Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2671
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAlves, Eliane da Silva-
dc.date.accessioned2017-10-27T15:01:41Z-
dc.date.available2016-12-01-
dc.date.available2017-10-27T15:01:41Z-
dc.date.issued2016-11-23-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2671-
dc.description.abstractThe present work had as general objective was to analyze the process of psychopedagogical counseling experienced in a Municipal Public School in the city of João Pessoa. With a view in the psychopedagogical counseling should happen not only when the difficulties of learning established, promoting learning difficulties, but develop preventive behaviors in the 6th grade B salt in the curricular component of the Portuguese Language, Methodology: The study presented here is a result of extension work developed In a municipal public elementary school, located in the neighborhood of Mangabeira, in João Pessoa / PB. The research deals with an action research, of descriptive exploratory character, whose materials collected through observation, dialogue and interview were analyzed qualitatively. Results: After the knowledge of the school reality, through the mapping, we listen to the teacher, at which time we identify the existing demands. Then, in the classroom, through dynamics, we had direct contact with the learners, observing their feelings, values and difficulties presented. From then on we began to develop with the teacher a process of reflection-action of the pedagogical practice, subsidizing it with activities according to the needs evidenced. Conclusion: The results demonstrated the necessity and importance of psychopedagogical counseling, as an instrument that favors the improvement of the learning process, helping to combat school failure.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2017-10-27T15:01:41Z No. of bitstreams: 1 ESA01122016.pdf: 1197661 bytes, checksum: 78c2f10a26b4f466c0ae56be2ee53aa8 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-10-27T15:01:41Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ESA01122016.pdf: 1197661 bytes, checksum: 78c2f10a26b4f466c0ae56be2ee53aa8 (MD5) Previous issue date: 2016-11-23en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectPsicopedagogiapt_BR
dc.subjectAssessoramentopt_BR
dc.subjectEnsino - aprendizagempt_BR
dc.titleAssessoramento psicopedagógico: uma experiência institucional escolar no bairro de Mangabeira João Pessoa – PBpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Dantas, Éder da Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8636420467708847pt_BR
dc.contributor.referee1Assis, Geovaní Soares de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2092859663396563pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho teve como objetivo geral. Analisar o processo de assessoramento psicopedagógico vivenciado em uma Escola Pública Municipal da cidade de João Pessoa com vistas ao assessoramento psicopedagógico deverá acontecer não apenas quando as dificuldades de aprendizagem instaurada, promovendo dificuldades de aprendizagem, mas desenvolver condutas preventivas na sala do 6oano B no componente curricular, da Língua Portuguesa. Metodologia: O estudo ora apresentado é resultante do trabalho de extensão desenvolvido em uma escola pública municipal de ensino fundamental, localizada no bairro de Mangabeira, em João Pessoa/PB, A pesquisa trata de uma pesquisa-ação, de caráter descritivo exploratório, cujos materiais colhidos através da observação, do diálogo e entrevista foram analisados qualitativamente.Resultados: Após o conhecimento da realidade escolar, através do mapeamento, passamos a escuta do professor, ocasião em que identificamos as demandas existentes. Em seguida, em sala de aula, por meio de dinâmicas, tivemos convivência direta com os aprendentes, observando seus sentimentos, valores e dificuldades apresentadas. A partir de então passamos a desenvolver junto ao professor um processo de reflexão-ação da prática pedagógica, subsidiando-o com atividades de acordo com as necessidades evidenciadas. Conclusão: Os resultados demonstraram a necessidade e a importância do assessoramento psicopedagógico, enquanto instrumento que favorece a melhoria do processo de aprendizagem, auxiliando no combate do fracasso escolar.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentPsicopedagogiapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Psicopedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ESA01122016.pdf1,17 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.