Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/26754
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Rosendo, Patrícia Andrade | - |
dc.date.accessioned | 2023-04-18T19:03:31Z | - |
dc.date.available | 2022-02-18 | - |
dc.date.available | 2023-04-18T19:03:31Z | - |
dc.date.issued | 2021-12-15 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/26754 | - |
dc.description.abstract | Through participatory observation from an insider perspective, the elements that make up the popular imagination were recognized, and the presence of a Taromancy stereotype can be observed, namely, that it is supposedly an esoteric-mediumistic practice, that is, a practice that presupposes a direct relationship between the practitioner, but also the cards, with the beyond. Data were collected between January 3rd and February 1st, 2021, through objective questionnaires aimed at both the general public and professionals, seeking to explore the popular imagination and current practice to diagnose whether and what changes took place at the beginning of the current century. From the author's insider point of view, we hypothesize that, despite the resistance of the stereotype that remains from the colonial era, a secularization of the profession is taking place. Based on the recognition of the stereotype, we resorted to bibliographical research to investigate the historical course of its formation from the origin of the cards, from their arrival in colonial Brazil in the nineteenth century to the present day, revealing a historical trajectory that not for nothing has sedimented such stereotype in the Brazilian imagination. This study corroborates the hypothesis and affirms the process of secularization of Taromancy that began at the end of the 20th century and solidified at the beginning of the 21st century. Thus, with this research, we sought to contribute to academic research on the phenomenon through the production of knowledge to assist in the social repositioning of 21st-century Taromancy. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Gabrielle Falcão (elleirbagmf21@gmail.com) on 2023-04-12T20:39:05Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) PatríciaAndradeRosendo_Dissert.pdf: 9584923 bytes, checksum: 7404df79f9c142d43fc264fa0a863168 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Biblioteca Digital de Teses e Dissertações BDTD (bdtd@biblioteca.ufpb.br) on 2023-04-18T19:03:31Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) PatríciaAndradeRosendo_Dissert.pdf: 9584923 bytes, checksum: 7404df79f9c142d43fc264fa0a863168 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2023-04-18T19:03:31Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) PatríciaAndradeRosendo_Dissert.pdf: 9584923 bytes, checksum: 7404df79f9c142d43fc264fa0a863168 (MD5) Previous issue date: 2021-12-15 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
dc.rights | Acesso embargado | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Taromancia | pt_BR |
dc.subject | Tarot | pt_BR |
dc.subject | Imaginário popular | pt_BR |
dc.subject | Taromancy | pt_BR |
dc.subject | Popular imagination | pt_BR |
dc.title | Taromancia, o que sabemos: um estudo exploratório sobre a taromancia hodierna no Brasil | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Cavalcanti, Ana Paula Rodrigues | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9382556525070775 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/7261429216242604 | pt_BR |
dc.description.resumo | Através da observação participativa em perspectiva insider, foi feito um reconhecimento dos elementos que compõe o imaginário popular e pode-se observar a presença de um estereótipo da Taromancia, a saber, o de supostamente ser uma prática esotéricomediúnica, i.e.; uma prática que pressupõe uma relação direta do praticante, e também das cartas, com o além-mundo. A partir disso, foi feita uma coleta de dados entre 03 de janeiro a 01 de fevereiro de 2021, através de questionários objetivos direcionados tanto para o público em geral quanto aos profissionais, buscando explorar o imaginário popular e a prática hodierna a fim de diagnosticar se e quais mudanças ocorreram no início do século vigente. A partir do ponto de vista insider da autora, nossa hipótese é que, apesar da resistência do estereótipo remanescente da época colonial, esteja acontecendo um processo de secularização da profissão. Partindo do reconhecimento do estereótipo, recorremos à pesquisa bibliográfica para investigar o percurso histórico da formação deste, desde a origem das cartas, de sua chegada no Brasil colonial do século XIX até os dias atuais, revelando uma trajetória histórica que não à toa sedimentou tal estereótipo no imaginário brasileiro. Com esse estudo foi possível corroborar a hipótese e afirmar o processo de secularização da Taromancia que se iniciou ao final do século XX e se solidifica ainda no início do século XXI. Assim, com esta pesquisa, procurou-se contribuir à pesquisa acadêmica sobre o fenômeno, através da produção de conhecimento auxiliar no reposicionamento social da Taromancia do século XXI. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Ciência das Religiões | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PatríciaAndradeRosendo_Dissert.pdf | 9,36 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
PatríciaAndradeRosendo_Dissert_Errata.pdf | 1,6 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons