Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/26639
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSoares, Mariana Alves.-
dc.date.accessioned2023-04-03T19:06:00Z-
dc.date.available2023-04-03T19:06:00Z-
dc.date.issued2018-11-09-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/26639-
dc.description.abstractThe objective of this article is to comprehend that the institutions of the Third Sector produce archival documents that enable the verification of developed activities, directing the juridical safety and the preservation of institutional memory. It is targeted that the Law of Access to Information determines that private institutions which are of public interest must become public their information. By means of a qualitative, exploratory and descriptive research, as well as the inference of the technique of unsystematic observation. The chosen empirical field is the Cidade Viva Foundation and Church, in the intention of proposing an Archival Action Plan of Documents that assure the creation of control instruments to help document management, especially focusing on organization, description and access to documents. For that, it was done a literature review about definitions and characteristics of the Third Sector, as well as of Document Management. It is concluded that the institution needs to create a management mechanism, which enables a bigger control of documentary fluxes and an organicity of documents in archives. Lastly, it is presented as a proposal the necessity of creating control mechanisms, such as a classification plan and a temporality table, as well as a protocol sector for the identification, expedition and proceeding of documents in a controlled way in the institution.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Ana Cláudia Lopes de Almeida (analopes@ccsa.ufpb.br) on 2023-04-03T19:06:00Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) MAS03042023.pdf: 1672768 bytes, checksum: b51ee37cada129d77a88eb92f613e53c (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-04-03T19:06:00Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) MAS03042023.pdf: 1672768 bytes, checksum: b51ee37cada129d77a88eb92f613e53c (MD5) Previous issue date: 2018-11-09en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectGestão de Documentos.pt_BR
dc.subjectInstrumentos de controle.pt_BR
dc.subjectIgreja Cidade Viva.pt_BR
dc.subjectFundação Cidade Viva.pt_BR
dc.subjectTerceiro Setor.pt_BR
dc.subjectDocumentos arquivísticos.pt_BR
dc.subjectSegurança jurídica.pt_BR
dc.subjectMemória institucional.pt_BR
dc.titleGestão arquivística de documentos: proposta de um plano de gestão para a Fundação e Igreja Cidade Vivapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Luiz Eduardo Ferreira da.-
dc.description.resumoO objetivo deste artigo é compreender que as instituições de Terceiro setor produzem documentos arquivísticos que possibilitam a comprovação das atividades realizadas, direcionando a segurança jurídica e a preservação da memória institucional. Direciona que a Lei de Acesso à Informação, determina que as instituições privadas que possuem interesse público devem tornar suas informações públicas. Por intermédio de uma pesquisa qualitativa, exploratória e descritiva e com a inferência da técnica da observação assistemática, tivemos como campo empírico à Igreja e Fundação Cidade Viva, com o objetivo de propor um Plano de Ação Arquivística de Documentos que garanta à criação de instrumentos de controle para o auxílio da gestão documental, sobretudo visando à organização, descrição e acesso aos documentos. Para tanto, foi realizada uma revisão na literatura das definições e características do Terceiro setor, assim como, da Gestão de Documentos. Conclui-se a necessidade de a instituição criar um mecanismo de gestão que possibilite um maior controle dos fluxos documentais e uma organicidade dos documentos nos arquivos. Por fim, apontamos como proposta a necessidade de criação dos instrumentos de controle como o plano de classificação e a tabela de temporalidade, assim como um setor de protocolo para a identificação, expedição e tramitação dos documentos de forma controlada na instituição.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiência da Informaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::ARQUIVOLOGIApt_BR
Aparece nas coleções:CCSA - TCC - Arquivologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MAS03042023.pdf1,63 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons