Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2663
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorToscano, Natallia Nayana Formiga-
dc.date.accessioned2017-10-26T12:28:40Z-
dc.date.available2017-07-21-
dc.date.available2017-10-26T12:28:40Z-
dc.date.issued2017-06-09-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2663-
dc.description.abstractTeniendo en cuenta el objetivo que direcciona la enseñanza-aprendizaje de la lengua española en la secundaria en el estado de Paraíba, vemos el creciente interés por ese idioma tanto para la comunicación como para el mercado de trabajo. Partiendo de esas implicaciones, pensamos una manera de planificar actividades que posibiliten el desarrollo de las habilidades de lectura en esa lengua extranjera. Tales reflexiones son el resultado de ese trabajo, que a su vez, tiene por objetivo presentar experiencias con la realización de actividades con textos literários en las clases de ELE. Las actividades fueron realizadas en el año de 2015, en un grupo de secundária de la Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Cônego Franciasco Gomes de Lima, ubicada en el barrio Geisel, en la ciudad de João Pessoa. Utilizamos como fundamentación teórica algunos documentos oficiales como los PCNs (2002) e las OCEM (2006) que argumentan sobre la importancia de la enseñanza de lengua española en la secundaria; también tuvimos como apoyo los textos de CAFIERO e DIAS (2012), que tratan de la importancia de la lectura. En los textos de FILLOLA (2016), cuando comenta sobre sobre la utilización de los textos literarios en las clases de lengua extranjera; y por ultimo lo que dice la autora GOTLIB (2000), sobre las teorías del cuento. En este trabajo, pretendemos mostrar que la lectura literaria, de alguna forma puede contribuir de manera satisfactoria para la enseñanza de una lengua extranjera.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Letras presencial Coordenação (letras.presencial@cchla.ufpb.br) on 2017-10-26T12:28:40Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) NNFT21072017.pdf: 2922466 bytes, checksum: 335e6cee5c52d0fb7c573022d790386f (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-10-26T12:28:40Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) NNFT21072017.pdf: 2922466 bytes, checksum: 335e6cee5c52d0fb7c573022d790386f (MD5) Previous issue date: 2017-06-09en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectLiteraturapt_BR
dc.subjectContopt_BR
dc.subjectLíngua Espanholapt_BR
dc.titleO conto: atividades para desenvolver a leitura em espanhol no ensino médiopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Batista, Maria Luiza Teixeira-
dc.description.resumoPensando nos objetivos que norteiam o ensino-aprendizagem da língua espanhola no ensino médio no estado da Paraíba, vemos o crescente interesse por esse idioma quando direcionado tanto à comunicação, como também ao mercado de trabalho. Partindo destas implicações, pensamos de que maneira poderíamos planificar atividades que possibilitassem o desenvolvimento da habilidade da leitura nessa língua estrangeira. E essas reflexões são o resultado deste trabalho que, por sua vez, tem por objetivo apresentar experiências com a realização de atividades com textos literários nas aulas de ELE. Tais atividades foram realizadas no ano de 2015 em uma turma do 3º ano do ensino médio, da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Cônego Francisco Gomes de Lima, localizada no bairro do Geisel, na cidade de João Pessoa. Utilizamos como fundamentação teórica alguns documentos oficiais, como os PCNs (2002) e as OCEM (2006), que nos asseguram a importância do ensino da língua espanhola no ensino médio. Além desses documentos, também nos apoiamos nos textos de CAFIERO e DIAS (2012), que se referem à importância da leitura; nos textos de FILLOLA (2016), no tocante à utilização de textos literários nas aulas de língua estrangeira e, por último, no que diz a autora GOTLIB (2000), sobre as teorias do conto. Neste trabalho, pretendemos mostrar que a leitura da literatura de alguma maneira pode contribuir satisfatoriamente para o ensino de uma língua estrangeira.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentLetras Estrangeiras Modernaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNASpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Espanhol (Curso presencial)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
NNFT21072017.pdf2,85 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons