Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/26648
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Silva, Rodrigo Alves da | - |
dc.date.accessioned | 2023-04-04T13:31:18Z | - |
dc.date.available | 2023-03-06 | - |
dc.date.available | 2023-04-04T13:31:18Z | - |
dc.date.issued | 2022-12-23 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/26648 | - |
dc.description.abstract | The teaching of accordion in the academic environment is recent, being its dissemination more common by practice, through empirical transmission. On the other hand, there are already teachers seeking teaching methods and approaches that provide greater participation and permanence of the student in classes. Thus, this study is a case study of qualitative approach, whose objective was to report how two accordion teachers adapted their pedagogical practices during remote teaching in the city of João Pessoa, in two schools of destintus format. The results showed that both had a similar musical trajectory and currently seek to develop their classes based on active and dynamic methods, even during the remote teaching period. During the execution of the remote classes, the asynchronous classes worked better, as well as the use of the instrument at hand by, which facilitates the teaching/learning process. Thus, it is concluded that it is possible to promote remote accordion classes, which is a new possibility to expand teaching beyond the Brazilian northeast, as well as to serve a larger audience faster and less costly. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Susiquine Silva (biblioteca@ccta.ufpb.br) on 2023-04-04T13:31:18Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) RAS06032023.pdf: 1473531 bytes, checksum: 4ecdb9cbc2c99da374a69eafb8a4a389 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2023-04-04T13:31:18Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) RAS06032023.pdf: 1473531 bytes, checksum: 4ecdb9cbc2c99da374a69eafb8a4a389 (MD5) Previous issue date: 2022-12-23 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Educação musical. | pt_BR |
dc.subject | Acordeon - Ensino. | pt_BR |
dc.subject | Música - Ensino remoto. | pt_BR |
dc.title | Prática pedagógica de dois professores de acordeon no ensino remoto. | pt_BR |
dc.title.alternative | Pedagogical practice of two accordion teachers in remote teaching. | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Mestrinel, Francisco de Assis Santana | - |
dc.description.resumo | O ensino de acordeon no meio acadêmico é recente, sendo sua disseminação mais comum pela pratica, por meio da transmissão empírica. Por outro lado, já existem professores buscando métodos e abordagens de ensino que proporcionem uma maior participação e permanência do aluno nas aulas. Assim, este estudo trata-se de um estudo de caso de abordagem qualitativa, cujo objetivo foi relatar como dois professores de acordeon adaptaram suas práticas pedagógicas durante o ensino remoto na cidade de João Pessoa, em duas escolas de formato destintos. Os resultados mostraram que ambos tiveram uma trajetória musical similar e, atualmente, buscam desenvolver suas aulas baseadas em métodos ativos e dinâmicos, mesmo durante o período de ensino remoto. Durante a execução das aulas remotas, as aulas assíncronas funcionaram melhor, bem como o uso do instrumento em mãos pelo, o que facilita o processo de ensino/aprendizagem. Assim, conclui-se que é possível promover aulas remotas de acordeon, sendo essa uma nova possibilidade de expandir o ensino para além do nordeste brasileiro, bem como atender a um público maior de maneira mais rápido e menos onerosa. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Educação Musical | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
dc.relation.references | ALSOUFI, A.; ALSUYIHILI, A.; MSHERGHI, A.; ELHADI, A.; ATIYAH, H.; ASHINI, A.; ASHWIEB, A.; GHULA, M.; HASAN, H. B.; ABUDABUOS, S.; ALAMEEN, H.; ABOKHDHIR, T.; ANAIBA, M.; NAGIB, T.; SHUWAYYAH, A.; BENOTHMAN, R.; ARREFAE, G.; ALKHWAYILDI, A.; ALHADI, A.; ZAID, A.; ELHADI, M. Impact of the COVID-19 pandemic on medical education: Medical students' knowledge, attitudes, and practices regarding electronic learning.PLoS One, [S.I.], v. 15, n. 11, 2020. BENIGNO, R; SILVA, H; CUNHA, M. O primeiro ano de estudos de acordeon no curso de licenciatura em música da UFPB: reflexões iniciais sobre o processo ensino aprendizagem à luz de teorias psicogenéticas interacionistas. In: ENCONTRO REGIONAL NORDESTE DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MUSICAL EDUCAÇÃO MUSICAL, 14, Salvador. Anais [...], Salvador: ABEM, 2018. BONAMIGO, E. M. R.; CRISTÓVÃO, V. M. R.; KAEFER, H.; LEVY, B. W. Como ajudar a criança no seu desenvolvimento. Porto Alegre: UFGRS, 1982. BONI, V.; QUARESMA, S. J. Aprendendo a entrevistar: como fazer entrevistas em ciências sociais. Em Tese, Florianópolis, v. 2, n. 1, p. 68-80, 2005. BORBA, R. E. Ensino de Acordeon no Rio Grande do Sul: Breve Análise de Quatro Métodos. Monografia (Licenciatura em Música) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2013. CASTRO, R. S. Musicalização Através do Ensino Coletivo de Instrumento Musical: Um relato de experiência de ensino coletivo de violão no Núcleo de Música do SESI. Monografia (Graduação em Música). Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2013. CHAVES, E. J. M. Aprendizagem musical autodidata: um estudo exploratório com os músicos populares em Varjota-CE. Monografia (Licenciatura em Música) - Universidade Federal do Ceará, Sobral, 2019. CRESWELL, J. W.; CRESWELL, J. D. Projeto de Pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. 5. ed. Porto Alegre: Penso, 2021. DALBEN, Â. I. L.F. Avaliação escolar. Presença Pedagógica, Belo Horizonte, v. 11, n. 64, 2005. DHAMA, K; PATEL S.K.; NATESAN S.; VORA, K. S.; YATOO, M. L.; TIWARI, R.; SAXENA, S. K.; SINGH, K. P.; SINGH, R.; MALIK, Y. S. COVID-19 in the elderly people and advances in vaccination approaches. Hum Vaccin Immunother, [S.l.], v. 16, n.12, p. 2938-2943, 2020. FRANCO, M. A. R. S. Prática pedagógica e docência: um olhar a partir da epistemologia do conceito. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, [S.l.], v. 97, n. 247, p. 534-551, 2016. FEITOSA, J. M C. Ensino Coletivo de Teclado: Um estudo realizado na escola de música da IEADERN. Monografia (Graduação em Música) -Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2012. GALLAHUE, D. L.; OZMUN, J. C.; GOODWAY, J. D. Compreendendo o desenvolvimento motor: bebês, crianças e adultos. 7. ed. Porto Alegre: AMGH. 2013. GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008. HERMOSA, G. The accordion in the century 19Th. [S.l.]: Editorial Kattigara. 2013. LIBÂNEO, J. C. Didática. São Paulo: Cortez, 2017. MASCARENHAS, M. Método de Acordeão Mário, 48. ed. São Paulo, Ricordi Brasileira, 1978 MORALES, P. A relação professor-aluno – o que é como se faz. São Paulo: Loyola, 1999. NASCIMENTO, L. C. A história e o contexto musical da sanfona no nordeste do Brasil. In: COLÓQUIO INTERNACIONAL “EDUCAÇÃO E CONTEMPORANIEDADE”, 1, São Cristovão-SE, Anais [...], São Cristovão: EDUCON, 2013. PAIVA, C. N. Uma experiência de ensino do acordeon na escola de música da UFRN. Monografia (Graduação em Música) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014. POLLARD, C.A; MORRAN, M.P; NESTOR-KALINOSKI, A.L. The COVID-19 pandemic: a global health crisis. Physiol Genomics. v.52, n. 11, p. 549-557. 2020. REIS, Jonas Tarcísio. A abordagem do conceito de harmonia tonal nos processos de ensino e aprendizagem de acordeom fomentados por dois professores atuantes na região metropolitana de Porto Alegre. Revista da Abem, Londrina, v. 19, n. 26, p. 145-157, 2011. RODRIGUES BRAIT, L. F. ; MACEDO, K. M. F. .; SILVA, F. B.; SILVA, M. R.; SOUZA, A. L. R. A RELAÇÃO PROFESSOR/ALUNO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. Itinerarius Reflectionis, Goiânia, v. 6, n. 1, 2010. ROMER, M. The History of the Accordion in World Music. Liveabout. 2018. Disponível em: https://www.liveabout.com/accordion-instrument-3552885. Acesso em: 01 out. 2022. SOUSA, I. R. F. Ensino de acordeon online: dois estudos de caso. Monografia (Licenciatura em Música) - Universidade Federal de Paraíba, João Pessoa. 2020. GAITA ACORDEON SUPER L TRADIZIONE 120 BAIXOS STANDARD –SCANDALLI, Supersonora, 2022. Disponível em: https://supersonora.com.br/produtos/gaita-acordeon-super-l-tradizione-120-baixos-standard-scandalli/ . Acesso em: 05 dez. 2022. TOURINHO, C. Ensino Coletivo de Instrumentos Musicais: crenças, mitos, princípios e um pouco de história. In: ENCONTRO ANUAL DA ABEM, 16, 2007, Campo Grande. Anais [...], Londrina: ABEM, 2007 TERRA, A. Método para Acordeon. São Paulo: Irmãos Vitale, 1998. SATOMI, A. L. Sanfona, UFPB, 2016. Disponível em: http://www.ccta.ufpb.br/labeet/contents/acervos/categorias/aerofones/sanfona. Acessado em: 01 out. 2022. VIEIRA, S. Velhos Sanfoneiros. Fortaleza: Museu do Ceará, Secretaria do Estado do Ceará, 2006. WEISS, D. R. B.; LOURO, A. L. M. A formação e atuação de professores de acordeon na interface de culturas populares e acadêmicas. Revista da Abem, Londrina, v. 19, n. 26, p. 132-144, 2011. YIN, R. K. Estudo de Caso: Planejamento e Métodos. Trad. Cristhian Matheus Herrera. 5. ed. Porto Alegre: Bookman, 2015. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Música (Licenciatura) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
RAS06032023.pdf | 1,44 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons