Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/26634Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Vicente, Rodolfo Adriel Lopes | - |
| dc.date.accessioned | 2023-04-03T12:35:20Z | - |
| dc.date.available | 2023-01-20 | - |
| dc.date.available | 2023-04-03T12:35:20Z | - |
| dc.date.issued | 2022-12-15 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/26634 | - |
| dc.description.abstract | This work intends to bring light to the points of contact between the rhythm exercises of professor José Eduardo Gramani and the methodological approaches of professor Leonardo Meira in the classes of eletric guitar course of the UFPB, with a reflection on the positive aspects for a musical perception of rhythm and its developments. With a brief contextualization about the guitar and its teaching, the text focuses on some principles and activities of Leo Meira's classes, as well as Gramani's materials, pointing out his proposals for a more sensitive and critical musical education. The work proposes a dialogue between its author's experience and pertinent bibliographic reference, proposing a reflection on new ways to teach the Brazilian guitar. | pt_BR |
| dc.description.provenance | Submitted by Susiquine Silva (biblioteca@ccta.ufpb.br) on 2023-04-03T12:35:20Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) RALV20012023.pdf: 734012 bytes, checksum: e4eda1def673d2d1de08af4c1e5b605c (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2023-04-03T12:35:20Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) RALV20012023.pdf: 734012 bytes, checksum: e4eda1def673d2d1de08af4c1e5b605c (MD5) Previous issue date: 2022-12-15 | en |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
| dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
| dc.rights | Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
| dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
| dc.subject | Educação musicial. | pt_BR |
| dc.subject | Guitarra elétrica - Ensino - UFPB. | pt_BR |
| dc.subject | Rítmica - Exercícios - Gramani, J. E. | pt_BR |
| dc.subject | Guitarra elétrica - Ensino - Meira, L. I. S. F. | pt_BR |
| dc.title | Pontos de contato entre as propostas de ensino de Leo Meira e José Eduardo Gramani : novos caminhos para aulas de guitarra elétrica. | pt_BR |
| dc.title.alternative | Points of contact between the teaching proposals of Leo Meira and José Eduardo Gramani : new paths for electric guitar lessons. | pt_BR |
| dc.type | TCC | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Mestrinel, Francisco de Assis Santana | - |
| dc.description.resumo | O presente trabalho pretende trazer luz aos pontos de contato entre os exercícios de rítmica do professor José Eduardo Gramani e as abordagens metodológicas do professor Leonardo Meira nas aulas do curso de guitarra da UFPB, com uma reflexão sobre os aspectos positivos para uma percepção musical do ritmo e seus desdobramentos. Com uma breve contextualização sobre a guitarra e seu ensino, o texto se debruça sobre alguns princípios e atividades das aulas de Leo Meira, bem como de materiais de Gramani, apontando suas propostas para uma educação musical mais sensível e crítica. O trabalho propõe um diálogo entre a experiência de seu autor e referencial bibliográfico pertinente, propondo uma reflexão sobre novos caminhos para o ensino da guitarra brasileira. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Educação Musical | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
| dc.relation.references | BONDÍA, Jorge Larrosa. Notas sobre a experiência e o saber de experiência.Revista Brasileira de Educação, n. 19, p. 20-28, jan-abr., 2002. CARABETTA, Silvia. Las músicas que habitamos: Aportes para una justicia curricular. In: CARABETTA, S.; NÚÑEZ, D. D.Tramas latinoamericanas para una educación musical plural. (Eds). La Plata: Universidad Nacional de La Plata: Facultad de Artes, 2020. p. 11-20. CIAVATTA, Lucas. O Passo: música e educação. Rio de Janeiro: Autor, 2009. COELHO, Marcelo Pereira; PICCINI, A. R. Medida e Desmedida na Rítmica de José Eduardo Gramani. Música em Perspectiva, v. 2, p. 108-126, 2011. DANTAS, Leonardo Meira. O ensino da guitarra elétrica nos cursos de música da Universidade Federal da Paraíba: reflexões a partir de demandas discentes. 2015. 167 f. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2015. FIAMINGHI, Luiz Henrique. O (anti-)método de rítmica de José Eduardo Gramani: uma proposta para o equilíbrio entre o sensorial e o racional. Opus, v. 24, n. 3, p. 92-119, set./dez. 2018. Disponível em:http://dx.doi.org/10.20504/opus2018c2405. Acesso em: 23 out. 2020. FILHO, João Barreto de Medeiros. Guitarra elétrica: um método para o estudo do aspecto criativo de melodias aplicadas às escalas modais de improvisação jazzística. In: ENCONTRO ANUAL DA ABEM, 11., 2002, Natal, RN. Anais […]. Natal, RN: ABEM, 2002. Disponível em: http://www.academicoo.com/artigo/guitarra-eletrica-um-metodo-para-o-estudo-do aspecto-criativo-de-melodias-aplicadas-as-escalas-modais-deimprovisacaojazzistica. Acesso em: 23 out. 2020. GARCIA, Marcos Rosa. O que estudam: guitarristas. Modalidade: Comunicação. Subárea: Educação Musical. In: CONGRESSO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA, 29., 2019, Pelotas, RS. Anais [...]. Pelotas, RS: ANPPOM, 2019. Disponível em: http://anppom.org.br/anais/anaiscongresso_anppom_2019/5840/public/5840-20633-1-PB.pdf. Acesso em: 23 out. 2020 GODINHO, José Carlos. O corpo na aprendizagem musical e na representação mental da música. In: ILLARI, Beatriz Senoi (org.) Em busca da mente musical: ensaios sobre os processos cognitivos em música - da percepção à produção. Curitiba: UFPR, 2006. GRAMANI, José Eduardo. Rítmica. 4. ed. São Paulo: Perspectiva, 2010. ________. Rítmica Viva - a consciência musical do ritmo. 2. ed. Campinas: UNICAMP, 2008. GRAMANI, Daniella; CUNHA, Glória Pereira da. José Eduardo Gramani: rítmica do Gramani - a consciência musical do ritmo. In: MATEIRO, Teresa; ILARI, Beatriz (org). Pedagogias brasileiras em educação musical. Curitiba: Intersaberes, 2016. GRAMANI, José Eduardo; CUNHA, Glória Pereira. Rítmica: níveis 1,2, 3 e 4. São Caetano: FASCS, 1977. LEITE, Leitieres. Rumpilezzinho laboratório musical de jovens - relatos de uma experiência. Salvador: LeL Produção Artística, 2017. MCNEIL, Legs; MCCAIN, Gillian. Mate-me por favor. Porto Alegre: L&PM, 2004. MESTRINEL, Francisco de Assis Santana. A batucada como experiência significativa - a Bateria Alcalina. In: CONGRESSO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MUSICAL, 22., 2015, Natal, RN. Anais […]. Natal, RN: ABEM, 2015. Disponível em: http//: www.abemeducacaomusical.com.br/anais_congresso/v1/papers/1169/public/1169-4451-1-PB.pdf. Acesso em: 15 out. 2022. MOREIRA, Ana Lúcia Iara Gaborim. Método Dalcroze: educação musical para o corpo e a mente. Monografia apresentada para a conclusão da disciplina: Tópicos em Educação Musical – Música e Educação: Tradição e contemporaneidade. Universidade Estadual Paulista – UNESP, São Paulo, 2003. PAZ, E. A pedagogia musical brasileira no século XX: metodologias e tendências. Brasília: Musimed, 2000. PENNA, M. Ensino de música: para além das fronteiras do conservatório. In: PEREGRINO, Yara R. (Org.). Da camiseta ao museu: o ensino das artes na democratização da cultura. João Pessoa: UFPB, 1995. p. 129-140. QUEIROZ, Luis Ricardo Silva. Traços de colonialidade na educação superior em música do Brasil: análises a partir de uma trajetória de epistemicídios musicais e exclusões. Revista da ABEM, Londrina, n.39. 2017, pp.132-143. SANTANA, Chico. Reverberações de saberes na batucada de samba. In: CONGRESSO DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MUSICAL, 24., 2019, Campo Grande. Anais [...]. Campo Grande: ABEM, 2019. Disponível em: http://abemeducacaomusical.com.br/anais_congresso/v3/index.html. Acesso em: 15 out. 2022. SANTANA, Chico. Batucada: experiência em movimento. Tese de doutorado em música. Instituto de Artes, Unicamp, Campinas, 2018. _________. Samba o dono do corpo: a batucada em movimento. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE PERCUSSÃO, 2., 2019, Belo Horizonte, MG. Anais [...]. Belo Horizonte, MG, 2019b. Disponível em: http:// musica.ufmg.br/ppgmus/wp content/uploads/2020/07/ANAIS-Congresso-de-Percussao_compressed.pdf. Acesso em: 15 out. 2022. VISCONTI, Eduardo de Lima. A Guitarra Brasileira de Heraldo do Monte. Dissertação (mestrado) – Orientador: Antonio Rafael Carvalho dos Santos. Universidade Estadual de Campinas, Instituto das Artes, 2005. ___________. A guitarra elétrica na música popular brasileira: os estilos dos músicos José Menezes e Olmir Stocker. 2010. 292 fls. Tese de Doutorado. Instituto de Artes, UNICAMP, Campinas– Campinas: 2010. VITA, Juliana; SANTANA, Chico. Brazilian black music: Latin America beyond the stigmas. Decolonizing the music room, 2020. Disponível em: https://decolonizingthemusicroom.com/songs-%26-stories/f/brazilian-black-music-latin america-beyond-the-stigmas?blogcategory=Songs+and+Stories. Acesso em: 20 out. 2020 | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | TCC - Música (Licenciatura) | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| RALV20012023.pdf | 716,81 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
