze the pedagogical practice developed in a free course of collective percussion for children from 6 to 11 years old, at the Centro Estadual de Artes da Paraíba – Cearte PB, in the city of João Pessoa. To develop the report, I relied on readings that deal with teaching music to children, collective teaching of instruments and collective teaching of percussion. I also used, as a database, the lesson plans developed by the professors during the semester, as well as reflections on my own pedagogical experience, as one of the creators of the course and coordinator. Thus, I was able to observe positive impacts with regard to children's musical learning in the context of drumming, as well as aspects of socialization between them.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Susiquine Silva (biblioteca@ccta.ufpb.br) on 2023-04-03T12:11:34Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) IPA20012023.pdf: 741580 bytes, checksum: 058c2004289210e64c9586e643a6ac92 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-04-03T12:11:34Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) IPA20012023.pdf: 741580 bytes, checksum: 058c2004289210e64c9586e643a6ac92 (MD5) Previous issue date: 2022-12-23en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectMúsica - Ensino.pt_BR
dc.subjectPercussão - Ensino coletivo.pt_BR
dc.subjectPatubatê - Batucada.pt_BR
dc.subjectEducação musical - Crianças.pt_BR
dc.titlePatubatê : o ensino de música para crianças através da batucada.pt_BR
dc.title.alternativePatubatê : the teaching of music to children through batucada.pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Mestrinel, Francisco de Assis Santana-
dc.description.resumoNeste relato de experiência, busquei descrever e analisar a prática pedagógica desenvolvida em um curso livre de percussão coletiva para crianças de 6 a 11 anos de idade, no Centro Estadual de Artes da Paraíba – Cearte PB, na cidade de João Pessoa. Para desenvolver o relato, me apoiei em leituras que tratam do ensino de música para crianças, o ensino coletivo de instrumento e o ensino coletivo de percussão. Utilizei, também, como base de dados, os planos de aula desenvolvidos pelos professores durante o semestre, bem como, reflexões sobre minha própria experiência pedagógica, como um dos criadores do curso e coordenador. Assim, pude observar impactos positivos no que diz respeito à aprendizagem musical das crianças no contexto de batucada, assim como aspectos de socialização entre as mesmas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducação Musicalpt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.relation.referencesBROOCK, Angelita Maria Vander. Crianças na Universidade. In: ILARI, Beatriz; BROOCK, Angelita Maria Vander (Org.). Música e Educação Infantil. São Paulo: Papirus, 2013. p. 147 – 166. CORDEIRO, Risaelma de Jesus Arcanjo Moura. Ensino coletivo de violão na UFBA: um estudo sobre fatores de influência do desenvolvimento musical. In: DANTAS, Tais; SANTIAGO, Diana (Org.). Ensino coletivo de instrumentos musicais: contribuições da pesquisa científica. Salvador: EDUFBA, 2017. p. 113 – 108. FERNANDES, J. N. Relato de experiência em educação musical: questões básicas. ouvirOUver, [S. l.], v. 11, n. 1, p. 100–122, 2015. DOI: 10.14393/OUV16-v11n1a2015-6. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/ouvirouver/article/view/30391. Acesso em: 10 dez. 2022. MADALOZZO, Vivian Agnolo; MADALOZZO, Tiago. Planejamento na Musicalização Infantil. In: ILARI, Beatriz; BROOCK, Angelita Maria Vander (Org.). Música e Educação Infantil. São Paulo: Papirus, 2013. p. 167 – 190. MARIANI, Silvana. Émile Jaques-Dalcroze: A música e o movimento. In: MATEIRO, Teresa; ILARI, Beatriz (Org.). Pedagogias em educação musical. Curitiba: InterSaberes, 2012. p. 25 – 54. PALHEIROS, Graça Boal; BOURSCHEIDT, Luís. Jos Wuytack: A pedagogia musical ativa. In: MATEIRO, Teresa; ILARI, Beatriz (Org.). Pedagogias em educação musical. Curitiba: InterSaberes, 2012. p. 305 – 339. PAIVA, Rodrigo Gudin. Percussão: uma abordagem integradora nos processos de ensino e aprendizagem desses instrumentos. 2004. Dissertação (Mestrado em Música) – Instituto de Artes, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2004. PENNA, Maura. A função dos métodos e o papel do professor: em questão, “como” ensinar música. In: MATEIRO, Teresa; ILARI, Beatriz (Org.). Pedagogias em educação musical. Curitiba: InterSaberes, 2012. p. 13 – 24. SANTANA, Chico. Reverberações de saberes na batucada de samba. In: CONGRESSO DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MUSICAL, 24., 2019, Campo Grande. Anais [...]. Campo Grande: ABEM, 2019. Disponível em: http://abemeducacaomusical.com.br/anais_congresso/v3/index.html. Acesso em: 13 dez. 2022. SANTOS, Arildo Colares dos. Aprendiz de samba: oralidade, corporalidade e as estruturas do ritmo. 2018. Dissertação (Mestrado em Processos de Criação Musical) -Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2018. TOURINHO, Cristina. Ensino coletivo de instrumentos musicais: crenças, mitos, princípios e um pouco de história. Salvador: EDUFBA, 2007. Disponível em: https://pdfcoffee.com/ensino-coletivo-de-instrumentos-musicais-ana-tourinho-pdf free.html#BM+00012. Acesso em: 13 dez. 2022.pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Música (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
IPA20012023.pdf724,2 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons