Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/26636
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMello, Danyel Costa-
dc.date.accessioned2023-04-03T13:45:51Z-
dc.date.available2023-01-23-
dc.date.available2023-04-03T13:45:51Z-
dc.date.issued2022-12-16-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/26636-
dc.description.abstractThis undergraduate thesis presents the results of a survey with two professors and three students enrolled on undergraduate music (guitar) courses. The work aimed to investigate and understand how modern fingerstyle techniques are addressed in guitar lessons at UFPB bachelor's and bachelor’s degree on music and music education courses, and as specific objectives: Verify if modern fingerstyle techniques and/or conceptions are present among the contents covered in guitar lessons; verify which methods and/or procedures are used for teaching and learning techniques. The research was carried out through a qualitative case study with professors and students of the undergraduate guitar course at UFPB. The instruments used for data collection were semi-structured interviews and observations. The results show that, despite the fact that there is no mention of the modern fingerstyle in the UFPB undergraduate guitar course, some techniques that compose it are studied or at least mentioned during the course's classes, thus favoring the students' learning abilities of modern fingerstyle.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Susiquine Silva (biblioteca@ccta.ufpb.br) on 2023-04-03T13:45:51Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) DCM23012023.pdf: 748151 bytes, checksum: 1c6d31f0c7b66ca88a9ab5a10549b28e (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-04-03T13:45:51Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) DCM23012023.pdf: 748151 bytes, checksum: 1c6d31f0c7b66ca88a9ab5a10549b28e (MD5) Previous issue date: 2022-12-16en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação musical.pt_BR
dc.subjectFingerstyle moderno.pt_BR
dc.subjectFingerstyle - Técnicas estendidas.pt_BR
dc.subjectViolão - Ensino - UFPB.pt_BR
dc.titleO Fingerstyle Moderno na UFPB : uma pesquisa nos cursos de Licenciatura e Bacharelado em música da UFPB.pt_BR
dc.title.alternativeThe Modern Fingerstyle at UFPB : a research in the Licentiate and Bachelor's Degree courses in Music of UFPB.pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Santos, Carla Pereira dos-
dc.description.resumoEste Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) apresenta resultados de uma pesquisa com dois professores e três alunos dos cursos de graduação em música (violão). O trabalho teve como objetivo investigar e compreender como as técnicas de fingerstyle moderno são abordadas nas aulas de violão dos cursos de bacharelado e licenciatura da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), e como objetivos específicos: verificar se as técnicas e/ou concepções de fingerstyle moderno estão presentes entre os conteúdos abordados nas aulas de violão; verificar quais métodos e/ou procedimentos são utilizados para o ensino e aprendizagem de técnicas. A pesquisa foi realizada através de um estudo de caso qualitativo com os professores e alunos do curso da graduação em violão da UFPB. Os instrumentos utilizados para a coleta dos dados foram entrevistas semiestruturada e observações. Os resultados mostram que, apesar de não existir na ementa dos cursos de graduação em violão da UFPB nenhuma menção ao fingerstyle moderno, algumas técnicas que o compõem são estudadas ou ao menos mencionadas durante as aulas do curso, favorecendo assim aos alunos capacidades para o aprendizado de fingerstyle modernopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducação Musicalpt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.relation.referencesBRAGA, C.; BARBEITAS, F. Técnica expandida? Sons inusuais? Desafios contemporâneos do ensino de violão para absorver (nem tão) novas e (nem tão) estranhas sonoridades. In: SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE VIOLÃO, 1, 2017, Belo Horizonte, MG. Anais [...]. Belo Horizonte: UFMG, 2017. p. 127- 136. Disponível em: pt.scribd.com/document/395564305/Anais-do-1º-Simposio-Internacional-de-Violao. Acesso em: 10 out. 2022. CARPENEDO, A. Fingerstyle: um novo capítulo na história do violão. In: SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE VIOLÃO, 1, 2017, Belo Horizonte, MG. Anais [...]. Belo Horizonte: UFMG, 2017. p. 46-54. Disponível em: pt.scribd.com/document/395564305/Anais do-1º-Simposio-Internacional-de-Violao. Acesso em: 10 out. 2022. CARPENEDO, A. A elaboração de arranjos para violão solo utilizando recursos percussivos. 