Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/26663
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMonteiro Junior, Francisco Sidney da Silva-
dc.date.accessioned2023-04-06T15:54:50Z-
dc.date.available2024-02-28-
dc.date.available2023-04-06T15:54:50Z-
dc.date.issued2022-12-09-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/26663-
dc.description.abstractThis thesis demonstrates the main constitutive characteristics of the performance of the Grêmio Recreativo Bloco Carnavalesco Unidos da Cachorra in contemporary times, through the ethnography of its practices within its own context of action. Presenting a high revealing potential of personal and collective identities in performance, an attempt was made to detail the different ways in which these are reflected in the experience of socio-musical practices in the group's daily life. From an intense field research with participant observation, it was possible to experience the forms of interactions present in the group's performance: as audience, as rhythmist apprentice and as drummer. Thus, associating the data obtained in the field to the theoretical corpus constructed throughout the research – performance studies and identity - it is argued that the music in the performance of Unidos da Cachorra acts as an articulating element in the formation of a collective identity, understood as a process built through everyday experiences such as rehearsals, instrumental workshops, and parade during the pre-carnival.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Fernando Augusto Alves Vieira (fernandovieira@biblioteca.ufpb.br) on 2023-03-28T10:45:17Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) FranciscoSidneyDaSilvaMonteiroJunior_Tese.pdf: 11972096 bytes, checksum: fa863d6c3d47cf45b73fbbc474b1e4e4 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Biblioteca Digital de Teses e Dissertações BDTD (bdtd@biblioteca.ufpb.br) on 2023-04-06T15:54:49Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) FranciscoSidneyDaSilvaMonteiroJunior_Tese.pdf: 11972096 bytes, checksum: fa863d6c3d47cf45b73fbbc474b1e4e4 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-04-06T15:54:50Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) FranciscoSidneyDaSilvaMonteiroJunior_Tese.pdf: 11972096 bytes, checksum: fa863d6c3d47cf45b73fbbc474b1e4e4 (MD5) Previous issue date: 2022-12-09en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso embargadopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectMúsicapt_BR
dc.subjectEtnografia musicalpt_BR
dc.subjectBloco carnavalescopt_BR
dc.subjectCarnaval - Fortaleza - CEpt_BR
dc.subjectMusicpt_BR
dc.subjectMusical ethnographypt_BR
dc.titlePerformance e identidade: as práticas musicais do bloco carnavalesco Unidos da Cachorra da cidade de Fortaleza – CEpt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.advisor1Fernandes, Adriana-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4049068003650520pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9173681818374477pt_BR
dc.description.resumoEsta tese expõe as principais características constitutivas da performance do Grêmio Recreativo Bloco Carnavalesco Unidos da Cachorra na contemporaneidade, através da etnografia de suas práticas dentro de seu próprio contexto de atuação. Apresentando um alto potencial revelador de identidades pessoais e coletivas na performance, procurou-se pormenorizar as diversas formas como estas se refletem na vivência das práticas sócio musicais no cotidiano do grupo. A partir de uma intensa pesquisa de campo com observação participante, pôde-se experimentar três formas de interações presentes na performance do grupo: enquanto público, aprendiz de ritmista e ritmista da bateria. Deste modo, associando os dados obtidos em campo ao corpus teórico construído ao longo da pesquisa - estudos da performance e identidade - argumenta-se que a música na performance do Unidos da Cachorra atua como elemento articulador na formação de uma identidade coletiva, entendida como um processo construído por meio de experiências cotidianas como ensaios, oficinas instrumentais e desfile durante o pré-carnaval.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentMúsicapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Músicapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESpt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA) - Programa de Pós-Graduação em Música

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FranciscoSidneyDaSilvaMonteiroJunior_Tese.pdf11,69 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons