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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/26768
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorAlcântara, Ítalo Florenço de-
dc.date.accessioned2023-04-20T14:26:41Z-
dc.date.available2023-04-13-
dc.date.available2023-04-20T14:26:41Z-
dc.date.issued2022-06-20-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/26768-
dc.description.abstractThis report intends to present the constructive journey of theoretical and practical material in the elaboration of the webseries in a fake documentary format O Estranho Caso do Chupacu (The Strange Case of the Suckass). Here we follow the construction of the script for the pilot episode, the serial bible and a promotional teaser. This work is based on the digital legend Chupacu de Goianinha, which appeared on the internet in 2017 and which soon became a meme in the virtual sphere. We bring the portrait of the quiet Itabari, a fictional town in the countryside 57km from the capital of Paraíba, at a time when cases of sexual abuse begin to emerge exponentially and residents assume that it is the return of the legend of Chupacu that is back to haunt the population. Encouraged to develop an audiovisual product that will make him achieve his dream of becoming a great journalist in Brazilian territory, Jorge, a 17 years old boy, decides to make an investigative documentary to unravel the mysteries that surround the legend in his region. With his friends Marcela (17), Cadu (19) and Kécia (16), the boy searches for evidence that can prove the existence of the curious creature in the city and how it attacks. For the development of this project, we study the concepts of coming-of-age stories and formation novels (MORETTI, 1987), mockumentary (GAMA, 2008), audiovisual production for the internet (NUNES, 2015), and the joint of delicate themes evoked by this unusual figure popularized in the digital environment. In the narrative conception of the webseries, we also discuss the perception of child sexual abuse and the way in which ancient legends are mixed with contemporary ones to camouflage everyday violence. In this way, we resort to the imagery construction of Chupacu, which here is inserted in a regionalist diegetic plan, differentiating itself from foreign references. The elaboration of this project is validated from the studies of serial fiction, television and internet language, and production management for an audiovisual product, subjects studied throughout the graduation.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Susiquine Silva (biblioteca@ccta.ufpb.br) on 2023-04-20T14:26:41Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) IFA13042023.pdf: 3176137 bytes, checksum: 1298cff6e0483c7f7a01e7f8e86ea697 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-04-20T14:26:41Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) IFA13042023.pdf: 3176137 bytes, checksum: 1298cff6e0483c7f7a01e7f8e86ea697 (MD5) Previous issue date: 2022-06-20en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectCinema.pt_BR
dc.subjectDocumentário - Roteiro - criação.pt_BR
dc.subjectWebsérie - Criação.pt_BR
dc.subjectLendas digitais.pt_BR
dc.titleProjeto de desenvolvimento de Websérie O estranho caso do chupacu.pt_BR
dc.title.alternativeWeb series development project The strange case of chupacu.pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Lins, Arthur Fernandes Andrade-
dc.description.resumoEste relatório tem por objetivo apresentar a jornada construtiva do material teórico e prático na elaboração da websérie em formato de falso documentário O Estranho Caso do Chupacu. Aqui acompanhamos a construção do roteiro do episódio piloto, da bíblia seriada e de um teaser promocional. Esta obra é baseada na lenda digital Chupacu de Goianinha, surgida na internet em 2017 e que, logo, tornou-se um meme na esfera virtual. Trazemos o retrato da pacata Itabari, uma fictícia cidade interiorana a 57km da capital da Paraíba, no momento em que casos de abuso sexual começam a surgir de forma exponencial e os moradores supõem que seja o retorno da lenda do Chupacu que está de volta para assombrar a população. Instigado a desenvolver um produto audiovisual que o faça alcançar o sonho de tornar-se um grande jornalista no território brasileiro, o jovem Jorge, de 17 anos, decide realizar um documentário de investigação para desvendar os mistérios que cercam a referida lenda na sua região. Com os amigos Marcela (17), Cadu (19) e Kécia (16), o rapaz realiza a busca de evidências que possam comprovar a existência da curiosa criatura na cidade e como se dão as suas formas de ataque. Para o desenvolvimento deste projeto, são levados em conta os conceitos de histórias de amadurecimento e romances de formação (MORETTI, 1987), mockumentary (GAMA, 2008), produção audiovisual para a internet (NUNES, 2015), e a justaposição de temas delicados evocados por essa figura fora do comum popularizada no ambiente digital. Na concepção narrativa da websérie, discutimos, ainda, a percepção sobre o abuso sexual infantil e o modo como as lendas antigas mesclam-se às contemporâneas para a camuflagem da violência cotidiana. Recorremos, desse modo, à construção imagética do Chupacu, que aqui é inserido em um plano diegético regionalista, diferenciando-se das referências estrangeiras. A elaboração deste projeto é validada a partir dos estudos de ficção seriada, linguagem televisiva e de internet, e gestão de produção para um produto audiovisual, disciplinas estudadas ao longo da graduação.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentComunicaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Cinema e Audiovisual

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