2020. Dissertação (Mestrado em Música) – Universidade de Aveiro, Aveiro, 2020. CARPENEDO, A.; MARINHO, H. Uma proposta de sistematização de notação percussiva para o violão. Revista Vórtex, Curitiba, v. 8, n. 3, p. 1-34, 2020. CRONIN, R. The Making of a Modern Fingerstyle Album: Exploring Relevant Techniques and Fingerstyle History. 2018. Tese (Doutorado em Música). [s.l.] University of Huddersfield, 2018. FERNANDES, L. Compreender a técnica estendida no violão: um elogio ao gesto. OPUS, São Paulo, v. 25, n. 3, p. 224–255, 10 nov. 2019. GIBBS, G. Análise de dados qualitativos. In: Coleção de pesquisa qualitativa. Porto Alegre: Artmed, 2009. p. 58-77. JIMÉNEZ, A. R. Aproximación del fingerstyle a la guitarra clásica. Revista Digital Notas de Paso, n. 4, p. 149-167, 2017. LUNN, R. A. Extended Techniques for the Classical Guitar: A Guide for Composers. 2010. Tese (Doutorado em Música) – The Ohio State University, Ohio, 2010. MARTELLONI, A.; MCPHERSON, A.; BARTHET, M. Percussive Fingerstyle Guitar through the Lens of NIME: an Interview Study. In: NEW INTERFACES FOR MUSICAL EXPRESSION, 20., 2020, Birmingham, United Kingdom. Anais [...]. Birmingham, United Kingdom: Royal Birmingham Conservatoire, 2020. Disponível em: instrumentslab.org/data/andreaM/Martelloni_McPherson_BarthetFingerstyle_camera_ready.pdf. Acesso em: 10 out. 2022. MELLO, F. M. Preparação para performance de música de câmara com violão: o uso do corpo no repertório com técnicas estendidas. 2015. Dissertação (Mestrado em Música) – Universidade Estadual Paulista, São Paulo, 2015. OLIVEIRA, C. B. DE. A técnica violonística em expansão: revisão histórica e uma proposta de categorização. 2020. Tese (Doutorado em Música) – Universidade Federal de Belo Horizonte, Belo Horizonte, 2020. PADOVANI, J. H.; FERRAZ, S. Proto-história, evolução e situação atual das técnicas estendidas na criação musical e na performance. Revista Música Hodie, v. 11, n. 2, p. 11-35, 2011. PINHEIRO JÚNIOR, Cledinaldo Alves. Educação corporal na formação do violonista: perspectivas do professor de instrumento. 2017. Dissertação (Mestrado em Música) – Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2017. RAITT, D. E. The music of Michael Headges and the re-invention of acoustic fingerstyle guitar. 2011. Dissertação (Mestrado em Música) – California State University Long Beach,California, 2011. ROMÃO, P. C. V. Técnicas estendidas: reflexões e aplicações ao violão. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE PÓS-GRADUANADOS EM MÚSICA, 2., 2012, Rio de Janeiro. Anais [...]. Rio de Janeiro: UNIRIO, 2012. p. 1293-1302. Disponível em: seer.unirio.br/index.php/simpom/article/view/2556. Acesso em: 10 out. 2022. SILVA JUNIOR, M. Técnica expandida para violão no Brasil: uma abordagem em obras de Arthur Kampela. [S. l.]: Amplificar, 2013. SOUSA, K. H. DE; FERNANDES, S. L. N. O violão percussivo: levantamento, catalogação, classificação e sistematização de recursos instrumentais. In: SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE VIOLÃO, 1, 2017, Belo Horizonte, MG. Anais [...]. Belo Horizonte, MG: UFMG, 2017. p. 55-69. SOUZA, R. S. D. Técnicas expandidas e processos de aprendizagem no repertório contemporâneo para violão solo: Estudo Multicaso no Bacharelado em Instrumento da UFBA. 2013. Dissertação (Mestrado em Música) – Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2013. STEFAN, G. DE S. Ensino do trêmolo e da scordatura na contemporaneidade: aproximações entre técnica tradicional e estendida no repertório para violão erudito. 2012. Dissertação (Mestrado em música) – Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2012. TOFFOLO, R. B. G. Considerações sobre a técnica estendida na performance e composição musical. In: CONGRESSO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA, 20., 2010, Florianópolis, SC. Anais [...]. Florianópolis, SC: ANPPOM, 2010. p.1280-1285. Disponível em: http://anppom.org.br/anais/anaiscongresso_anppom_2010/ANAIS_do_CONGRESSO_ANPPON_2010.pdf. Acesso em: 10 out. 2022. VASCONCELLOS, D. M. S. Técnicas estendidas para violão: hibridização e parametrização de maneiras de tocar. 2013. Dissertação (Mestrado em Música) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2013. ARREDONDO VERBEL, M. Técnicas para el uso de efectos percutidos en la guitarra acústica aplicados a 3 ritmos de la música tradicional del litoral atlántico colombiano (fandango, chalupa y bullerengue) evidenciados en tres composiciones para dúo de guitarras. 2019. Dissertação (Mestrado em Música) – Universidad EAFIT, Medellín, 2019pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Música (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DCM23012023.pdf730,62 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons