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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/26703
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSouza, Thiale Laís Araújo de-
dc.creatorAndrade, Wagner Teobaldo Lopes de-
dc.date.accessioned2023-04-12T11:58:10Z-
dc.date.available2022-12-19-
dc.date.available2023-04-12T11:58:10Z-
dc.date.issued2022-12-20-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/26703-
dc.description.abstractIntroduction: Hearing loss can affect the child's relationship with the environment, being one of the main causes of difficulties in interpersonal relationships, as well as in the development of oral language and, consequently, in school performance. With hearing loss, it is possible that a barrier is created between the child, social interaction and learning, and the earlier this hearing loss is identified, the better the possibilities for intervention. Objective: To discuss the clinical and educational aspects of childhood hearing loss in the national literature published between 2018 and 2022. Method: We searched for articles that brought clinical or educational data on childhood hearing loss, published between 2018 and 2022 in the database Scielo, using the keywords “hearing”, “hearing loss”, “child” and “hearing disorders”, 1Graduanda em Fonoaudiologia pela Universidade Federal da Paraíba. 2 Fonoaudiólogo. Professor Associado I do Departamento de Fonoaudiologia da UFPB. 2 combined two by two. Discussion: The studies presented contributions related to three main poles: hearing screening and prevention, intervention in oral and written language and contribution of technology in this process, the first aspect being the most discussed in the literature. Final Considerations: The analyzed studies allow the observation that, with regard to childhood hearing loss, hearing screening and early diagnosis are the most recurrent themes in the literature, while educational aspects do not receive the same attention with regard to the number of publications. With regard to the educational issue, attention is drawn to the difficulties in using the frequency modulated system to improve the quality of education for children with hearing loss.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Tahis Silva (tahis@ccs.ufpb.br) on 2023-04-12T11:58:10Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) TLAS19122022.pdf: 265684 bytes, checksum: 8f8a0867b796627ad4e57e5a43393a09 (MD5)en
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dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.relation.ispartofCCS - TCC - Periódico de Fonoaudiologiapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectAudiçãopt_BR
dc.subjectPerda Auditivapt_BR
dc.subjectCriançapt_BR
dc.subjectTranstornos da Audiçãopt_BR
dc.titleAspectos clínicos e educacionais da perda auditiva infantil: uma revisão da literatura nacional de 2018-2022pt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.resumoIntrodução: A perda auditiva pode afetar a relação da criança com o meio, sendo uma das principais causas de dificuldades nas relações interpessoais, bem como no desenvolvimento da linguagem oral e, consequentemente, no desempenho escolar. Com a perda auditiva, é possível que uma barreira seja criada entre a criança, interação social e o aprendizado e, quanto mais cedo esta perda auditiva for identificada, melhores serão as possibilidades de intervenção. Objetivo: Discutir os aspectos clínicos e educacionais da perda auditiva infantil na literatura nacional publicada entre 2018 e 2022. Método: Foi realizada a busca de artigos que traziam dados clínicos ou educacionais sobre a perda auditiva infantil, publicados entre 2018 e 2022 na base de dados Scielo, fazendo uso das palavras-chave “audição”, “perda auditiva”, “criança” e “transtornos da audição”, combinadas duas a duas. Foram selecionados 13 artigos. Discussão: Os estudos apresentaram contribuições relacionadas a três principais polos: triagem auditiva e prevenção, intervenção em linguagem oral e escrita e contribuição da tecnologia nesse processo, sendo o primeiro aspecto mais abordado na literatura. Considerações Finais: Os estudos analisados permitem a constatação de que, no que se refere à perda auditiva infantil, a triagem auditiva e o diagnóstico precoce são temas mais recorrentes na literatura, enquanto que os aspectos educacionais não recebem a mesma atenção no que se refere ao quantitativo de publicações. No que se refere à questão educacional, chamam atenção as dificuldades para utilização do sistema FM para melhoria da qualidade da educação de crianças com deficiência auditiva.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FONOAUDIOLOGIApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Fonoaudiologia

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